15 estratégias infalíveis para reduzir os custos nas festas de fim de ano

Tenha uma ceia e uma comemoração de ano novo que cabe no seu bolso, com planejamento

Por: Pamela Gaudio em 11/12/2023
festas de fim de ano

As festas de fim de ano estão batendo à porta e, com toda a certeza, muitos brasileiros vão investir para criar ceias e celebrações para a família.

Portanto, é comum que, diante de alguns desafios financeiros, as pessoas procurem soluções criativas para economizar na hora de celebrar o Natal e o Ano Novo.

15 dicas para economizar nas festas de fim de ano

É possível fazer as festas de fim de ano e não apertar o bolso. Nós separamos 15 dicas que você pode seguir para aliviar o lado financeiro nessa época do ano.

1 – Planeje a lista de convidados

Certamente, muitas pessoas passam as festividades com suas famílias e amigos. Por isso, você precisa definir uma média de pessoas que estarão presentes.

Com o número de convidados em mãos, é mais fácil planejar o orçamento e, em seguida, ir às compras. Assim, você tem um norte para que não falte e nem sobre comida.

2 – Estabeleça um teto de gastos

Por mais que essa época do ano, muitas pessoas sejam agraciadas com o décimo terceiro, não é inteligente sair gastando ele totalmente com as festas de fim de ano.

Sabemos que alguns itens da ceia de Natal podem ser mais caros do que o que adquirimos no dia a dia, portanto, é necessário ter em mente um valor realista de quanto pretende gastar.

Leve em consideração os pratos principais, os acompanhamentos, as bebidas e sobremesas. Além disso, faça cálculos em relação à quantidade média consumida por pessoa.

3 – Proponha uma ceia colaborativa

Como as festas de fim de ano são, geralmente, feitas em família e amigos, seria interessante propor uma ceia colaborativa.

Dessa forma, você pode fazer o orçamento da ceia e se encarregar das compras e repassar o valor para ser dividido entre os convidados.

Por outro lado, você também pode propor que cada um dos convidados fique responsável por um tipo de prato. Basta organizar com eles para que os pratos não fiquem repetidos.

Assim, é possível ter uma ceia completa, gastando pouco, dividindo os custos e celebrando com a família e os amigos de maneira econômica.

4 – Organize um Amigo Secreto

O fim de ano também é um convite para o Amigo Secreto ou Amigo Oculto, dependendo de onde você mora.

Seja na empresa, com os amigos ou com a família, o Amigo Secreto é uma ótima forma de economizar, já que todos trocam presentes e ninguém fica sem.

Além disso, estabeleça um valor máximo para o presente. Assim, ninguém precisará gastar muito.

5 – Faça ao invés de comprar

Presentes artesanais estão cada vez mais comuns, principalmente porque são econômicos.

Além disso, são presentes que possuem um significado especial, já que você pode criar algo personalizado, de acordo com o que a pessoa gosta.

Assim, você economiza e ainda gera um valor emocional ao presente feito. Existem diversos tutoriais que ensinam a criar presentes a partir de vários materiais que custam pouco.

Procure inspiração para seus presentes artesanais e comece a se organizar para criá-los. Afinal de contas, você economizará dinheiro, mas precisará de um pouco mais de tempo na confecção.

6 – Realize as festas de fim de ano em casa

As festas de fim de ano são atrativas para quem quer fugir um pouco da rotina, já que muitos trabalhadores ganham férias coletivas.

Assim, é comum a elaboração de viagens para os mais variados destinos, seja dentro ou fora do Brasil.

No entanto, viagens costumam ser mais custosas. Se você e sua família possuem esse hábito, mas a grana está curta, considere fazer as festas em casa e organizar a viagem para outra data.

Isso te ajuda a economizar em dobro, já que, nessa época do ano, conhecida como alta temporada, as estadias em hotéis, voos e consumo no destino costumam ser elevados em relação a outros momentos do ano.

7 – Pesquise preços e ofertas

Certamente, antes de ir às compras, pesquise os preços nos mercados e açougues de sua cidade e região.

Além disso, procure programas de fidelidade para fazer parte. Em algumas redes, o simples cadastro e participação concede descontos especiais em alguns produtos selecionados.

Mais ainda, não perca a chance de aproveitar descontos exclusivos com cartões de crédito de redes de supermercados. Como sugestão, existe o cartão Atacadão e o cartão Carrefour.

