Quais são as vantagens de Ser MEI?

Dentre elas, estão descontos de até 30% em carro zero km e empréstimos bancários sem juros

Por: Ariane Terrinha em 28/06/2020
computador - vantagens MEI

Atenção você que já é microempreendedor individual (MEI) ou que está querendo se tornar um, saiba que há alguns benefícios exclusivos, que lhe podem ser garantidos caso disponha da utilização do seu registro.

Algumas empresas e até mesmo o governo, disponibilizam produtos, serviços, além de acessos financeiros a quem conta com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O objetivo é movimentar a economia e estimular os negócios de sua empresa.

Saiba mais sobre estes benefícios abaixo.

Como funciona o MEI: Principais vantagens

O MEI significa Microeemprendedor Individual, sendo essencialmente, um profissional autônomo.

Mesmo com o nome sujo, você pode se tornar MEI.

No entanto, este microempreendedor conta com o respaldo do Governo por pagar impostos próprios à sua modalidade, e contribuir para o desenvolvimento da economia do país.

São Direitos do MEI:

  • Aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte
  • Acesso a produtos e serviços bancários, como crédito, com condições especiais para Microempreendedor Individual;
  • Modelo simplificado de tributação, com um valor mensal relativamente baixo e fixo referente aos tributos (INSS, ISS ou ICMS);
  • Inscrição no CNPJ sem custo e sem burocracia;
  • Possibilidade de emitir nota fiscal

Mas o que nem todo mundo sabe, é que instituições financeiras e grandes empresas no Brasil oferecem condições especiais para quem é MEI em seus serviços, e isso pode ser mais vantajoso do que parece. Confira.

Desconto ao adquirir um carro zero km

As montadoras têm oferecido um desconto que pode chegar até a 30% na compra dos veículos zero quilômetros, aos que possuem registro de MEI.

O valor OFF se dá por meio do abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), e é estendido para as demais modalidades de empresas.

Na prática, marcas como Chevrolet, Fiat, Renault e Volkswagen, por exemplo, já atuam com essa espécie de venda direta.

Empréstimos no Programa Juro Zero

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece, a você que é MEI, uma modalidade de empréstimo no âmbito do Programa Juro Zero.

A intenção é destinar financiamentos sem nenhuma taxa de juros, com o objetivo que o empreendimento alavanque. Os valores vão de R$ 1 mil a R$ 20 mil, podendo ser pagos em até 36 parcelas, ou seja, em até três anos.

A concessão de crédito deve ocorrer para produtos que fortifiquem as ações da empresa, por exemplo, com a aquisição de máquinas, acessórios para automóveis, ciclomotores, veículos utilitários, motocicletas, ferramentas e investimentos no capital de giro.

Como contratar o serviço?

Para se contratar o Programa Juro Zero é preciso com que o MEI entre no site do Sebrae e realize o seu cadastro.

Além disso, é necessário que você vá até uma unidade do Escritório Regional do Sebrae-SP sob posse dos seguintes documentos:

  • Certificado de conclusão do programa Super MEI
  • Certificado da condição de MEI
  • Cópias simples do cartão CNPJ
  • última declaração anual (DANS SIMEI).

Além da documentação da empresa, é necessário levar os seus documentos pessoais, tais como as cópias autenticadas do RG e CPF e o comprovante de endereço atualizado.

Participar de licitações

Você sabe que o Governo – seja Federal, Estadual ou Municipal – é o maior comprador do país. E a boa notícia é: quem é MEI pode participar de licitações e vender para o Governo!

Isso mesmo! Mas para isso, você precisa cumprir alguns pré-requisitos, que listamos abaixo:

  • Se cadastrar no Portal Comprasnet, que é onde estão disponibilizadas todas as licitações do Governo para MEI – abertas ou fechadas – organizadas por região.
  • Consultar e se adequar ao Manual do Fornecedor disponível nesse site.
  • Preencher o credenciamento do MEI como fornecedor
  • Validar o cadastro em uma Unidade Cadastradora, se certificando que está com as documentações atualizadas

Gostou das vantagens? Ainda precisa de crédito para capital de giro? Confira aqui tudo que você precisa saber sobre empréstimo para MEI.