Qual é a melhor maneira de usar o 13º salário?

Qual é a melhor maneira de usar o 13º salário?
Por: Da Redação em 09/02/2021

Dezembro é o último mês do ano, mas com ele, os trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada possuem uma exelente oportunidadede de se livrar das dívidas, ou até mesmo se planejar para o próximo ano, graças ao recebimento do famigerado 13º salário.

O benefício garantido aos trabalhadores CLT é, sem dúvida alguma, muito útil neste período para organizar a vida financeira. Por isso, nesta publicação iremos mostrar como você pode tirar o melhore benefício de seu 13º salário.

Conheça seus ganhos e gastos

Antes de tudo, é importante que você tenha controle sobre o que você recebe, mas também sobre o que você gasta seu dinheiro. Porém, apesar de parecer simples, esse é um dos maiores problemas.

Quando não se sabe quando se ganha e muito menos como se gasta, o resultado disso acaba se transformando em dívidas. Por isso, é preciso que você organize uma planilha com anotações sobre tudo o que ganha, além é claro, de anotar todos os seus gastos.

Agindo dessa forma, você terá uma visão melhor de como o seu dinheiro está indo embora, bem como o que precisa fazer para administrar melhor suas finanças!

Defina suas prioridades

Já com tudo isso anotado, é a hora de escolher os objetivos que você possui. Para quem está no vermelho, está é uma excelente oportunidade de quitar suas dívidas. Mas se você estiver no azul, é a hora de pensar em objetivos futuros.

Mas lembre-se, o início do próximo ano está próximo, e com ele chegam os gastos com os impostos anuais, como IPVA e IPTU, matrícula e material escolar e despesas de férias.

Dessa maneira,já é possível ter ideia do valor que você precisa para saldar tais cobranças, e decidir qual a melhor condição de pagar: antecipada ou parcelada.

Estou devendo, como usar meu 13º?

Já para quem está em uma situação apertada, ou até mesmo com dívidas ativas, o 13º pode ser melhor aliado. De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 87% dos brasileiros utilizaram o 13º salário para quitar dívidas.

Então, se você possui mais de uma dívida e não sabe bem por onde começar, inicie o pagamento pela dívida principal. Aquelas que geram mais juros, afinal são elas que aumentam de forma rápida.

Cheque especial e cartão de crédito são bons exemplos deste tipo de dívida. Se você está nesta situação, saiba que utilizar seu 13º salário para quitá-los é uma boa escolha a se fazer!

Crie metas possíveis

Após se livrar das dívidas, nossa grande dica é para você realizar seus sonhos. Mas comece com calma, crie metas realmente alcançáveis para investir o seu dinheiro. Afinal, quando você economiza, sem qualquer objetivo, fica muito mais difícil guardar dinheiro, afinal não se sabe para que ele, de fato, será usado.

Por isso, pense nele para realizar um sonho, como comprar um carro ou fazer uma viagem, e estabeleça prazos, mas lembre-se de que eles precisam ser possíveis de se atingir.

Apesar da organização financeira no começo parecer impossível, com o tempo é possível se adaptar a ela e suas ações começam a ficar mais naturais para economizar, realizar seus sonhos e entrar no ano novo com as finanças em dia. Faça a experiência!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*