Início de 2021 Terá Aumento em Vagas de Trabalho

Veja abaixo os setores com maior demanda.

Por: Da Redação em 03/01/2021
Início de 2021 Terá Aumento em Vagas de Trabalho

Se você, como muitos brasileiros, foi impactado diretamente pela pandemia do novo coronavírus, perdendo seu emprego, saiba que as perspectivas são boas para o mercado de trabalho já visualizando o início do ano de 2021.

Empresas que trabalham diretamente com a intermediação de mão de obra estão otimistas com a possibilidade de abertura de vagas entre os meses de dezembro a fevereiro do ano que vem.

O movimento deve ser menor em comparação com os últimos anos, mas já se apresenta como uma possibilidade de recuperação após um 2020 de extrema dificuldade. 

Quais Setores Deverão Ter Mais oportunidades de vagas de trabalho? 

Nos últimos meses, as principais vagas de oferta de trabalho estão surgindo em funções operacionais de logística, tecnologia, especialmente voltada ao desenvolvimento de aplicativos e softwares, além de saúde de modo geral.

Essas oportunidades de trabalho deverão entrar em 2021 com uma oferta ainda bastante alta. 

Destaca-se também uma tendência bastante forte de que várias dessas ofertas de emprego sejam para trabalhos temporários, principalmente neste período do ano.

O cenário de incertezas para 2021 faz com que o empregador tenha bastante cuidado na hora da contratação, optando por um vínculo com um período específico de tempo. 

Ao longo de 2020, a Catho, um dos maiores sites de recrutamento do país, registrou um grande aumento em vagas nas áreas de saúde, e-commerce e tecnologia.

Essas opções são fruto do período de pandemia, que acelerou a demanda por profissionais que consigam lidar e também criar mecanismos para a manutenção do processo de consumo por meio da utilização da tecnologia e a interface de sites de compra virtual, por exemplo. 

A Catho apontou que no decorrer desse ano, esses trabalhos específicos representaram a maior quantidade de vagas ofertadas em sua plataforma digital: fisioterapeuta hospitalar (725%), respiratório (716%), web developer (182%), analista de SAC (158%), vendedor de e-commerce (117%), repositor de perecíveis (116%), operador de call center (100%) e programador ADVPL (85%).

As perspectivas para 2021 ainda são boas em áreas finanças, RH e jurídico, além de bons sinais de recuperação na construção civil, infraestrutura e automotivo, além do agronegócio. 

Vaja abaixo os setores com a maior quantidade de ofertas nos sites de recrutamento:

  • Comercial, Vendas: 36,66%
  • Telemarketing: 21,13%
  • Logística: 7,65%
  • Administração: 5,16%
  • Industrial, Produção, Fábrica: 3,69%
  • Informática, TI, Telecomunicações: 3,20%
  • Construção, Manutenção: 2,92%
  • Alimentação / Gastronomia: 2,83%
  • Saúde: 2,83%
  • Serviços Gerais: 2,59%
  • Segurança: 2,08%

Abaixo, o maior número de vagas ofertadas, percebe-se na lista a presença de vários trabalhos temporários, uma tendência neste período do ano: 

  • Operador de telemarketing home office
  • Agente de atendimento chat e e-mail
  • Vendedor temporário
  • Atendente call center
  • Auxiliar de Operações temporário
  • Auxiliar de carga e descarga
  • Técnico em Enfermagem
  • Conferente temporário
  • Caixa temporária
  • Auxiliar de Loja

Quais São as Hipóteses Que Justificam a Contratação de Trabalhadores Temporários? 

A lei garante ao empregador a possibilidade de contratação de temporários em casos de substituição transitória de empregado permanente da utilizadora como, por exemplo, um afastamento por licença-maternidade ou ainda férias.

E também uma demanda complementar de serviços, em que haja a necessidade de um maior contingente de trabalhadores por um determinado período de tempo por parte do empregador.

Um exemplo desse último caso são as lojas de departamento, que necessitam de trabalhadores para suprir a alta demanda gerada pelas compras de natal. 

Qual o Prazo de Contrato de um Funcionário Temporário? 

As empresas podem oferecer ao trabalhador um vínculo temporário de 180 dias, sendo eles consecutivos ou não.

Quando necessário também se pode prorrogar o contrato por no máximo mais 90 dias. No entanto, a empresa precisa apresentar uma justificativa para essa ampliação.

Quais São os Direitos de Um Funcionário Temporário?

Os contratos de trabalhadores temporários são regidos pela CLT.

Ou seja, no ato da rescisão, por exemplo, o funcionário tem direito a saque de valores depositados do FGTS; férias proporcionais aos dias trabalhados; 1/3 sobre as férias proporcionais; 13º salário proporcional aos meses trabalhados.

O trabalhador temporário tem direito ainda a remuneração equivalente à auferida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente: jornada de 8 horas diárias, com horas extras não superiores a 2, com adicional de 20%. 

Quem é Temporário Recebe Seguro-Desemprego? 

Não porque é estabelecido entre as partes um vínculo específico de trabalho, sendo acordada a data para o encerramento da prestação de serviços.

Dessa maneira, a partir do momento que esse contrato é expirado, o trabalhador fica impossibilitado de recorrer ao seguro-desemprego, concedido apenas a todos os profissionais que possuem carteira assinada, mediante a uma demissão sem justa causa.

Isso também inclui a rescisão indireta, que ocorre quando o empregado “dispensa” o patrão. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*