Título de capitalização: veja o que é e se vale a pena investir

Por: Ariane Terrinha em 08/05/2021
Título de capitalização

Algum banco já te ligou para te oferecer um título de capitalização? É bem provável que sim. Mas você sabe como funciona esse tipo de aplicação e se é possível obter dinheiro com ele? 

O título de capitalização é um dos serviços mais oferecidos pelas instituições financeiras. No entanto, embora as propostas pareçam atraentes, é importante entender a dinâmica, as vantagens e desvantagens desse investimento. 

Se ainda não sabe muito bem como funciona um título de capitalização, veja este texto que preparamos para explicar tudo sobre essa aplicação. 

O que é um título de capitalização? 

Um título de capitalização é considerado um tipo de “economia programada”. Mas como isso funciona? 

Durante um determinado período, o banco vai retirar um total de dinheiro da sua conta e, enquanto valer a aplicação, você vai concorrer a prêmios e sorteios da instituição. E depois desse prazo, você pode retirar o dinheiro investido. 

Há alguns modelos de títulos de capitalização e você pode escolher o tipo e vigência dele no momento da contratação. Veja como funciona cada um. 

Tipos de título de capitalização 

Você já sabe o que é um título de capitalização. Agora vai entender quais são as modalidades dessa aplicação e como elas funcionam. 

Basicamente, há três modelos de capitalização: 

  • Pagamento único (PU): O valor do título é quitado em um único pagamento; 
  • Pagamento Mensal (PM): A instituição que vendeu o título recebe um valor todos os meses; 
  • Pagamento Periódico (PP): Você escolhe o período que vai pagar o título. 

O que os bancos prometem? 

No momento de oferecer os títulos, os bancos e os agentes das instituições prometem muitos benefícios e apresentam as vantagens que você pode ter ao contratar uma capitalização. 

Algumas promessas bem comuns entre todos os bancos: “milhares de sorteios”, “você tem a chance de ganhar uma bolada”, “neste ano, milhares de pessoas foram sorteadas”, “a oportunidade para realizar o seu sonho”, entre outras. 

No entanto, como é a realidade? Todas as pessoas ganham prêmios e são sorteadas? As chances de ganhar algo são grandes? 

Sorteios do título

É importante destacar que durante a vigência do título você vai concorrer a prêmios e sorteios de produtos do banco. No entanto, não há garantias de que você será sorteado durante esse período. 

Apesar de muitos bancos prometerem boladas de dinheiro e diversos prêmios, a verdade é que apenas uma parcela é sorteada. 

Por esse motivo, você pode resgatar praticamente o que foi aplicado no momento da aplicação. 

O título de capitalização tem rendimentos?

É importante entender como funcionam os rendimentos de um título de capitalização.

Embora ele tenha rentabilidade, ela está ligada à Taxa de Referência (TR) e às tarifas de juros estabelecidas no momento da contratação. 

O problema é que a Taxa de Referência está praticamente zerada e parte do valor será destinado às tarifas administrativas. Por essa razão, o rendimento será muito baixo. 

O dinheiro pode ser retirado?

Um dos fatores negativos do título de capitalização é que os bancos determinam um prazo de carência para resgatá-lo e estabelecem algumas regras para isso. 

Normalmente, a maioria das instituições financeiras exige que o dinheiro do título fique bloqueado por um período de um ano. Além do mais, essas agências cobram multa pelo resgate da quantia antes do prazo. 

Basicamente, caso opte por retirar o dinheiro, você pode ter prejuízos.

Vale a pena contratar o título de capitalização? 

Não é viável afirmar que o título de capitalização é um péssimo tipo de aplicação. No entanto, podemos enfatizar que ele não é tão vantajoso e que há melhores opções de investimentos que podem ter dar retornos muito melhores. 

Caso opte por contratar um título de capitalização, indicamos que se informe sobre os prazos de carência, valores e vigência da aplicação para não ter transtornos e prejuízos. 

Alternativas aos títulos de capitalização 

Se o seu desejo é ganhar dinheiro e não vê o título de capitalização como uma possibilidade, você tem outras alternativas em renda fixa para investir e ter um bom retorno, como Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI). 

Em renda variável, também há ótimas opções, como Ações, Fundos de Investimentos, Fundos Imobiliários e Câmbio. 

Títulos de capitalização: iniciar no ramo dos investimentos 

Caso esteja iniciando ou pretenda começar a investir, a melhor maneira de fazer isso é estudando sobre o mercado financeiro. É importante conhecer os conceitos, os riscos das aplicações e as melhores opções de investimento. 

Outra dica é adquirir livros sobre a área das finanças. Algumas boas sugestões são: Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki), O Investidor Inteligente (Benjamin Graham), entre outros. 

Títulos de capitalização: educação financeira é importante 

Como você lida com suas finanças? As melhores escolhas financeiras podem ser feitas quando se tem uma boa educação financeira. 

Esse procedimento contribui para que se relacione melhor com o seu dinheiro e evite gastos e dificuldades financeiras. 

Conclusão sobre o título de capitalização 

Com certeza, ainda receberá vários convites para adquirir um título de capitalização. Agora que sabe mais sobre o assunto, pode optar por não aceitar ou fazer uma escolha mais consciente, conhecendo melhor as opções oferecidas e as vantagens e desvantagens de contratar esse título. 

Apesar dos bancos e empresas de capitalização apresentarem bons motivos para contratar um título, poucas pessoas conseguem se beneficiar desse produto. Além disso, há a possibilidade de perder parte do dinheiro aplicado. 

Por isso, é importante avaliar as opções oferecidas e ver a melhor forma de ganhar dinheiro e ter bons rendimentos por meio de aplicações.

(Redação: Carlos Bertin)