Tudo o que você precisa saber sobre taxa CDI

Por: Ariane Terrinha em 29/05/2020
cdi

Já falamos sobre inúmeros termos e siglas que rondam o mercado financeiro aqui na Plusdin, como stop loss, stop gain, buy and hold, entre outros. Agora chegou a vez de você conhecer uma das siglas mais famosas do mundo dos investimentos: CDI. Você sabe o que é? 

Muitas pessoas, sejam elas do mundo financeiro ou não, possuem dificuldade para entender o que é CDI, pois existem siglas parecidas que podem confundir, como DI e CETIP. 

Por se tratar de um dos principais ativos de renda fixa, é importante entender esse conceito para não se atrapalhar na hora de fazer investimentos. Ao longo deste artigo, você vai aprender o que é CDI e como ele pode ser um importante aliado dos seus investimentos. 

O qué CDI?

As siglas CDI são a abreviação de Certificado de Depósito Interbancário. Trata-se de um título de prazo menor emitido por bancos e instituições financeiras. De alguma maneira, o papel cumpre uma função parecida com o CDB, uma vez que ele também é utilizado pelos bancos com o objetivo de captar recursos. 

Na prática, o CDI serve para que as instituições financeiras emprestem e tomem recursos entre si no prazo de um dia útil. Existe uma determinação do Banco Central que exige que os bancos encerrem o dia com saldo positivo de caixa. Essa regra existe para garantir a saúde do sistema financeiro como um todo. 

Contudo, essa regra nem sempre consegue ser aplicada na prática. Se um banco registra maior volume de resgates do que depósitos, o Banco Central determina que a diferença deve ser coberta, de modo que a alternativa para isso é tomar dinheiro com outros bancos por meio da emissão de uma CDI.

Você deve estar se perguntando: se o CDI é um papel não disponível para pessoas físicas, porque ele é um tão falado no mundo financeiro? A resposta está no bem mais valioso para qualquer banco: os juros. 

Os empréstimos que os bancos realizam entre si por meio de CDIs possuem juros, de modo que as transações são registradas na B3. A bolsa brasileira calcula uma taxa média de juros operacionada nos certificados do mercado como um todo, conhecida como taxa DI.

Por trazer um panorama dos juros médios das transações entre bancos, a taxa DI acabou se tornando uma referência do mundo financeiro. Ele interessa aos investidores por servir como termômetro de investimentos de renda fixa. 

Como a CDI interfere nos investimentos?

Por se tratar da principal referência de rentabilidade em renda fixa, muitas aplicações são relacionadas a este indicador, como os fundos multimercados. 

Ok, mas o que acontece se a taxa de CDI cair? Naturalmente, os papéis atrelados a este indicador também devem apresentar queda de rendimentos. Do mesmo modo que quando a taxa sobe, os investimentos atrelados a ela terão tendência de alta no rendimento. Mais adiante falaremos sobre os investimentos relacionados ao CDI, mas antes, entenda como ele é calculado.

Como se calcula o CDI composto?

Mencionamos anteriormente que o CDI nada mais é do que o fluxo de empréstimo entre diversas instituições do sistema financeiro, correto? Esse ciclo ocorre para que os bancos possam encerrar o dia com balanços positivos conforme manda a regulação do Banco Central. 

As taxas diárias, no final, são utilizadas para gerar médias mensais e anuais do CDI. Esse cálculo é projetado pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP). Este painel permite consultar a série histórica e as variações diárias do CDI. Ela é importante para te ajudar a entender qual aplicação escolher e em qual momento.

Posso investir em CDI?

É preciso sempre lembrar que embora seja uma das principais referências do mercado financeiro, o CDI não é um tipo de investimento. 

O que se pode fazer é adquirir títulos de renda fixa que estão atrelados a taxa. Confira, a seguir, alguns dos investimentos que são atrelados ao CDI:

  • CDB
  • Letra de Câmbio (LC)
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)

CDI e Selic: qual a diferença?

Muitas pessoas confundem CDI e a taxa Selic, mas, afinal, qual a diferença entre eles? Como você aprendeu ao longo deste artigo, o CDI está ligado aos juros resultantes das transações de empréstimos entre instituições financeiras. Já a taxa Selic é um tipo totalmente diferente de investimento, pois está relacionado à dívida pública. 

