WhatsApp estreará no Brasil seu serviço de pagamentos pelo app

WhatsApp estreará no Brasil seu serviço de pagamentos pelo app
Por: Da Redação em 09/02/2021

O Brasil foi escolhido como o mercado de lançamento do serviço de pagamentos do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Em anúncio feito na manhã desta segunda-feira (15), em seu perfil no Facebook, o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, explicou como funcionará a plataforma, além de revelar que ela contará com parceria de empresas locais como Banco do Brasil, Cielo, Nubank e Sicredi.

"Hoje nós estamos começando a lançar pagamentos para pessoas que utilizam o WhatsApp no Brasil. Estamos facilitando o envio e o recebimento de dinheiro como o compartilhamento de fotos. O Brasil é o primeiro país em que estamos lançando amplamente pagamentos no WhatsApp. Mais novidades em breve", explicou o executivo.

O uso do termo "amplamente" por Zuckerberg se deve ao fato de que um recurso de pagamentos pelo WhatsApp já havia sido testado na Índia, mas somente para alguns seletos usuários, não todos do país asiático.

Ainda de acordo com CEO do Facebook, o serviço também estará disponível para pequenas empresas, que poderão fazer vendas diretamente pelo aplicativo, o que foi comemorado pelo diretor de operações do Whatsapp, Matt Idema, em nota enviada à imprensa.

“Facilitar o envio e recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse. Pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”

Matt Idema, diretor de operações do Whatsapp

Além do serviço pelo Whatsapp, o Brasil também será alvo do lançamento do Facebook Pay. Segundo a mesma nota, a intenção da empresa é que, no futuro, ele possa ser usado pelos brasileiros em todos os apps da companhia – o que inclui ainda o Messenger e o Instagram.

## Como funcionará o pagamento?
Segundo a companhia californiana serviço de pagamentos do WhatsApp poderá ser usado por pessoas físicas e jurídicas. No primeiro caso, usuários poderão transferir dinheiro para seus contatos e fazer compras sem taxas. Já quem já utiliza o WhatsApp Business (versão corporativa do app) pagará uma taxa fixa de processamento de 3,99% para receber os pagamentos de clientes, tal como hoje já acontece no mundo do cartão de crédito.

No caso de pessoas físicas, as transferências só serão realizadas com cartão de débito, sendo possível enviar até R$ 1.000 por transação, com um limite de 20 transações diárias e R$ 5.000 por mês. Pessoas jurídicas, por sua vez, poderão usar cartão de débito e de crédito. As transações, por enquanto, estão restritas apenas ao Brasil e à moeda local.

## Passo a passo para efetuar o pagamento
Para criar uma conta no sistema de pagamentos do Whatsapp, o consumidor precisará, primeiramente, clicar no ícone do clipe de papel na conversa em que se deseja fazer a operação. Logo após, é preciso escolher a opção “Pagamento” e inserir o valor desejado.

Logo após, o aplicativo pedirá uma que seja adicionada uma forma de pagamento. Nessa etapa, o usuário precisará criar um PIN (senha de seis dígitos), inserir nome, CPF e um meio de pagamento de um dos bancos participantes (BB, Nubank ou Sicredi). Depois, será preciso verificar o cartão com ajuda de um código enviado por SMS, e-mail ou pelo app do seu banco. Por fim, o sistema reconhece o cartão e faz o pagamento.

No caso de pequenas empresas, será necessário criar uma conta Cielo no Facebook Pay, dentro do aplicativo WhatsApp Business. Nesse caso, o responsável precisará inserir o endereço e a razão social da empresa, bem como os dados bancários, além de verificar a conta, como nas etapas de pessoas físicas. Para aceitar os primeiros pagamentos, serão necessários até 3 dias úteis.

### Quais bancos estão conveniados nessa primeira etapa?

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Segundo o WhatsApp, usuários poderão usar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard, emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. “Porém, nosso modelo de programa é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo”, informou a empresa em nota.

## Mas esse serviço é confiável?
O meio de pagamento chega em meio à explosão de golpes através do aplicativo em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19). Segundo dados da Refinaria de Dados, empresa especializada na coleta e análise de informações digitais, entre 20 de março (início do confinamento em boa parte do Brasil) e 18 de maio, a busca de informações pessoais e bancárias de brasileiros na chamada dark web (ver infográfico) cresceu 108%. O número de buscas diárias alcançou 19,2 milhões ante 9 milhões no período antes da pandemia.

Em um dos golpes mais comuns, um amigo pede ajuda através de uma mensagem, afirmando que precisa fazer um depósito urgente e está com problema no aplicativo do banco. Nisso, pergunta se esse colega pode pagar esse boleto para ele e no dia seguinte devolve o dinheiro.

Para evitar que transações não-autorizadas e fraudes sejam constantes, o WhatsApp exigirá que todas as transferências ou pagamentos terão de ser aprovadas pelo usuário. Para isso, será preciso utilizar uma senha de seis dígitos ou a informação biométrica do celular.

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