Sociedade de empréstimo entre pessoas: o que é, como funciona e quem pode participar

Por: Pamela Gaudio em 24/05/2021
Apertando as mãos

Precisando de um dinheiro extra? Muitas pessoas procuram por empréstimos, seja para abrir um negócio, comprar uma casa, um carro ou até mesmo quitar uma dívida.

Independente do motivo do empréstimo, ele ajuda muitas pessoas e pode ser a solução para os problemas. Porém, com a ampla oferta de empréstimos no mercado, fica difícil escolher qual é a melhor opção. 

Os empréstimos geralmente são feitos nos bancos ou financeiras. Apesar da modalidade de empréstimo consignado e empréstimo pessoal serem bem conhecidas, existem outras linhas de crédito que estão se expandindo no mercado. Uma dessas modalidades é a Sociedade de Empréstimo entre pessoas.

De forma básica, a SEP, como também é conhecida, é quando uma pessoa física empresta dinheiro para outra.

Mas calma, gente! Não estamos falando de agiotagem, não. Vamos explicar certinho como a Sociedade de Empréstimo entre pessoas funciona no post abaixo.

O que é sociedade de empréstimo entre pessoas?

Como falamos, a SEP funciona quando uma pessoa física empresta dinheiro para outra. Até aí tudo bem, mas quem faz o meio de campo para o negócio ser fechado? São as fintechs.

As startups financeiras que estão revolucionando o sistema bancário e também as linhas de crédito. Elas têm cada vez mais se consolidado no mercado e conseguido a preferência de diversos consumidores. Seu benefício principal é a facilidade que elas oferecem através dos serviços desburocratizados. 

As fintechs são responsáveis por conectar as pessoas ou empresas que precisam de empréstimo a investidores que estão interessados em emprestar dinheiro para capitalizar em cima disso. Funciona de maneira diferente dos investidores anjo, mas isso já é outra história.

Nesse procedimento, as fintechs também ficam responsáveis por avaliar a viabilidade do empréstimo, além de elaborarem os contratos e definirem as taxas de juros. 

Logo, a Sociedade de Empréstimo entre pessoas traz uma certa democratização do empréstimo, já que facilita o acesso das pessoas ao dinheiro.

A SEP tem se tornado uma alternativa para pessoas que precisam de dinheiro, mas não estão dispostas a lidar com burocracia e altas taxas de juros que são encontradas em instituições mais tradicionais. 

Como este tipo de empréstimo funciona?

A sociedade de empréstimo entre pessoas tem um funcionamento bem simples.

O funcionamento da SEP passa pelo Investidor, fintech e o tomador do crédito. Essa cadeia direta com as pessoas físicas facilitam a tomada do empréstimo.

Para o tomador

O tomador do empréstimo é quem precisa do dinheiro. Para fazer a solicitação desse empréstimo, é necessário fazer o pedido diretamente com a fintech.

Para isso, basta:

  • Fazer o cadastro na fintech de sua preferência
  • Aguardar a análise
  • Após a aprovação, assinar o contrato digital
  • Receber o dinheiro na sua conta

Antes de seguir este passo a passo, recomendamos que escolha uma fintech que esteja cadastrada no Banco Central.

Para a fintech

A fintech é quem conecta os investidores aos clientes que precisam do empréstimo. Mas, para que isso aconteça, ela precisa estar regulamentada pelo Banco Central para exercer esse tipo de atividade. No mais, a fintech faz os cálculos do empréstimo e gera o contrato a ser assinado. 

Para o investidor

Quem busca na SEP uma forma de capitalizar, pode realmente ser uma boa opção. Os investidores conseguem ganhar, muitas vezes, acima de outros investimentos oferecidos pelo mercado.

Para ser um investidor, também é necessário fazer o cadastro na plataforma da fintech. Durante o processo ele recebe os pedidos de empréstimo e analisa sua viabilidade, aceitando ou não emprestar o dinheiro para quem precisa.

Quais são as vantagens e desvantagens da SEP?

Apesar de ser uma boa opção de crédito, a sociedade de empréstimo entre pessoas pode trazer algumas desvantagens, dependendo do ponto de vista. 

Vantagens 

  • Facilidade para acessar empréstimos;
  • Juros mais baixos do que em modalidades tradicionais;
  • Incentivo ao mercado e microempreendedores;
  • Democratização do crédito, já que aumenta a oferta de crédito;
  • Menor risco de inadimplência;
  • Bom retorno para os investidores;
  • Sem burocracia;

Desvantagens 

  • Limite de crédito. O teto para disponibilizar crédito nessa modalidade é de R$15 mil;

Perguntas frequentes

Quanto posso solicitar em um empréstimo como esse?

Apesar de ser uma boa opção de crédito, a sociedade de empréstimo entre pessoas possui um limite que foi estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional, que é de R$15 mil.

Para alguns, pode parecer pouco, mas se o crédito que você precisa está dentro desse valor, o SEP pode ser a melhor opção para você.

Os critérios definidos para aprovação ou não do empréstimo também dependem do investidor.

Quando envolve empreendimentos e negócios, eles costumam avaliar o quão promissora é a iniciativa, pois assim identificam se é um empréstimo seguro, com possibilidade de retorno e baixo índice de risco. 

Qual é a entidade que regulamenta a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas?

Quem regulamenta a sociedade de empréstimo entre pessoas é o Banco Central. Por isso, quando for escolher a fintech para solicitar esse tipo de empréstimo, é preciso verificar se ela está autorizada a prestar esse serviço.

Além disso, a prática está em acordo com as normas do Conselho Monetário Nacional. 

A Sociedade de Empréstimo entre pessoas é confiável?

Em termos gerais, a sociedade de empréstimo entre pessoas é uma modalidade segura de empréstimo, desde que seguindo as regras estabelecidas pelo banco central. Por isso, é importante verificar se a fintech está autorizada pelo Banco Central. 

Fora isso, trata-se de uma modalidade de empréstimo que facilita o acesso ao crédito, diminuindo o risco de inadimplência, incentivando ainda mais o uso do crédito para investimentos em empreendimentos, proporcionando ainda mais a geração de emprego e renda. 

A simples contratação da SEP fez com que a modalidade chegasse para ficar. Por isso, se você tem pretensão de tomar um empréstimo, vale a pena fazer simulação em alguma fintech de confiança, para comparar com outros tipos de empréstimos e definir qual é o melhor para a sua necessidade.