Por outro lado, se você possui um cartão com cashback, concentre as compras da ceia nele. Assim, você garante parte do dinheiro gasto de volta, gerando ainda mais economia.

Alguns bancos, como o Nubank, por exemplo, possuem ofertas de desconto e cashback em empresas parceiras, que você pode consultar diretamente no aplicativo.

Por fim, se necessário, faça as compras para as festas de fim de ano em mais de um lugar, se houver diferença considerável de preço entre uma rede e outra.

8 – Não vá às compras na última hora

Por mais que a correria do dia a dia faça com que a gente esqueça de priorizar as festas de fim de ano, ir às compras no último momento é uma péssima decisão.

Além de encontrar preços mais altos, você com certeza ainda vai enfrentar diversas filas, já que muitas pessoas costumam comprar os últimos itens da ceia em cima da hora.

Se organize, prepare-se, acomode espaços na geladeira e armários e faça as compras todas de uma vez, para economizar tempo e dinheiro.

9 – Invista em ingredientes da estação para as festas de fim de ano

Na hora das compras, aproveite os ingredientes da estação, no caso o verão, para compor a sua ceia. Eles costumam ser mais em conta, já que são abundantes durante esse período.

Além disso, considere comprar ingredientes comuns da ceia, como nozes, castanhas, frutas e frutas secas a granel, ao invés de empacotadas. Em alguns casos, comprar a granel costuma ser mais barato.

10 – Reutilize a decoração

Logo que chega dezembro, algumas famílias investem tempo e dinheiro para criar uma decoração de Natal.

Portanto, se você ainda possui as decorações do ano passado e elas estão em boas condições, não há necessidade de gastar com novos itens.

Aqui, vale a mesma dica sobre criar os próprios presentes. É possível fazer arranjos de mesa para o Natal e Ano Novo, além de decorações para a sua casa, gastando pouco, optando por criar as decorações artesanalmente.

11 – Aproveite o que tem em casa

A depender do tipo dos pratos que você vai preparar em sua ceia, alguns utensílios domésticos podem ser necessários.

No entanto, ao invés de comprá-los, converse com amigos e familiares para que você pegue esses itens emprestados.

Como são de uso esporádico, não há necessidade de comprá-los e depois deixá-los guardados a maior parte do ano.

Seja uma panela grande ou uma travessa para fazer um doce, tente improvisar com o que você tem em casa, ou peça emprestado.

12 – Substitua as proteínas

A saber, proteínas principais dessa época do ano podem custar muito caro para algumas pessoas. Se esse é o seu caso, saiba que você pode substituí-los, com o objetivo de economizar.

O famoso chester e o peru podem ser substituídos por frango, pernil e lombo suíno, por exemplo. O tender também é uma opção mais em conta em relação ao peru e chester.

13 – Considere encomendar uma ceia pronta para as festas de fim ano

Não quer ter trabalho na cozinha? Então é possível encomendar uma ceia pronta para o seu Natal e até Ano Novo.

As ceias prontas se tornaram muito populares, principalmente na pandemia, já que as pessoas evitavam sair de suas casas e convidar pessoas para as festas de fim de ano.

Atualmente, existem profissionais e empresas que fazem ceias completas, de acordo com as opções escolhidas pelo cliente e quantidade de pessoas.

Assim, dependendo do número de convidados e o valor da ceia completa, é interessante dividir esse valor entre os presentes, aliviando o bolso e garantindo a ceia sem esforço.

14 – Aproveite o que sobrar

Por diversas vezes, acaba sobrando alguma comida da ceia após as festividades. No entanto, ao invés de jogar fora, aproveite-as para uma nova refeição.

A depender do que sobrou, como frutas, por exemplo, você pode armazená-las adequadamente para o Ano Novo.

15 – Reveja a necessidade de comprar roupas para as festas de fim de ano

Por fim, sabemos que essa época do ano desperta o desejo de algumas pessoas para comprar uma roupa nova para passar as festas de fim de ano.

No entanto, sabemos que isso pode ser desnecessário, a depender do que você possui no guarda-roupa. Assim, considere fazer aquela limpeza e encontrar peças que estão escondidas e que você não usa há algum tempo.

Dessa forma, você pode usar esse dinheiro para investir na ceia ou até mesmo, economizar e investir em outra coisa posteriormente.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre como economizar nas festas de fim de ano?

Então talvez você se interesse pelo nosso artigo de como fazer viagens baratas no fim de ano.

Não se esqueça também de compartilhar com alguém que precisa saber sobre o tema e continue lendo o Plusdin.