Empréstimo para reformar ou construir: vale a pena?

empréstimo para construir e reformar
Por: Pamela Gaudio em 30/04/2021

Uma das principais conquistas que as pessoas desejam alcançar é a realização do sonho da casa própria. Muitas pessoas optam por construir do zero ao invés de comprar uma casa pronta. Para quem já possui uma casa ou comprou uma pronta recentemente, geralmente existe o desejo de realizar uma reforma. 

Sabemos que para realizar reformas ou construir, é preciso um orçamento robusto. Nem todas as pessoas possuem esse dinheiro de prontidão, certo? Logo, é muito comum recorrer a um empréstimo para reformar ou construir. A pergunta que fica é: vale a pena? Confira mais sobre esse tipo de empréstimo. 

Como funciona o empréstimo para construção?

Primeiro é preciso saber que existem várias formas de tomar um empréstimo para construir. Por ser uma das formas de empréstimo mais buscadas, o mercado oferece muitas opções.

Por conta do valor do empréstimo, que costuma ser mais alto, existem linhas específicas, voltadas exclusivamente para a construção. Veja abaixo suas principais características:

  • Geralmente, os bancos financiam até 80% do valor total da obra. 
  • O crédito funciona tanto para adquirir o lote como para levantar a casa –  muitas pessoas costumam quitar os outros 20% com o FGTS, que pode ser utilizado para este fim-.
  • O tempo de pagamento desse financiamento pode chegar até 30 anos e é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação.
  • O valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da renda.
  • As taxas de juros podem variar dependendo do banco, por isso, o ideal é fazer uma simulação de crédito.

Quais são os documentos necessários para receber esse crédito? 

Na hora de solicitar o seu empréstimo, é preciso estar preparado com todos os documentos necessários. A documentação é básica. Confira a lista abaixo: 

  • Documento de identificação com foto (RG ou CNH)
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de estado civil
  • Documentos de filhos e dependentes menores de 18 anos
  • Comprovante de renda atualizado
  • Declaração do Imposto de Renda, se houver

Dependendo do banco onde você solicitar o seu empréstimo para construir, outros documentos podem ser exigidos para dar continuidade no processo. 

Vantagens e desvantagens do empréstimo para reformar ou construir

Vantagens

Quando você faz um empréstimo com o fim de construir, você poderá se livrar do aluguel muito mais rápido, além de conquistar a sua casa no seu tempo, sem ter que esperar a conclusão da obra de uma construtora. Com foco na construção ou na reforma, você consegue condições melhores de pagamento. 

Desvantagens

É preciso tomar cuidado para não tomar uma decisão errada e acabar se endividando gravemente no processo. Além disso, o empréstimo conta com taxas de juros, que vão encarecer um pouco o empréstimo. O crédito também é limitado para uso com construção ou reforma. O que não chega a ser um problema se você está fazendo um empréstimo com este fim. 

Modalidades de crédito para construir ou reformar

Além das linhas de crédito disponíveis exclusivamente para construir ou reformar na Caixa, por exemplo, dependendo do valor que você precisa e da sua pesquisa, outras formas de empréstimo também podem ser interessantes. 

Empréstimo Consignado. Quem já ouviu falar em empréstimo Consignado, sabe que ele é muito utilizado por aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, funcionários de empresas privadas em regime CLT também podem fazer um empréstimo consignado. Nesse caso, as parcelas são descontadas do benefício ou do salário. As taxas de juros também são menores. 

Empréstimo Pessoal. A modalidade mais comum de tomar um empréstimo. As taxas de juros podem ser um pouco maiores e tudo vai depender da sua renda e como anda seu crédito na praça. Fizemos uma seleção com os melhores empréstimos pessoais aqui.

Empréstimo com garantia de imóvel. Essa modalidade, também conhecida como Home Equity, é uma das mais vantajosas do mercado, pois conta com as menores taxas de juros. Isso porque você dá o imóvel como garantia de pagamento da dívida, o que diminui o risco de inadimplência. O valor do empréstimo pode ser de até 60% do imóvel. 

Cartão de loja de construção. Na hora de comprar materiais de construção, as lojas geralmente oferecem cartões cheios de facilidades. Os empréstimos também podem ser feitos via cartão de crédito. Confira o cartão oferecido pela Leroy Merlin.

Melhores bancos para pedir um empréstimo para construir

Como a oferta é grande, vai muito das suas condições e também preferências escolher o banco pelo qual você vai fazer um empréstimo para construir ou reformar. Alguns programas de financiamento voltados para a construção são bem conhecidos. 

  1. Bradesco: o crédito imobiliário do Bradesco financia até 70% do valor da obra e as taxas de juros são menores do que 1% ao mês. O prazo máximo é de 300 meses. 
  • Banco do Brasil: o programa João de Barro do BB já é mais flexível, porém com taxas de juros maiores, especificamente 2,58%. O tempo de financiamento é a partir de 48 meses e o valor vai depender da análise de crédito.

 

  • Caixa Econômica Federal: Não dá para falar de construção sem falar da Caixa. Ela também possui uma linha de crédito para construção, onde você pode usar o seu FGTS como entrada. As taxas e valores do empréstimo são definidos mediante análise de crédito. 

Quando vale a pena pedir empréstimo para reformar

Se você não vai construir do zero, mas pretende adquirir e reformar um imóvel, o empréstimo para reformar só valerá a pena, no caso onde você vai economizar muito mais do que construir um imóvel do zero. 

Se as reformas forem muito complexas na questão de infraestrutura do local, por exemplo, pode ser muito mais vantajoso adquirir um terreno e começar tudo do zero. O empréstimo para reformar costuma ser menor do que para construir. 

Por isso, antes de solicitar um empréstimo, tenha um orçamento detalhado de toda construção e reforma, para não acabar criando uma dívida desnecessária. 

Além disso, o mercado oferece linhas específicas de crédito voltadas exclusivamente para reformas, como acontece com a construção. Além disso, é um crédito relativamente fácil de conseguir. 

No fim, não importa se é construção ou reforma. O importante é ficar do jeito que você gosta. E cá entre nós, nada melhor do que morar naquilo que é nosso, certo? 

Se você quer saber mais sobre empréstimo e outras linhas de crédito disponíveis para o seu perfil, não deixe de acompanhar nossa página. O Plusdin está aqui para te ajudar a crescer na sua vida financeira. Conte conosco!

14 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*