9 dicas de segurança para usar em sites de compras online

Saiba quais são as principais estratégias para garantir a segurança de suas compras na web e livre-se de potenciais fraudes

Por: Ariane Terrinha em 25/10/2021
segurança compra online

A internet promoveu uma verdadeira revolução na forma como lidamos com as compras do dia a dia.

Hoje, milhares de sites de compras online trazem, diariamente, uma série de ofertas irresistíveis e oportunidades para lá de especiais.

De 2020 em diante, com o advento da pandemia, esse mercado se tornou ainda mais lucrativo, visto que as pessoas passaram a comprar online com mais frequência.

No entanto, há uma série de cuidados que devemos tomar antes de fazer uma compra em uma loja virtual, pois, em alguns casos, é possível que você esteja para entrar em uma fria, sem mesmo desconfiar disso.

Foi pensando nisso que resolvemos trazer aqui nove dicas de compras pela web para que você possa fazer isso com mais segurança e tranquilidade. Boa leitura!

1. Faça compras apenas em dispositivos de sua confiança

A primeira e mais importante regra para que você não tenha problemas ao fazer pedidos em sites de compras online é utilizar um computador ou outro dispositivo de sua confiança.

Nesse sentido, nunca (e absolutamente nunca) faça o uso de computadores públicos ou celulares de outras pessoas para fazer uma compra online.

Além disso, certifique-se que o seu dispositivo está com a proteção antivírus ativa e atualizada.

2. Use apenas redes sem fio confiáveis e conhecidas

Uma das maneiras que os hackers usam para roubar informações pessoais das pessoas é através da conexão a uma rede sem fio, mais conhecida como Wi-Fi.

Por isso, uma medida de segurança importante para evitar problemas ao fazer pedidos em sites de compras online é não usar redes Wi-Fi abertas ou que sejam compartilhadas, como as redes de aeroportos, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais.

3. Não deixe que sites de compras online memorizem seus dados de pagamento

Algumas lojas virtuais costumam oferecer a seus clientes a possibilidade de salvar os dados pessoais e até mesmo o número do cartão de crédito para facilitar as compras futuras.

No entanto, essa facilidade pode facilmente se transformar em um risco, isso se levarmos em conta que esses dados podem ser roubados por hackers, que acabam os utilizando para praticar fraudes.

Por isso, evite deixar os números de seus cartões de crédito e outros dados bancários salvos no seu dispositivo e nunca aceite a opção de memorizar seus dados nos sites de compras online.

4. Dê preferência para lojas conhecidas

Todos os dias, centenas de novas lojas virtuais surgem no mercado. Para atrair o público, essas lojas fazem promoções e oferecem descontos quase que irresistíveis.

No entanto, é preciso ter cuidado ao se deparar com uma loja nova, pois, em muitos casos, é possível que ela esconda uma fraude ou mesmo que você nunca receba o produto que adquiriu.

Por isso, a dica é dar preferência para lojas que sejam conhecidas ou que tenham sido indicadas por amigos ou parentes, que podem ter feito compras e te dar um feedback sobre o atendimento.

5. Busque informações sobre a reputação dos sites de compras online

Uma das principais ferramentas que o consumidor possui hoje em dia para checar a reputação de uma loja online é a própria internet.

Nesse sentido, uma simples pesquisa no Google ou em sites como o Reclame Aqui já podem te ajudar a ter uma noção sobre o atendimento e a qualidade dos produtos vendidos por uma determinada loja.

Assim, a dica é sempre buscar informações sobre a reputação do estabelecimento no qual se pretende fazer uma compra, pois isso pode evitar uma série de problemas e dores de cabeça.

6. Verifique se o site traz as informações sobre a empresa

Antes de fazer uma compra em qualquer um dos sites de compras online, mesmo que conhecidos, é importante que você verifique se a página traz as informações sobre a empresa por trás dela.

Nesse sentido, verifique se existem informações disponíveis, tais como o número de telefone para contato, a razão social e o CNPJ da empresa.

Em caso de dúvidas, você ainda pode entrar em contato com a empresa, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp e, assim, se certificar de sua existência.

7. Dê preferência a sites que usam plataformas de pagamentos seguras

Grande parte dos sites de compras online aceitam pagamentos via boleto, depósito em conta ou Pix.

Todavia, você pode ter mais segurança ao fazer esses pagamentos usando um cartão de crédito.

Isso porque a maioria das plataformas de pagamento intermediárias usam sistemas financeiros que verificam a loja antes de liberar o pagamento.

Por conta disso, você enfrentará um processo menos complicado e terá mais chances de recuperar o seu dinheiro em caso de fraude ou de problemas com a loja.

8. Desconfie de preços muito abaixo da média

Sempre desconfie de ofertas que são boas demais para ser verdade, pois, na maioria das vezes, elas podem esconder pegadinhas.

Descontos muito acima do comum ou mesmo produtos muito baratos podem esconder vícios de qualidade ou de quantidade no produto, além do risco de ser uma fraude.

Essa dica é super importante, principalmente em períodos de grandes ofertas, como a Black Friday e as datas comemorativas.

Assim, na dúvida, o melhor é não comprar para evitar problemas.

9. Use o cartão virtual

Essa última dica também pode ser considerada uma das mais importantes, pois pode evitar que você tenha uma série de problemas, como um cartão clonado.

Hoje, a maioria dos cartões de crédito oferecem a opção de cartão virtual em seus aplicativos para dispositivos móveis.

Com essa função, você gera um cartão eletrônico, com um número diferente do seu cartão físico e com um código de segurança que muda a cada compra.

Dessa forma, ao fazer um pedido em sites de compras online, você pode usar esse cartão virtual e, assim, impedir que pessoas mal-intencionadas tenham acesso aos dados do seu cartão físico e possam, até mesmo, cloná-lo.

Gostou dessas dicas? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, escreva para a gente aqui nos comentários e conte com o Plusdin para te ajudar a fazer as melhores escolhas financeiras.