Transferir financiamento imobiliário: saiba como fazer e quais são as opções

Por: Ariane Terrinha em 02/08/2021
Transferir financiamento imobiliário

Adquirir um imóvel financiado é algo que requer muito planejamento, pois este é um procedimento bastante burocrático e que exige alguns cuidados.

A maior parte das pessoas que adquire um bem nessa situação não pensa em se desfazer dele no curto prazo. Contudo, o que fazer se você precisa se mudar ou se quer vender o imóvel financiado?

É pensando nisso que elaboramos este artigo, que contém informações importantes para quem precisa transferir seu financiamento e não sabe por onde começar. Boa leitura!

É possível transferir o financiamento imobiliário?

Sim! O financiamento imobiliário, assim como muitas outras coisas em nossas vidas, não é algo definitivo. Dessa forma, se você comprou um imóvel financiado e deseja vendê-lo ou trocá-lo, poderá fazer isso.

No caso da venda do imóvel financiado, em regra o novo proprietário acaba assumindo a dívida ou deve quitá-la antes de transferir o bem para o seu nome.

Outra possibilidade é transferir financiamento imobiliário para outro banco. Isso permite que você reduza o valor da dívida, uma vez que é possível conseguir taxas de juros menores e condições de pagamento mais interessantes.

Posso dar meu imóvel financiado de entrada em outra propriedade?

A maior parte dos bancos não aceita um imóvel financiado como entrada para a compra de outro imóvel também financiado. Isso porque essas instituições não atuam como imobiliárias.

Sendo assim, se você precisa trocar de imóvel e a sua propriedade atual possui parcelas em aberto, será preciso quitar a dívida antes de financiar outro imóvel.

Uma alternativa é transferir financiamento imobiliário para outra pessoa, por exemplo, vendendo o imóvel.

Vale lembrar que você também pode adquirir um novo imóvel financiado antes mesmo de vender o anterior, pois, em regra, os bancos não trabalham com um limite de financiamentos que uma pessoa pode assumir simultaneamente.

O que é a ação de contestação para transferir o financiamento imobiliário?

A ação de contestação para transferir financiamento imobiliário é uma ação judicial que pode ser utilizada para os casos que envolvem a compra e venda de imóveis feitas por meio dos chamados “contratos de gaveta”.

Esse tipo de contrato (que ainda é muito comum no Brasil) é aquele realizado entre o comprador e o vendedor de um bem e, nesse caso, não envolve o banco credor.

Nesse sentido, o comprador continua pagando o financiamento em nome do vendedor, com a promessa de que fará a transferência da dívida no futuro ou mesmo até a sua quitação.

Acontece que essa é uma operação extremamente arriscada, pois, na maioria das vezes, o que ocorre é que a parte que comprou o imóvel não efetua o pagamento das parcelas conforme o combinado, o que pode gerar uma série de transtornos para quem vendeu.

Por tudo isso, a dica é nunca fazer um contrato de gaveta na venda de um imóvel financiado.

Por mais que seja complicada e burocrática a transferência de um financiamento imobiliário, é muito importante seguir todos os trâmites, pois é somente dessa forma que se evita problemas no futuro.

Guia para transferir o financiamento imobiliário

Apesar de ser um procedimento um pouco burocrático, transferir o financiamento imobiliário é uma boa alternativa para reduzir o valor da dívida e, também, a melhor opção quando se deseja vender ou trocar o imóvel.

Por isso, elaboramos um pequeno guia com dicas para que você obtenha sucesso nessa empreitada. Confira!

Para outro banco

É possível transferir financiamento imobiliário para outro banco e, assim, conseguir reduzir as parcelas e o valor total a ser pago pelo imóvel.

Hoje em dia, com a concorrência cada vez mais acirrada, é comum que os bancos tentem oferecer taxas de juros mais baixas para atrair clientes.

Por isso, se você viu uma oferta de financiamento imobiliário com juros mais baixos do que os de seu financiamento atual, poderá realizar a chamada portabilidade bancária.

Antes de fazer isso é importante que você estude e analise bem a proposta do novo banco. Nesse sentido, não deixe de conferir o Custo Efetivo Total (CET) da operação e não leve em conta somente a taxa de juros.

Isso porque a transferência do financiamento para outro banco pode incluir outros custos, como seguros obrigatórios, taxas administrativas e as custas dos cartórios.

Dessa forma, só é recomendado fazer essa portabilidade nos casos em que o resultado for uma redução real do valor do financiamento.

Para o SFH

Transferir o seu financiamento imobiliário para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) pode ser uma boa alternativa quando o seu financiamento foi feito pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Isso porque o CET máximo das operações feitas via SFH é definido em 12% ao ano. Além disso, o SFH permite que você use o saldo de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar parte da dívida ou quitar parte das parcelas.

Hoje, o SFH aceita imóveis cujo valor seja de até R$ 1,5 milhão. Assim, ao fazer a portabilidade do seu financiamento para outro banco utilizando o SFH, se o seu imóvel estiver dentro do limite, você poderá se aproveitar desses e outros benefícios.

Para outra pessoa

A venda de um imóvel financiado normalmente envolve a transferência desse financiamento imobiliário ao comprador.

Em casos como esse, é necessário que a pessoa interessada em ficar com o bem seja aprovada em uma análise de crédito feita pela instituição financeira antes que a venda possa ser concluída.

Além disso, vale lembrar que quando essa operação de crédito for aprovada, para o comprador será como se o financiamento começasse do zero. Isso porque o saldo devedor do imóvel é quitado nessa operação e a instituição financeira faz um novo contrato com o comprador do bem.

Aqui também vale aquela dica que citamos anteriormente: cuidado com os contratos de gaveta e nunca feche uma venda de imóvel financiado dessa forma.

Ainda tem alguma dúvida sobre como transferir financiamento imobiliário? Escreva para a gente aqui nos comentários e conte com o Plusdin para encontrar as melhores soluções de crédito.