Score baixo? Veja aqui 6 dicas para conseguir seu empréstimo

Por: Pamela Gaudio em 11/05/2021
Score baixo? Veja aqui 6 dicas para conseguir seu empréstimo

Precisando de empréstimo, mas a pontuação do seu score é baixa? Você não está sozinho. O índice de inadimplência aumentou no primeiro trimestre de 2021 e deve se agravar ainda mais por conta da pandemia e fim do auxílio.

Com certeza essas pessoas, mesmo precisando de dinheiro, já estão com um score baixo para conseguir.

Se você está precisando de crédito mas possui baixa pontuação, saiba que você ainda pode conseguir mesmo assim. Apesar do score baixo, ainda há como tomar empréstimo.

Aqui nesse artigo você também vai conferir como aumentar o seu score, para ter mais chances de crédito no futuro. 

O que é score de crédito e qual sua importância

As principais movimentações financeiras que fazemos, aquelas que exigem nossos dados, como é o caso do CPF, por exemplo, ficam registradas e vinculadas aos nossos nomes. Por isso, uma instituição financeira, empresa, ou serviço de proteção ao crédito, sabem se estamos ou não em dia com os nossos pagamentos. 

Os serviços de proteção ao crédito, como o SPC Serasa, recebem informações das empresas nas quais compramos algum produto ou serviço. Daí então é medida a nossa pontuação de score. Se somos bons pagadores, nosso score é alto, caso não, ele fica baixo.

Para entender um pouco mais sobre o score, é simples. Acompanhe:

  • Baixo – De 0 a 1000. ( se o seu score está abaixo de 300, por exemplo, é considerado baixo).
  • Médio – Entre 300 e 700.
  • Bom – Acima de 700 é considerado bom e é aqui que você consegue mais crédito. 

Com todos esses registros, na hora que vamos solicitar um empréstimo ou um cartão de crédito,  as instituições financeiras fazem uma pesquisa para avaliação do nosso score. O score mostra se você é um bom pagador, ou não. 

O que faz o score subir?

Existem algumas ações que você pode fazer, visando subir o seu score. Mas, se você não sabe qual é o seu, pode consultá-lo no site do Serasa. Lá, você também descobre se há dívidas em seu nome e se possui algum tipo de negociação. Se o seu score for baixo, você pode seguir alguns passos para conseguir subir a sua pontuação. 

Limpe seu nome

Se você possui dívidas e está com o nome sujo por conta delas, o primeiro passo é correr atrás de quitá-las, para conseguir um score mais alto.

Dependendo do tempo da dívida, você consegue uma boa negociação e uma redução no valor da sua conta.

O principal ponto para quem quer subir o score é limpar o nome. 

Descubra aqui a melhor estratégia para limpar o seu nome.

Tenha contas no seu nome

Quando você inclui seu nome em contas, como de água, luz, internet, o serviço de proteção ao crédito entende que você é consumidor e pagador.

Mas é claro que, para isso, é necessário pagar essas contas em dia. Por isso, colocar tudo no débito automático pode te ajudar.

Faça o cadastro positivo

O cadastro positivo pode te ajudar muito na hora de aumentar o seu score.

Com ele, o registro do seu comportamento financeiro fica mais atualizado e permite uma avaliação mais precisa, por conta do histórico recente. Com isso, a avaliação de risco fica muito melhor. 

Qual é o melhor score para pedir empréstimo?

Se você precisa fazer um empréstimo, seja para investir em algo ou por conta de alguma emergência, ainda assim existe uma margem para seu score ser aceito.

O mais comum para fazer um empréstimo, é ter um score acima de 700 pontos.

Entretanto, outras instituições, com base nas suas informações, pode oferecer crédito para um score médio, que varia entre 300 e 700 pontos.

Mas se o seu score é muito baixo, não se preocupe. Você ainda pode conseguir um empréstimo da mesma forma. 

6 Dicas para ter seu empréstimo, mesmo com score baixo 

Mesmo com um score baixo, é possível conseguir o empréstimo que você precisa.

No entanto, você pode se deparar com taxas de juros mais altas, ou oferecer bens como garantia, caso tenha.

Mas não é só o score que é levado em consideração quando você vai solicitar um empréstimo, por isso, manter alguns hábitos podem te ajudar na hora de conseguir o seu empréstimo:

1 – Tenha contas em seu nome. Já demos essa dica lá em cima para aumentar o score, mas ela também ajuda quando seu score ainda está baixo. Isso indica que você logo é um consumidor e que provavelmente tem dinheiro para pagar essas contas. 

2 – Aposte no Consignado. Mesmo com um score baixo, você ainda pode conseguir um empréstimo Consignado, já que você pode comprovar uma renda fixa mensal. O valor do empréstimo é abatido diretamente na folha ou do benefício do INSS. 

3 – Pague suas contas em dia. Mesmo com o score baixo, ao pagar suas contas em dia, além de aumentar gradativamente seu score, você mostra que não tem o hábito de ficar inadimplente. Com isso, fica mais fácil aprovar um empréstimo no seu nome. 

4 – Use bens como garantia. Se você possui imóveis ou um carro, pode muito bem solicitar um empréstimo, oferecendo os seus bens como garantia. Assim, você pode conseguir taxas de juros menores. 

5 – Peça um valor que não comprometa sua renda. Existem instituições financeiras que oferecem empréstimo para quem tem score baixo. No entanto, o risco de inadimplência é maior e os juros acabam sendo bem mais altos. Ao comprovar sua renda na hora de pedir o empréstimo, você mostra que pode pagar o valor solicitado, desde que não comprometa muito sua renda. Assim, a aprovação do crédito fica mais fácil. 

6 – Autônomos e Microcrédito. Se você é profissional autônomo e tem o nome negativado, ainda sim é possível conseguir um empréstimo a partir da comprovação de renda e movimentação bancária. Para os pequenos empreendedores, o microcrédito também pode ser uma solução.

Viu só? Se você tem o score baixo, é possível conseguir o empréstimo que você precisa. Se você precisa de indicações com as melhore opções de empréstimo para o seu perfil, é só escrever nos comentários, que te encaminhamos para nosso recomendador!