Saiba como contratar o seguro viagem, quais são seus serviços e dicas estratégicas para fazer a melhor escolha

Seguro viagem é fundamental para qualquer trip fora do País; saiba tudo sobre esse tema e tire suas dúvidas

Por: Da Redação em 19/08/2021
seguro viagem

Principalmente para uma viagem internacional, o seguro viagem é fundamental. Geralmente, os seguros cobrem eventuais problemas de saúde (despesas hospitalares, internações, medicamentos), problemas com a bagagem (extravios), atrasos das companhias aéreas, entre outros. Nesse texto vamos te explicar como contratar o seguro viagem, quais são seus serviços e também dicas para fazer a melhor escolha! Bora, lá?

Como funciona o seguro viagem?

Como qualquer outro seguro, o seguro viagem é uma garantia para imprevistos. Independentemente se a viagem é a trabalho ou a lazer, é algo que tem que constar na planilha de gastos como despesa essencial, a partir do momento em que você começa a planejar a viagem.

O seguro viagem acaba funcionando como um plano de saúde temporário, com o qual você vai poder lidar com eventuais problemas: da perda de uma obturação até um acidente fatal (bate na madeira, pelo amor de Deus, né?).

As coberturas deste seguro são bem variadas e vão depender da necessidade do viajante. Tudo isso para diminuir os riscos que podem ocorrer durante o passeio e que, claro, ninguém quer ter dor de cabeça com isso.

Quando contratar?

Vale lembrar que o seguro viagem é contratado durante o período da viagem e o perfil do viajante impacta nos valores. Uma pessoa com idade acima de 70 anos, por exemplo, tem um custo bem mais alto para esse serviço: o valor do seguro viagem pode ser até  50% mais caro do que um seguro para outro viajante adulto e bem mais novo.

Para visitar alguns países, o turista tem que fazer um seguro viagem obrigatoriamente, como no caso de Cuba. 

Em alguns locais, como os Estados Unidos, os atendimentos de saúde são caríssimos, assim um seguro viagem não apenas é uma prevenção, mas também uma garantia de que você, ao ter um problema de saúde, não vai perder todas as economias na terra do Tio Sam. 

E mais: como o nosso querido real está cada vez mais desvalorizado frente às moedas estrangeiras, pense numa despesa de saúde, extraordinária, na Inglaterra, por exemplo. Já pensou converter 1.000 libras em reais? Melhor não!!!! 

Coberturas e facilidades do seguro viagem

Além de assistência médica, o seguro viagem também pode incluir traslados médicos, atendimento odontológico, despesas farmacêuticas e proteção em caso de perda e extravio de bagagem, que também é outra coisa que dá uma baita dor de cabeça. 

Uma das facilidades do seguro viagem é que ele pode ser acionado 24 horas, por telefone, independentemente do fuso horário.

Vale ressaltar que há diferenças entre seguro viagem e assistência de viagem. No primeiro caso, se houver alguma despesa durante a viagem, é o próprio segurado que arca com os gastos e depois é reembolsado pela seguradora, desde que demonstre e comprove todos os gastos. Tem uma desvantagem: você precisa ter dinheiro extra para pagar as despesas na hora.

Já no caso da assistência médica é a própria seguradora que arca com eventuais despesas, mas antes de procurar atendimento, você tem que entrar em contato com a seguradora, que vai lhe informar em qual local você ser atendido. 

Nesse caso, embora você não precise ter reserva extra de dinheiro, pode ser que seja enviado para atendimento em um local bem distante de onde você está hospedado ou de onde aconteceu o incidente. Há sempre alguns prós e contras.

Atenção à apólice

É importante ficar atento às condições gerais, seja do seguro ou da assistência. Uma das coisas muito importantes é certificar-se de que o seu seguro viagem, por exemplo, cubra todas as despesas médicas que você, por ventura, tenha no exterior. Alguns oferecem cobertura parcial das despesas médicas, o que pode ser muito prejudicial em caso de sinistro.

Tenha atenção às datas (o seguro precisa cobrir todo o período que você vai estar fora do País) e a coberturas consideradas básicas como seguro para cancelamento de viagem por motivos médicos, atendimentos médico e odontológicos por 24 horas, remarcação de passagem aérea de volta em caso de emergência médica, entre outras coisas.

Ah, e se você for para um lugar para praticar esportes radicais, faça um seguro especial. Seja honesto nas suas informações à seguradora para garantir que você esteja protegido dos riscos da atividade. O valor do seguro também vai ser mais alto do que uma pessoa que não vai praticar esse tipo de atividade.

Como escolher o melhor seguro viagem 

Lógico que ninguém quer ficar doente ou mesmo sofrer um acidente em um lugar desconhecido. E por isto mesmo é que fazer um seguro viagem é indispensável para sair do país.

Como diz o ditado “melhor prevenir do que remediar”. Então, tenha em mente que você precisa se precaver de imprevistos, como a necessidade de receber um atendimento médico de emergência.

As coberturas vão depender do tipo de seguro que você escolher e da seguradora. Várias empresas comercializam o seguro viagem. Entre as mais conhecidas do mercado estão a Mapfre, SulAmérica Seguros, Allianz Travel e AssistCard. 

Vale a pena visitar o site da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Lá você pode se certificar se a empresa que você está cotando o seguro viagem é regulamentada por esse órgão. 

Cotação online de seguro viagem 

Você pode dinamizar a sua busca deste tipo de seguro com muita praticidade, de forma totalmente online, podendo fazer uma pesquisa bem completa. 

O site da Real Seguro Viagem te ajuda a encontrar a melhor opção dentre muitas disponíveis. A busca pode comparar mais de dez seguradoras e cem planos diferentes de seguro viagem.

O preço do seguro viagem muda de acordo com a data da viagem, o destino, o perfil do viajante (idade) e os planos escolhidos. Acessando o site é possível comparar cotações e também escolher qual tipo de cobertura você deseja e que faz mais sentido ao lugar que você está indo conhecer e ao período. Depois disso, só desejamos uma excelente viagem! 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*