No dia a dia, a célebre e popular frase “o Brasil não é para amadores” fez todo o sentido para milhões de pessoas e milhares de empresas brasileiras. De modo geral, a pandemia de covid-19 testou de maneira incomparável a resiliência de um povo guerreiro, que vem encontrando no seu cotidiano, empresários capazes de gerar valor de onde menos se espera.
Em 2021, e ao longo de 2020, milhares de empresários e trabalhadores tiveram que se reinventar. Uma parte teve que fechar seu empreendimento, principalmente os pequenos e médios empresários e produtores. Outros tiveram que mudar de área e de setor.
Milhares de pessoas, diante de uma série de necessidades nunca antes vista no país, perderam seus empregos e procuram se reinventar dentro de uma profissão ou função que jamais pensariam exercer um dia.
Em suma, este período pandêmico trouxe lições, muitas vezes amargas, é verdade, mas também valiosas, sobre o que é ser um profissional no Brasil, e sobre como as empresas brasileiras lidam com as adversidades.
Olhando pela perspectiva de tentar encontrar soluções práticas e benéficas para tempos difíceis, listamos alguns ensinamentos que as empresas brasileiras tiveram que encarar arduamente, e de maneira pragmática, neste período turbulento. Dessa forma, você vai conferir aqui:
- Como as empresas brasileiras estão lidando com a escassez de recursos;
- Descobrir como as empresas brasileiras estão trabalhando com a transformação digital;
- Entender como as empresas brasileiras estão se adaptando às mudanças da realidade;
A escassez de recursos e as soluções encontradas pelas empresas brasileiras
Quem já teve a oportunidade de estudar um pouco de economia, seja de maneira teórica ou tendo insights na prática, sabe que a escassez e não o lucro é o que move a economia, seja de uma nação, de um pequeno negócio e, no caso analisado aqui, das empresas brasileiras.
A escassez, ou a falta de recursos materiais, financeiros, tecnológicos, etc., definitivamente foi a principal dificuldade que as empresas brasileiras encontram ao longo desta pandemia. Sem muitas soluções, muitas empresas tiveram que demitir parte dos funcionários e fechar as portas, seja de maneira definitiva ou temporária.
No entanto, de modo geral, como as empresas brasileiras ainda estão lidando com essa situação? O termo mais correto, como resposta à pergunta, é: com o maior nível de previsibilidade e prudência que seja possível vivenciar.
Nem sempre é possível controlar as adversidades no comércio, na indústria, no setor de serviço – ou em qualquer ramo ou área de atuação –, ainda mais se tratando de uma pandemia que acarreta uma série de contingentes, como o fechamento de estabelecimentos para contar o contágio na transmissão do vírus, por exemplo.
No entanto, é possível encontrar nesse período difícil algumas ações positivas desenvolvidas por empresas brasileiras para diminuir a escassez de recursos, como:
- Ser prudente nos investimentos e principalmente nos gastos;
- Conservar o máximo de economia possível;
- Fazer um cálculo frio do que pode e o que não pode ser feito no momento;
- Solicitar crédito de maneira moderada através parcerias, cooperativas e bancos;
- Retirar ou acrescentar um serviço, produto ou insumo que garanta, dentro de uma série de fatores adversos, o máximo de estabilidade financeira;
- Muitas vezes, não é necessário investir num espaço comercial para trabalhar e/ou ter seu próprio negócio;
- Permitir-se sonhar, mesmo com a situação crítica, para não perder as esperanças de lucro no futuro próximo.
Boom digital: desafios e oportunidades
Para e pense bem antes de responder essa pergunta: quantas empresas brasileiras passaram por algum processo de digitalização desde o início de 2020? Se a sua resposta para a questão foi “algumas”, você está muito enganado. Milhares empresas brasileiras tiveram que encarar os desafios e as oportunidades da transformação digital.
Acelerada pela pandemia, a digitalização do mercado abarca hoje desde uma grande multinacional, com décadas e décadas de fundação, até um micronegócio composto por duas pessoas que ainda está em processo de construção.
Mas para as empresas brasileiras, neste período, o que é, afinal, transformação digital? Para responder essa questão, nada melhor que listar diversas práticas de digitalização que foram implementadas de maneira mais acelerada pelas empresas ao longo da pandemia:
- Criação de canais de venda online, no WhatsApp e por aplicativos;
- Uso de robôs virtuais (chatbots) voltados para a interação com o cliente;
- Uso recorrente de vídeochamadas para reuniões e apresentação de trabalho;
- Implementação de contratos digitais, substituindo o contrato físico;
- Plataformas e recursos digitais que facilitam a compra, a venda e a entrega de produtos;
- Revolução na forma de pagamento: feita de forma cada vez mais online e direta entre as partes envolvidas.
Esses e outros recursos digitais trouxeram mais agilidade às empresas, encurtando distâncias em termos de resolução de problemas. Isso diminui de maneira expressiva o excesso de burocracia e morosidade que as empresas vivenciavam.
Além disso, as empresas puderam se aproximar mais do cliente. Mesmo com o distanciamento social, as empresas brasileiras que mergulharam de cabeça no universo digital se aproximaram mais dos consumidores.
Desse modo, a relação entre empresas, marcas e clientes ficou mais estreita e transparente, uma vez que essa relação é feita hoje através das lentes das redes sociais, por chamadas de vídeos e com interações contínuas com os consumidores.
A resiliência das empresas brasileiras
A lida com a escassez de recursos financeiros e materiais, a adoção de tecnologias e recursos digitais, além de mudanças que muitos brasileiros tiveram que encarar ao longo da pandemia de covid-19 mostra, reiteramos, o poder de adaptação e resiliência dos trabalhadores e das empresas brasileiras.
Para vivenciar isso na prática, é necessário muita paciência, esperança e humildade. Esses valores, habilidades, comportamentos, etc., mostram que nem tudo pode ser resumido numa conta. Fatores que, embora possam ser traduzidos em números, não definem com precisão o resultado de uma equação na pandemia.
Em síntese, as empresas brasileiras vêm mostrando uma grande força de vontade para superar tempos turbulentos, apresentando lições positivas ao mercado.