A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Para entender melhor como ela funciona, vamos a um exercício de exemplo. 

O governo precisa honrar seus compromissos tributários e, para isso, emite títulos públicos que podem ser comprados por qualquer pessoa por meio de plataformas de Tesouro Direto, mas é importante lembrar que a maior parte dos papéis circula entre as próprias instituições financeiras.

Também conhecida como taxa básica de juros, a Selic passa por revisão a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). 

Mas se elas são diferentes, porque existe uma relação entre elas? Isso ocorre porque embora possuam um funcionamento diferente, elas estão próximas devido ao seu público comprador. Por isso, quando uma sofre algum ajuste, a outra também irá se regular a novos índices. 

É importante lembrar que a diferença entre os dois indicadores é fundamental para garantir lucros às instituições financeiras.

E aí, já sabe tudo sobre CDI? Pretende investir em ações que tenham esse índice como referência? Indique este artigo com alguém que precisa saber mais sobre ações que estejam relacionadas a esta referência e fique ligado na Plusdin para mais dicas como essa!

Como calcular o rendimento que considera a taxa CDI?

Quando procura um investimento é comum observar propagandas como: CDB que rende 100% do CDI. Mas, o que isso significa? É muito simples: o seu dinheiro irá render exatamente de acordo com o comportamento dessa taxa. Ou seja, neste caso se a taxa CDI estiver 6%, isso quer dizer que o investimento vai render 6%.

Tome como exemplo um investimento de R$ 2mil que rende 150% do CDI e o CDI está 6% ao ano. Dessa forma, você terá um rendimento de 9% ano (6×1,5) que é o mesmo que R$180,00 por ano.

Veja aqui também: Importações de produtos, conheça todas as taxas que você precisa pagar 

Investimentos que estão atrelados ao CDI

Os investimentos que possuem rentabilidade atrelada à taxa CDI são denominados pós-fixados. Ou seja, você não sabe quanto vai ganhar ao contratar esse serviço, já que a taxa varia ao longo do tempo. Suponha que você contratou um CDB em 2005 que rendia 100% do CDI. No ano de 2005 a rentabilidade era de 20% ao ano, enquanto em 2015 foi de 14,15% ao ano e em 2019 caiu para 6% ao ano.

Os principais investimentos que atribuem as suas taxas à taxa CDI são de baixo risco e são eles:

CDB

Os CDBs, ou Certificado de Depósito Bancário, quem empresta o dinheiro para o banco é você. Nesse tipo de investimento é necessário pagar o imposto de renda, mas, em compensação, contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). É possível encontrar rendimentos de 90% até 130% do CDI. Mas, o ideal é que seja superior a 100%.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são empréstimos direcionados para financiar compradores de imóveis ou do agronegócio. Neste caso, são isentas do imposto de renda, o que pode ser, em alguns casos, mais vantajosa em relação aos CDBs.

Ao contratar um CDB com vencimento de 180 dias rendendo 109% do CDI, este terá imposto de 20%. Dessa forma, vai render: 109% x (1-0,2) = 87,2%. Analisando essa situação, uma LCI ou LCA que rende 90% do CDI é melhor do que este CDB. À vista disso, os bancos normalmente mantêm uma taxa de rentabilidade menores que às dos CDBs.

LC

As Letras de Crédito (LC) também possuem garantia do FGC, mas os empréstimos são feitos para instituições financiadores de imóveis, automóveis e crédito consignado, mas que não são bancos.

Fundos de Renda fixa

Coordenado por um gestor, o fundo de renda fixa é quando a maior parte do valor é aplicado em ativos de renda fixa – CDBs, LCI, LCA etc – e a outra parte é destinada da forma que ele preferir. Neste cenário, a rentabilidade tenta superar o CDI, mas não possui garantia do FGC.

Agora que você já sabe o que é a taxa CDI, como é calculada e como é aplicada, não conheça e acompanhe cada tipo de investimento. Assim, conseguirá avaliar melhor as oportunidades e fazer boas escolhas de forma segura.