WhatsApp Pay: aprenda a configurar seu telefone para fazer e receber pagamentos

Novo serviço do WhatsApp promete mais facilidade para realizar os pagamentos do dia a dia

Por: Ariane Terrinha em 28/06/2021
WhatsApp Pay

Já imaginou se enviar dinheiro para alguém fosse tão fácil como enviar uma foto? Pois essa é a proposta do WhatsApp Pay, serviço que começou a funcionar recentemente no Brasil e que permitirá que os usuários do aplicativo enviem e recebam dinheiro de uma forma prática.

Se você quer saber como configurar o seu telefone para usar o serviço e como ele funciona, venha conosco e não deixe de conferir este post até o final.

O que é WhatsApp Pay e como funciona?

O WhatsApp Pay é um serviço de pagamentos que permite ao usuário enviar e receber dinheiro utilizando o app de troca de mensagens. A ideia dos desenvolvedores do serviço é tornar esse processo tão simples quanto o ato de enviar uma foto a um contato.

O serviço já existe desde 2020, contudo, foi suspenso pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para que pudesse passar por uma avaliação. Após a aprovação do serviço Facebook Pay, que é o responsável por processar os pagamentos via WhatsApp Pay, ele voltou a ser liberado no Brasil.

A ideia por trás do WhatsApp Pay é bastante simples e inovadora. Com ele, você configura um cartão de débito de sua conta bancária e pode enviar e receber dinheiro de e para seus contatos, tudo de uma maneira simples e rápida.

Assim fica fácil dividir uma conta ao ir a um barzinho com amigos ou mesmo pagar alguém que te emprestou dinheiro. Não é o máximo?!

É seguro?

O WhatsApp Pay é um serviço que foi autorizado pelo BACEN e, por isso, é considerado bastante seguro.

Para enviar e receber dinheiro é necessário que você tenha uma conta em um dos bancos que aceitam o serviço e um cartão de débito. Em seguida, precisará criar uma conta no Facebook Pay, que é a empresa responsável por gerir esses pagamentos.

O WhatsApp não terá acesso ao dinheiro ou as informações da conta bancária de quem utiliza o serviço WhatsApp Pay. Todas as informações dos usuários são protegidas pela criptografia de ponta a ponta.

Além disso, o serviço possui uma série de quesitos e camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay e a autenticação via biometria.

Como liberar o WhatsApp Pay?

Por se tratar de um serviço novo, o WhatsApp Pay será liberado gradualmente para todos os usuários do aplicativo. A expectativa é que isso ocorra até o final de 2021.

Os usuários que já possuem o serviço ativado precisam atualizar o seu aplicativo para fazer o uso do recurso. Se você possui um dispositivo Android, verifique se há uma atualização disponível na Google Play. Já usuários de dispositivos Apple podem consultar a App Store.

O próximo passo é ter uma conta em um dos bancos que aceitam o serviço e que emitam um cartão de débito ou múltiplo nas bandeiras Visa ou Mastercard para que você possa fazer os pagamentos.

Entre os bancos que já aceitam o WhatsApp Pay estão:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Inter;
  • Itaú;
  • Mercado Pago (carteira digital);
  • Next;
  • Nubank;
  • Sicred;
  • Woop (conta digital).

Além disso, é importante que o usuário tenha 18 anos ou mais para usar o serviço. O seu CPF será solicitado na hora de fazer a configuração do Facebook Pay.

Quais são os primeiros passos para configurar meu telefone?

Antes de começar a fazer pagamentos via WhatsApp Pay é necessário que o usuário configure o seu telefone.

Para isso, acesse alguma conversa dentro do WhatsApp (pode ser qualquer contato) e clique no ícone do clipe de papel ou no sinal de soma (o mesmo botão que você usa para enviar uma localização, documento ou contato).

Observe a opção “Pagamento” bem ao centro. Clique nessa opção e digite um valor para enviar.

Você também pode acessar a opção “Ajustes” (iOS) ou clicar no ícone com os três pontinhos no canto superior direito da janela do app (Android) e clicar na opção “Pagamentos”.

Em seguida, o WhatsApp irá exibir uma mensagem dizendo que você precisa configurar um meio de pagamentos. Entre nessa opção para acessar a tela de configuração do Facebook Pay.

O próximo passo é criar um PIN do Facebook Pay, informar seus dados (nome completo, telefone e CPF) e inserir os dados do cartão de débito que será utilizado para pagamentos.

Por fim, basta salvar as informações e aguardar o código de confirmação que será enviado via SMS para o seu dispositivo. Também é possível verificar a conta via e-mail ou app do seu banco.

Feito isso, o WhatsApp Pay já estará configurado em seu dispositivo e você já pode fazer seus pagamentos.

Como posso fazer pagamentos pelo WhatsApp?

O processo de pagar ou receber dinheiro via WhatsApp Pay é muito simples. Saiba como fazer:

  • Acesse a conversa do contato para o qual você quer enviar um pagamento;
  • Clique no botão com o desenho de um clipe de papel ou um sinal de soma (+), o mesmo que você usa para enviar arquivos aos seus contatos;
  • Selecione a opção “Pagamento”;
  • Digite o valor que você deseja enviar ou receber e continue;
  • Se quiser, você também pode escrever uma mensagem de texto para o seu contato, que será exibida logo abaixo do pagamento;
  • Selecione a forma de pagamento dentre as que você tiver cadastrado no Facebook Pay;
  • Se estiver tudo ok, digite o seu PIN do Facebook Pay para confirmar a operação.

Pronto! O dinheiro será enviado para o seu contato imediatamente.

Vale lembrar que há um limite de até R$ 1.000,00 por transação e mensal de R$ 5.000,00. Além disso, cada usuário não pode fazer mais que 20 transações diárias usando o WhatsApp Pay.

Os pagamentos também só podem ser feitos dentro do Brasil para usuários que possuem cadastro no serviço. Cada banco parceiro também pode estabelecer um limite para aumentar a segurança do serviço.

Ainda tem alguma dúvida de como fazer pagamentos e receber dinheiro via WhatsApp Pay? Escreva para a gente aqui nos comentários e conte com o Plusdin para te ajudar a organizar a sua vida financeira.