Semana do consumidor: dicas para vender e faturar mais

Veja como aumentar seu lucro com estratégias especiais para os seus clientes

Por: Pamela Gaudio em 29/02/2024
vender mais no dia do consumidor

Muitos comerciantes e empreendedores podem aproveitar para vender mais no dia do consumidor.

Conhecida até mesmo como a primeira Black Friday do primeiro semestre, a semana do consumidor ganhou força no Brasil nos últimos anos, gerando benefícios para quem deseja comprar e para os lojistas. 

Assim, é mais uma época do ano onde as pessoas podem se organizar para adquirir tal produto com condições especiais. Portanto, é hora de se planejar para essa data. 

O que é o dia do consumidor?

Mas o que é o dia do consumidor e quando ele surgiu? A origem da data está nos Estados Unidos, no ano de 1960. Na época, a industrialização estava passando por muitas mudanças. 

Então, o presidente John Kennedy, em um discurso sobre a importância dos direitos do consumidor, salientou a importância da segurança do consumidor, bem como o direito de acesso à informação e oportunidade de ser ouvido.

Com isso, o tema da proteção ao consumidor ficou em alta não só nos Estados Unidos, mas em diversos outros países. Oficialmente, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. 

No Brasil, o assunto já era debatido desde a década de 60, com os primeiros órgãos de proteção ao consumidor surgindo a partir desse momento. 

Em seguida, após a Constituição Federal de 1988, surgiu o então famoso Código de Defesa do Consumidor, que garante direitos e deveres do consumidor brasileiro, devidamente documentado e de acordo com a lei. 

Vender mais no dia do consumidor: confira as dicas

Então, para celebrar a importância do consumidor na economia mundial, preparamos dicas especiais para os comerciantes aplicarem em suas estratégias para a semana toda. 

Em 2024, a semana do consumidor começa na segunda-feira, dia 11 de março e se estende até domingo, dia 17. 

Crie um planejamento e estratégias de ação

Em primeiro lugar, você precisa se organizar para essa data especial. Entender qual é o seu público-alvo, em quais produtos focar, tipos de promoções que serão feitas, entre outros pontos. 

Depois de criar um plano de ação para o dia do consumidor, é importante documentar isso e compartilhar com sua equipe, para que todos estejam na mesma página. 

Capriche no marketing

Em segundo lugar, para ter a atenção do consumidor para os seus produtos, você precisa divulgar as ações promocionais voltadas para o dia ou semana do consumidor. 

Crie estratégias de mídia para suas redes sociais e, se possível, você também pode investir em anúncios nas plataformas, para aumentar ainda mais o alcance da sua marca ou produto. 

Busque sempre divulgar as ações mais de uma vez, não apenas no lançamento da campanha, para que a existência dela fique fresca na memória do potencial cliente. 

Confira a disponibilidade do estoque

Em seguida, com foco em vender mais no dia do consumidor, você também precisa garantir que possui produto suficiente em estoque para a semana do consumidor. 

No entanto, se o seu produto é digital, não precisa se preocupar com isso. Apenas garanta a parte da divulgação e condições especiais. 

Por fim, se você trabalha com serviços, pode usar o gatilho da escassez para criar senso de urgência na hora de promover o seu trabalho. 

Veja quais são os produtos mais vendidos nessa época

Na fase de planejamento da estratégia para o dia do consumidor, você precisa também fazer uma pesquisa de campo, para entender quais são os produtos mais vendidos no período. 

Organizações de comércio fazem levantamentos anuais sobre os produtos mais vendidos e os resultados de vendas que a semana do consumidor gera para os comerciantes. 

Com isso, fica mais fácil escolher os produtos certos para promover nesta data, aumentando ainda mais as suas chances de alavancar as vendas. 

Ofereça condições especiais

O grande diferencial da semana do consumidor é justamente quais as condições especiais que são oferecidas, que os clientes não encontram ao decorrer do ano. 

Portanto, é hora de pensar em quais estratégias você vai adotar para conseguir vender mais no dia do consumidor. Confira algumas dicas abaixo: 

  • Frete Grátis para qualquer lugar no Brasil 
  • Descontos em % para os produtos/serviços
  • Parcelamento diferenciado no cartão de crédito
  • Descontos para pagamentos em PIX
  • Sorteios e concursos
  • Ofertas relâmpago
  • Pague 1, Leve 2
  • Benefícios para indicação

Essas são apenas algumas ações, mas você pode apostar em outras que estiverem mais alinhadas com o seu público-alvo. 

Diversifique os canais de vendas

Se você possui loja física e também e-commerce, lembre-se de ampliar suas ofertas para todos os canais de vendas que você utiliza. 

Aliás, você pode até mesmo criar campanhas e promoções diferenciadas para cada canal, dependendo do seu objetivo. 

Para quem trabalha apenas com e-commerce, foque em sua loja virtual, mas também amplie a oferta de produtos para outros marketplaces. 

Aposte na fidelização dos clientes

Por fim, busque sempre fidelizar o cliente nessa época do ano. Pode ser a primeira vez que ele vai comprar com você, por conta das promoções e condições oferecidas. 

Portanto, ofereça brindes e cupom de desconto para a próxima compra, por exemplo.

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