BPC-Loas Pode Ser Pago em Qual Situação Pelo INSS?

Não se engane : O BPC não é aposentadoria! Saiba tudo sobre esse benefício logo abaixo.

BPC-Loas Pode Ser Pago em Qual Situação Pelo INSS?
Por: Da Redação em 26/01/2021

O BPC-Loas é o chamado Benefício de Prestação Continuada, auxílio dado pelo Governo com o valor de um salário mínimo, a fim de auxiliar as famílias de baixa renda que cuidam de uma pessoa com deficiência ou idosos sem previdência social.

Para receber essa quantia mensal, não é necessário que o responsável seja contribuinte do INSS, já que é um benefício assistencial. Mas não se engane, o BPC-Loas não dá direito à 13º e nem à pensão por morte. Saiba mais sobre ele abaixo.

Quem Pode Pedir o BPC-Loas? 

Podem receber BPC as pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que não podem trabalhar.

O idoso que quiser pedir o BPC, não deve ter direito à previdência social. Além disso, ambos devem atender aos seguintes requisitos:

  • For brasileiro, naturalizado ou de nacionalidade portuguesa
  • Tiver renda de até ¼ de um salário mínimo por pessoa em sua casa. Para fazer essa conta, você deve somar toda a renda que entra no seu lar mensalmente, e dividir pelo número de pessoas que moram na casa. Se o valor da divisão for inferior a R$ 275, você tem direito.
  • Tiver o CadÚnico (Cadastro único) junto ao CRAS, atualizado há menos de dois anos e que contenha o CPF de todas as pessoas da família 

Como Saber Se Tenho Direito ao BPC?

Como são dois tipos de pessoas que podem solicitar, vamos separá-los para você se encontrar melhor:

Idosos 

Devem comprovar ter 65 anos ou mais e não receber qualquer tipo de auxílio previdenciário, além da renda per capita em casa inferior à R$ 275

Pessoas Com Deficiência

Deve comprovar que possui a renda máxima exigida por pessoa em casa, não recebe nenhum tipo de benefício previdenciário. Também é solicitado que este indivíduo comprove sua deficiência e o nível de incapacidade por meio de avaliação no Serviço de Perícia Médica do INSS.

Como Me Cadastrar no BPC-Loas?

De duas maneiras: presencialmente em uma agência do INSS, ou online.

Se você for fazer pela internet, deve se cadastrar e criar o login na plataforma do INSS ou no aplicativo móvel “Meu INSS” usando seus documentos e senha pessoal. 

  1. Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  2. Clique em “Novo Requerimento”;
  3. Selecione o serviço  que você quer;
  4. Clique em “Atualizar”;
  5. Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  6. Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido, principalmente a “Declaração da Composição e Renda Fmailiar”. Documentação em comum para todos os casos

Quais Documentos Preciso Levar Para o Requerimento do BPC?

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • RG, CPF ou carteira de trabalho
  • Comprovante de residência
  • Documento legal atestando o responsável, como tutela, procuração, guarda ou curatela.
  • Documentos de todos os familiares que vivem na mesma casa que você: Identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento.

Como Saber se a Minha Solicitação ao Benefício Foi Atendida?

Você pode ter essa informação sem sair de casa. É só fazer seu login no Meu INSS pelo celular ou computador e seguir estes passos:

  • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Localize seu processo na área “Atendimentos à distância”;
  • Clique no ícone de lupa para detalhar.

Mas pode ficar  tranquilo, pois o INSS envia uma carta para sua casa assim que seu benefício for aprovado, e seu dinheiro ficará liberado para você em até 45 após a aprovação.

Como o BPC é Pago?

Sem custo algum, o INSS envia para sua casa um cartão magnético exclusivo para usar no BPC. Com ele, fica muito mais fácil sacar o dinheiro nos bancos que pagam o benefício.

Mais de Uma Pessoa Pode Receber o BPC na Mesma Casa?

Sim, Desde que ambos sigam os critérios estabelecidos, como a renda familiar por pessoa de ¼ de um salário mínimo. Mas fique atento: existe uma diferença entre idoso e pessoa com deficiência, veja abaixo:

IDOSO: Se já existe um idoso que recebe o BPC na família, este valor NÃO entra no cálculo da renda familiar. 

SE VOCÊ É PESSOA COM DEFICIÊNCIA – Se já existe alguém na família, idoso ou deficiente, que já receba o BPC, este valor ENTRA no cálculo da renda familiar

Seu auxílio emergencial acabou? Está sem emprego? Veja aqui 22 programas sociais que podem te ajudar nesse momento.

1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*