Como juntar dinheiro? Saiba como economizar para sempre ter dinheiro no bolso

Juntar dinheiro requer disciplina objetivos claros e constância. Por isso, o Plusdin fez um guia para você acumular uma grana. Saiba mais!

Juntar dinheiro é um passo importante para você garantir sua independência financeira
Por: Pamela Gaudio em 19/04/2021

Há algum tempo você pensa em adquirir algo novo ou quer investir ou pensa em comprar um carro, uma casa, um celular… ou simplesmente está interessado em economizar para ter uma graninha no futuro ou para uso emergencial quando precisar.

O problema é que você não sabe como juntar dinheiro e nem por onde deve começar. Economizar não é uma tarefa fácil, porém é muito gratificante. 

Geralmente, você pensa que é impossível fazer alguma economia com o salário que possui. O dinheiro cobre as contas essenciais e não sobra para fazer mais nada. De repente, você percebe que está refém da sua grana e não sabe como sair dessa situação. 

Muitas pessoas estão passando pelo mesmo perrengue, mas tenha calma. Não é impossível economizar, mesmo com o que você ganha. Hoje nós vamos falar um pouco sobre como juntar dinheiro para que você possa ter algum conforto e consiga investir naquilo que precisa. 

Como juntar dinheiro ganhando pouco?

Primeiramente, é preciso estabelecer o conceito de ganhar pouco. Uma pessoa que ganha 10 mil reais e paga 9 mil de aluguel, vai dizer que ganha pouco, certo? Por isso, o conceito de ganhar pouco é relativo.

Claro que sabemos que, em muitos lugares, o aluguel e demais contas não são compatíveis com o que se ganha no mercado. A partir desse momento, é hora de observar como você tem gastado o seu salário no dia a dia. 

Destrinchando as contas na mesa

Essa dica é batida, mas é porque ela funciona. Você já parou para analisar de perto tudo que compromete o seu dinheiro? Caso não, é por aí que você deve começar para conseguir juntar dinheiro. 

O primeiro passo ao analisar as contas é a eliminação. Hoje, contamos com as contas fixas da casa, mas também com assinaturas de serviços e outros produtos que não são tão essenciais assim.

Separe suas contas fixas das variáveis e analise se os serviços que você possui são realmente necessários. Se der para cortar algum, faça imediatamente. 

Rever gastos

Depois dessa etapa, é hora de observar onde você pode diminuir os valores de certos gastos. De repente você assinou um plano de internet que você basicamente nem usa muito, seja em casa ou no celular.

Você pode trocar os serviços por outros mais baratos e com condições semelhantes. Já nas contas fixas, os hábitos em casa é que vão ditar o valor no final do mês. Organize sua rotina para conseguir economizar mais água e energia. 

Negociações importantes

Negocie. Se você não pode abrir mão de um serviço e nem trocá-lo por outro semelhante, tente negociar com a empresa para conseguir um valor mais em conta. Lembre-se que com o objetivo de economizar, qualquer centavo é importante. 

Como juntar dinheiro tendo dívidas?

As dívidas são as principais inimigas para pessoas que querem economizar. Boa parte da grana acaba sendo destinada para quitar os débitos e no fim não sobra nada para ser guardado. A dica acima também serve para as dívidas. Tente negociá-las de uma forma que seja leve para você pagar. 

Fica realmente complicado mesmo iniciar um plano de economia com as dívidas assombrando a todo momento. Por isso, o primeiro objetivo das suas economias é para pagar as suas dívidas.

Depois disso, é primordial não se envolver em mais nenhuma, fazendo bom uso do seu dinheiro. 

Juntar dinheiro com atividades extras

Se você tiver um tempinho sobrando e algum talento ou habilidade, pode pensar em investir em uma atividade extra para conseguir uma grana a mais.

Dessa forma, o dinheiro que você junta do trabalho secundário, será guardado para economizar. 

Mas como iniciar uma atividade extra? Existem inúmeras opções no mercado. Se você não pretende abrir um negócio paralelo, pode colocar sua função à disposição para fazer alguns frilas, já que esses possuem um horário mais flexível geralmente. 

Muitas pessoas acabam apostando em comidas, doces, salgados ou algum tipo de artesanato. Atividade extra também pode incluir mentorias, ensinar alguma coisa, como aulas de violão ou inglês, por exemplo.

Use a sua imaginação para conseguir criar uma outra renda para economizar. 

Você também pode aprender algo e colocar em prática com o objetivo de conseguir uma renda extra. Pesquise bastante e comece o quanto antes. 

Juntar dinheiro requer planejamento

Como já citamos lá em cima, você precisa começar o processo de juntar dinheiro partindo de algum lugar. Mas de nada adianta seguir um passo só. Juntar dinheiro é só uma etapa.

O certo mesmo é iniciar um planejamento financeiro, uma rotina com o seu dinheiro, que poderá te trazer a tão sonhada liberdade financeira. 

Por isso, você pode começar a estudar livros sobre o assunto ou ver vídeos sobre o tema. A internet também está cheia de cursos sobre educação financeira que podem te ajudar.

Também é interessante ter um aplicativo no celular que te ajude com as finanças. Gastar bem o seu dinheiro requer uma organização na sua vida financeira e um aplicativo pode te ajudar nessa missão.

Não deixe seu dinheiro parado

Quando falamos em como juntar dinheiro, não é para simplesmente deixá-lo debaixo do colchão ou parado em uma conta no banco. Com o passar do tempo, o dinheiro pode desvalorizar, por isso, a grana que você junta para economizar deve ser investida de alguma forma.

A poupança hoje pode não ser a melhor opção. O ideal é que você pesquise bastante sobre os investimentos de renda fixa e como eles podem ajudar o seu dinheiro a render mais. 

Além disso, existem outros tipos de investimentos no mercado financeiro. Por isso, inclua o estudo sobre investimentos em sua rotina, para escolher a melhor opção para o seu dinheiro. 

Vá devagar: juntar dinheiro é um processo de construção e exige disciplina

Juntar dinheiro não é um caminho fácil, mas no final é bem recompensador. Não se engane pensando que ficará rico do dia para a noite juntando uma graninha por mês. Tenha paciência.

O importante é não comprometer toda sua renda de uma forma que te traga prejuízos. No final, você verá como foi bom ter guardado um pouco de dinheiro e como ele pode fazer a diferença. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*