O que é stop loss? Como funciona? Saiba como a ferramenta pode te ajudar

Saiba como o stop loss pode te ajudar a evitar prejuízos na hora de investir.; o Plusdin traz todos os detalhes

Por: Ariane Terrinha em 27/04/2021
Traduzindo para o português, stop loss significa "parar a perda".

O mercado é dinâmico e, para não perder dinheiro na hora de investir, é necessário se preparar com uma arma poderosa: informação.

Existem algumas estratégias que podem te ajudar na hora de fazer aplicações, principalmente para quem investe em renda variável, onde os preços sobem e descem rapidamente. A melhor forma de se proteger dessas armadilhas é entender o que é o stop loss. 

Quem investe precisa estar protegido de todas as formas contra pedras que podem te fazer tropeçar e perder dinheiro no caminho e, neste contexto, o stop loss é um aliado importante dos seus papéis e ações.

Ao longo deste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o stop loss e, assim, te deixar mais tranquilo na hora de fazer seus investimentos de forma mais segura.

O que é stop loss?

Quando o assunto é a bolsa de ações, tudo pode mudar rapidamente. Quem compra papéis de uma empresa com boas expectativas pode se frustrar caso algum incidente de imagem ocorra com a organização em questão.

Já ocorreu com o Facebook, em 2018, quando o escândalo de vazamento de dados explodiu. Na época, as ações da empresa chegaram a cair 19%. É nessa hora que o stop loss entra em ação.

Ao contrário do stop gain – que é a ferramenta que determina ordem de venda caso o limite de lucro do papel seja atingido -, o stop loss é um sinal de alerta que funciona como uma ordem de venda imediata quando os ativos atingem um limite de desvalorização e perda que você programou no início da transação. 

A ferramenta é fundamental para impedir que perdas significativas ocorram e, de quebra, permite que você mantenha o controle e equilíbrio nas suas ações sem grandes prejuízos. 

Traduzindo para o português, stop loss significa “parar a perda”. E sua função cumpre exatamente ao que se propõe, uma vez que ele interrompe o processo de desvalorização para quem comprou antes da ação continuar caindo vertiginosamente na bolsa. 

Como o stop loss funciona?

O stop loss funciona assim: quando você faz uma ordem de aquisição no home broker (sistema oferecido por diversas corretoras que dá acesso ao pregão eletrônico), é possível estipular uma meta de prejuízo limite na operação.

Caso o papel chegue ao menor patamar definido, o sistema vai vender a ação pelo melhor preço encontrado no momento. 

Por exemplo, se você comprou uma ação por R$ 10 e programou uma ordem de stop loss para caso a ação chegue a R$ 9, você fixa sua perda em, no máximo, 10% da ação inicial. Caso a tendência de queda permaneça, essa é uma maneira de se proteger de maiores prejuízos na hora de investir.

Como o mercado oscila muito, principalmente em tempos de crise econômica, o stop loss é uma ferramenta fundamental para evitar prejuízos que podem comprometer seus investimentos como um todo. 

É importante destacar que o stop loss não tem um custo adicional pelas corretoras. Uma vez que a ordem de venda será utilizada apenas para fechar a operação em caso de prejuízo, ela cumpre uma função normal de encerramento.

Qual é o stop loss ideal?

Esta é a famosa “pergunta que vale um milhão de dólares”. Qual é a perda limite que estou disposto a ter na hora de investir? Uma definição de limite muito curta pode ocasionar em vendas muito rápidas, uma vez que a queda e ascensão de preços ao longo do dia é normal no mercado de ações.

Neste contexto, suas ações acabam sendo vendidas sempre pelo menor preço.

No caso de stop loss com margem maior, o risco é ter prejuízos significativos caso o papel caia drasticamente de preço.

De maneira geral, não existe fórmula pronta, mas você pode adotar o limite entre um extremo e outro: o equilíbrio. 

Não há um consenso entre os investidores com mais experiência, de modo que o prejuízo entendido como aceitável varia de acordo com o perfil do papel e suas variações, a chamada tolerância de risco. 

O mais importante é estabelecer um método que faça a relação de risco e retorno que esteja dentro do seu perfil de investimento.

Avalie quais são os limites que você está disposto a correr e defina limites que te deixem mais perto do que você pretende com a ação. 

Outra solução que pode te ajudar na hora de tomar a decisão é a informação, que vem por meio da análise técnica.

Quando você visualiza o desempenho das ações nos gráficos, fica mais fácil definir um limite de stop loss que esteja adequado com o desempenho do papel naquele período. 

Moderação: o segredo do stop loss

Você provavelmente já deve ter visto notícias ou até mesmo filmes, como O Lobo de Wall Street, baseados em histórias de pessoas que se frustraram com a dinâmica das bolsas de valores. 

O stop loss é uma ferramenta que serve para impedir que histórias como essas se repitam, uma vez que ele atua como um fio de equilíbrio para o investidor.

Em um contexto onde a dinâmica pode mudar, literalmente, de um dia para o outro, não é raro encontrar investidores que preferem a emoção à razão na hora de investir.

É este tipo de comportamento que pode comprometer os bens do investidor, uma vez que a tentativa de recuperação quase sempre é arriscar ainda mais. 

Atuar sem um stop loss equilibrado pode levar a grandes perdas, uma vez que não se pode prever quanto tempo o papel que ficou desvalorizado vai levar para se recuperar no mercado.

Neste contexto, a ordem para quem investe em renda variável é agir mais com a razão do que com a emoção e criar um método e se manter fiel a ele independente das circunstâncias. 

Os estudos mostram que o comportamento emocional do momento interfere diretamente na hora de investir. O perfil que opta por vender e comprar ações impulsivamente, encarando instintivamente como um jogo, flerta com o perigo de ter perdas grandes de patrimônio. 

E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre stop loss? Pretende investir em renda variável daqui pra frente?

Compartilhe este artigo com alguém que precisa saber como o stop loss funciona e fique ligado na Plusdin para mais dicas como esta.