Trocar financiamento de carro: como funciona e quais os cuidados tomar

Por: Ariane Terrinha em 29/07/2021
Trocar financiamento de carro

Existem muitos motivos que podem fazer com que você queira trocar o financiamento de carro.

O uso do financiamento para a aquisição de veículos é uma prática comum no Brasil, mas nem sempre tudo sai da maneira que esperávamos, não é mesmo?

O financiamento é uma dívida de longo prazo, em regra, entre 48 e 60 meses. Nesse período, é possível que surja a necessidade de trocar o carro financiado, seja por ele não ter atendido à sua expectativa ou pela necessidade de adquirir um modelo mais completo, por exemplo.

Uma das principais dúvidas dos proprietários de automóveis nessa situação é: “posso trocar o financiamento do carro antes mesmo de quitá-lo?”

Se esse é o seu caso, está no lugar certo, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje. Boa leitura!

Posso trocar um financiamento de carro?

Apesar de essa ser uma dúvida bastante recorrente, a sua resposta é bastante simples: sim!

No entanto, existe o jeito correto de fazer a troca, para que não haja dor de cabeça durante o processo. Por isso, hoje você vai aprender como fazer isso da maneira mais eficiente.

Quem comprou um carro financiado não precisa ficar com ele até a quitação integral das parcelas, pois pode vendê-lo ou trocá-lo por um outro modelo a qualquer momento.

Existem diversas formas de trocar financiamento de carro. Confira algumas delas:

1 – Quite a dívida

Uma das maneiras mais vantajosas de trocar um carro financiado é quitando a dívida. Por isso, se você tem condições financeiras de quitar o veículo antes de trocá-lo, essa é a melhor opção.

A vantagem aqui é que a quitação antecipada de um financiamento normalmente gera um grande abatimento do saldo devedor, isso por conta da retirada dos juros.

Assim, ao quitar o carro e vendê-lo, você fica com um bom dinheiro em mãos para dar de entrada em seu próximo veículo. Porém, sabemos que nem todo mundo tem condições de quitar o restante do financiamento de uma só vez. Por isso existem outras opções.

2 – Troque o carro na financiadora

Grande parte das instituições financeiras que trabalham com financiamentos no Brasil permitem que seus clientes troquem de carro para um melhor durante o curso do financiamento.

Para isso, as obrigações do veículo atual (IPVA, multas etc.) devem estar em dia e você deve apresentar a sua proposta para o banco ou financeira.

Vale lembrar que o veículo que você pretende pegar deve ser de categoria igual ou superior a do seu veículo atual.

Se o pedido for aceito, a diferença de preço será agregada ao seu financiamento e as parcelas serão recalculadas.

3 – Procure um comprador que assuma a dívida

Uma terceira opção para você que precisa trocar de carro é procurar por uma pessoa que tenha interesse de assumir a dívida e ficar com o carro.

Na prática, isso funciona como uma venda e você ainda pode negociar com essa pessoa e pegar algum valor de volta em função das parcelas já pagas.

Assim você fica livre para financiar outro veículo que atenda a sua necessidade.

Entretanto, nesse método, existem alguns cuidados que precisam ser tomados antes do negócio ser concluído. Mais abaixo, explicaremos o que você deve fazer quando encontra alguém que assume a dívida do seu financiamento.

Posso dar meu carro financiado como entrada na concessionária?

A maioria das concessionárias brasileiras aceita veículos financiados na troca por modelos zero km.

Todavia, é preciso ter alguns cuidados para que você não saia perdendo na hora de trocar o financiamento do carro.

Se o seu financiamento for muito recente, é possível que você perca dinheiro, pois, devido aos juros embutidos no parcelamento, o saldo da dívida no momento da troca pode ser maior do que o preço de mercado do veículo.

Dessa forma, uma boa alternativa é verificar a possibilidade de usar o carro financiado como entrada na compra do veículo novo.

Assim, a concessionária quitará a dívida do carro anterior e você poderá financiar o novo.

Cuidados na hora de transferir o financiamento

Se ao trocar o financiamento de carro você tiver optado por transferir a dívida para alguém, é importante tomar alguns cuidados para não levar um prejuízo nessa transação.

  • Em primeiro lugar, fuja dos chamados “contratos de gaveta” e nunca deixe que um estranho assuma a dívida e continue a pagar o veículo em seu nome.
  • Todo o processo de transferência da dívida deve ser feito junto ao banco ou financeira em que o veículo foi financiado. Apesar de burocrática, essa transferência pode evitar uma série de dores de cabeça no futuro.
  • Outra dica importante é só passar a chave e o documento do veículo ao novo comprador após a transferência do financiamento ter sido aprovada pela instituição financeira.

Contratos de gaveta, perante a justiça, não tem validade formal. Dessa forma, ao encontrar alguém que assuma a dívida do financiamento sem passar pela transferência junto ao banco, você pode acabar com o nome sujo, caso a pessoa não dê sequência no pagamento das parcelas.

Guia para transferir o financiamento de veículo

As instituições financeiras que trabalham com esse tipo de transação normalmente exigem que sejam cumpridos alguns pré-requisitos antes da conclusão de uma transferência de titularidade.

Por isso, elaboramos um pequeno passo a passo que você pode seguir se quiser trocar financiamento de carro. Confira:

1. Comunique ao banco o financeira sobre a sua intenção de transferir o financiamento. Dessa forma, a instituição poderá te ajudar a continuar com o processo.

2. Confira todos os requisitos do processo e reúna a documentação necessária. Em regra, as instituições exigem os seguintes documentos de quem irá assumir a dívida:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de renda (holerites, imposto de renda, extratos bancários etc.);
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Lembre-se que o veículo não pode ter nenhum débito em atraso, como multas e tributos municipais e estaduais (IPVA, licenciamento etc.). Antes de iniciar a troca, verifique se existe alguma pendência que precisa ser quitada.

3. Por fim, basta aguardar a aprovação da transferência e a emissão do contrato em nome de quem irá assumir a dívida. Lembre-se que esse processo pode ter custos e, em regra, eles são embutidos nas parcelas que serão pagas pelo novo proprietário.

Bônus: melhor época para trocar de carro

Agora que você já sabe como funciona a transferência do financiamento de veículo e sabe que existem várias opções seguras, é preciso pensar de maneira estratégica e que traga mais economia para o seu bolso.

Diante disso, qual seria a melhor época do ano para trocar de carro?

Segundo especialistas, o melhor período do ano para troca de carro é entre janeiro e fevereiro.

Isso acontece porque, no início do ano, as concessionárias precisam vender os carros novos e seminovos, para dar entrada em uma nova frota de veículos a serem vendidos.

Além disso, essa época do ano é onde ocorre a desaceleração da economia de forma geral. No início do ano, muitas despesas precisam ser pagas.

A época ainda coincide com o Carnaval, onde o turismo está em alta, mas o consumo de bens duráveis, nem tanto. Por isso, estima-se que entre os meses de janeiro e fevereiro é o melhor momento para negociar a troca de veículo.

Ainda tem alguma dúvida sobre como trocar financiamento de carro? Escreva para a gente aqui nos comentários que faremos o possível para te ajudar.