Seguros: conheça os tipos de seguro, como contratar e quais as melhores opções

Por: Ariane Terrinha em 29/07/2021
tudo sobre seguros

Contratar um seguro traz segurança e tranquilidade para os imprevistos que podem acontecer a qualquer momento na nossa casa, na nossa saúde, com a nossa vida, com o nosso carro, numa viagem e até com o nosso celular, entre outras tantas coisas. Foi pensando nesses riscos todos e em minimizar problemas que os seguros foram criados.

A primeira apólice de seguro que se tem notícia foi feita em 1347 na cidade italiana de Gênova. Foi um seguro de transporte marítimo. Como esse tipo de transporte era o mais utilizado no mundo, essa “onda” também chegou aqui. 

No Brasil,  a atividade seguradora teve início com a abertura dos portos ao comércio internacional, em 1808.  A primeira sociedade deste ramo a funcionar no País foi a “Companhia de Seguros Boa-Fé”, em 24 de fevereiro daquele ano, tendo por objetivo operar no ramo de seguro marítimo.

Com o tempo, as coberturas e novos tipos foram sendo implementados. Hoje existem seguros até para determinadas partes do corpo, o que vem sendo utilizado por estrelas como o jogador de futebol Cristiano Ronaldo que fez seguro para as pernas ou mesmo a cantora e atriz Jennifer Lopez, que já fez seguro para o bumbum. Os membros podem valer milhares de dólares.

Embora o ano passado tenha sido marcado  pelo início da pandemia do coronavírus, o setor de seguros teve crescimento no Brasil. Conforme dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), o mercado de seguros cresceu 1,3% no ano passado, arrecadando R$ 274 bilhões.

Diante desse cenário, vamos te mostrar quais tipos de seguro existem, como contratá-los e quais são as melhores opções do mercado. Continue a leitura desse texto para você escolher o seguro ideal conforme as suas necessidades.

Como eles funcionam?

Ao contratar um seguro com uma empresa especializada nisso, você paga um valor conhecido como “prêmio”. Dessa forma, transfere para a seguradora contratada os impactos que podem ser gerados a partir de um determinado dano. 

Na prática é o seguinte: se você passar por alguma situação diretamente relacionada ao bem que foi segurado, não precisará se preocupar com prejuízos financeiros, conforme o que foi determinado na apólice (o documento/contrato emitido pela seguradora com todos os dados referentes ao  serviço).

As apólices, no geral, contam com cláusulas que definem o período da contratação do seguro, o valor do “prêmio” a ser pago ao segurado e quais as responsabilidades que a seguradora vai ter em caso de sinistro (ocorrência de evento/incidente que tem cobertura no seguro contratado).

Quais são os tipos e como contratar?

Como já dissemos existe uma infinidade de tipos de seguros, porém, existem os mais utilizados de maneira mais recorrente como o de vida, de veículos e o de viagem.

Seguro de vida

Figurando entre os mais conhecidos, o seguro de vida traz tranquilidade para os herdeiros na situação de morte do segurado. É oferecido por instituições bancárias e empresas como Banco do Brasil, Bradesco, Mapfre e Allianz. 

Para contratar, é importante analisar que tipo de sinistros são cobertos e se isso atende às suas expectativas, bem como o valor da indenização (em caso de morte do segurado). Outra coisa importante é a parcela do seguro que você vai ter que pagar todo mês, que vai ter que ser conveniente com suas possibilidades. Vale a pena fazer uma simulação pela internet mesmo ou falar diretamente com uma corretora de seguros.

Seguro de veículos

É o seguro mais popular no Brasil. Afinal, todo mundo que compra um veículo pensa em fazer um seguro por conta da quantidade de furtos e roubos no País. Com um seguro, o cliente não fica no prejuízo, inclusive, quando acontece uma colisão e também tem que arcar com os reparos do outro veículo. 

Em se tratando de seguro de veículos existe também a questão da franquia, que é uma espécie de taxa que o segurado deve pagar quando acionar o seguro para determinado reparo, que conste na apólice. São vários tipos de franquia, que vão de básica, reduzida a ampliada. Depende da seguradora.

Bancos e seguradoras oferecem o serviço. Quando o carro é tirado zero, geralmente, as próprias concessionárias já têm um convênio com alguma seguradora e o veículo sai segurado da loja. Entre as empresas especializadas nesse tipo de seguro e bem avaliadas no mercado estão a Azul Seguros e Cardif Seguros.

Antes de você contratar um seguro é importante levar em conta quem e quantos são os motoristas (a idade também influencia no valor do seguro), se o carro fica em garagem ou não, onde você costuma estacionar e quais os horários estará com o carro, entre outras coisas. Analise os tipos de cobertura e veja qual se adapta melhor à sua realidade. 

Ah, algo importante e que muita gente não dá valor é olhar, também, a cobertura do seguro para os vidros do veículo. A reposição de vidros costuma custar muito caro e, com a cobertura, qualquer prejuízo com os vidros é minimizado.

Veja o preço médio do seguro dos 10 automóveis mais vendidos do Brasil.

Seguro residencial

Outro seguro super importante é o seguro residencial. Dependendo da cobertura escolhida, esse seguro cobre incêndios, roubos e furtos, danos elétricos, equipamentos eletrônicos, queda de raio e explosão de qualquer natureza, entre outras coisas. Um dos benefícios da maioria deles é a possibilidade de acionar serviços emergenciais como chaveiro, eletricista e encanador naqueles imprevistos que podem acontecer no imóvel.

Entre as empresas que fornecem esse tipo de serviço estão a Porto Seguro, Bradesco Seguros, Santander e Itaú.

Seguro viagem

Principalmente para uma viagem internacional, o seguro viagem é fundamental. Geralmente, os seguros cobrem eventuais problemas de saúde (despesas hospitalares, internações, medicamentos), problemas com a bagagem (extravios), atrasos das companhias aéreas, entre outros. Várias empresas têm esse serviço como a Mapfre, SulAmérica Seguros, Allianz Travel e AssistCard.

Seguro para celular

Aparelho celular é algo que a gente não vive mais sem! Então, como é um equipamento muito visado por ladrões, independentemente de marca, sempre vale a pena fazer um seguro. Embora as seguradoras façam seguro para equipamentos mais caros, existem as que fazem seguros para aparelhos a partir de R$ 500.  Os seguros disponíveis costumam cobrir danos físicos, elétricos, por água ou líquido, além de furtos e roubos. Entre as seguradoras estão Zurich e Porto Seguro.