Se você tem um projeto em mente e está em busca de recursos para viabilizá-lo, muito provavelmente já se deparou com os termos “financiamento coletivo” ou “crowdfunding” em suas pesquisas, não é mesmo?
A popularidade desse tipo de financiamento tem crescido bastante nos últimos tempos, principalmente por conta do seu uso na internet. E foi pensando nisso que preparamos um conteúdo para lá de especial com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Boa leitura!
O que é financiamento coletivo?
O financiamento coletivo é um modelo de negócios bastante antigo, mas que se tornou muito popular nos últimos tempos, principalmente na internet. Nele, diversas pessoas se juntam para financiar um determinado projeto de interesse coletivo.
Em alguns casos, as pessoas que ajudam a financiar o projeto estão em busca de algum retorno que ele pode oferecer. No entanto, há casos em que as pessoas participam apenas pelo prazer de ajudar e de ver aquele projeto ganhar vida.
Esse tipo de sistema também pode ser encontrado por aí com outros nomes, como crowdfunding (termo em inglês que significa “financiamento coletivo” em tradução livre) ou simplesmente “vaquinha”.
O crowdfunding normalmente é feito por meio de campanhas online realizadas em alguma plataforma especializada. Nesses sites, o interessado cadastra o projeto e insere as informações sobre ele, tais como:
- O tempo que será gasto até o projeto ficar pronto;
- Como as pessoas podem ajudar a financiar esse projeto; e
- O que elas podem ganhar em troca desse financiamento.
Uma vez que o projeto está no ar, as pessoas poderão decidir se irão apoiá-lo ou não.
Que tipos de projetos aceitam o financiamento coletivo e qual a sua importância?
O financiamento coletivo pode ser utilizado para viabilizar projetos de qualquer segmento. Sendo assim, músicos, artistas plásticos, ONGs e até mesmo empresas privadas podem buscar recursos para seus projetos via crowdfunding.
Ou seja, existem oportunidades para todos!
Além disso, o financiamento coletivo é uma importante ferramenta para testar a viabilidade de alguns produtos no mercado. Isso porque permite analisar as chances que um produto tem de fazer sucesso e observar se as pessoas pagariam ou não para obtê-lo.
De uma maneira semelhante, o crowdfunding também permite verificar se uma ideia de negócio é realmente boa e se tem chances de sucesso. Existem, inclusive, modalidades específicas para esse tipo de financiamento, como o equity crowdfunding.
4 Melhores sites para fazer um crowdfunding
No Brasil e no mundo existem sites especializados em financiamento coletivo, cada um com as suas características. Por isso, confira os quatro melhores sites que podem ser utilizados para realizar um crowdfunding:
- Kickstarter: é a maior plataforma de financiamento coletivo do mundo e já arrecadou mais de US$ 2,4 bilhões para financiar mais de 106 mil projetos;
- Catarse: é a primeira e, também, a maior plataforma de crowdfunding do Brasil. No ar desde 2011, a plataforma já financiou mais de 2.500 projetos e arrecadou mais de R$ 44 milhões;
- Vakinha: é um dos sites mais populares de financiamento do Brasil e bastante utilizado por pessoas físicas que precisam arrecadar dinheiro para financiar seus projetos. No ar desde 2009, a plataforma já ultrapassou os 400 mil projetos cadastrados;
- Kickante: trata-se de uma plataforma de crowdfunding que aceita projetos dos mais variados. O seu grande diferencial é permitir que as pessoas paguem a sua contribuição parcelada.
Como fazer um financiamento coletivo? Pré-requisitos e passo a passo
Tem interesse em iniciar um financiamento coletivo? Você está no lugar certo! Confira o que você precisa fazer para iniciar o seu projeto ainda hoje e captar recursos para viabilizá-lo.
O primeiro passo é procurar por uma plataforma de crowdfunding e cadastrar o seu projeto. Nesse momento, é importante que você defina um título chamativo para a sua campanha e que demonstre os benefícios do projeto para o grupo de pessoas que você deseja atingir.
Em seguida, você deve definir uma meta em dinheiro para o financiamento coletivo. Nesse momento, lembre-se de inserir valores realistas e efetivamente permitam que o seu projeto possa sair do papel.
Algumas plataformas também permitem que você configure algumas recompensas para os apoiadores, o que pode potencializar a capacidade do seu projeto em atrair interessados.
O texto de sua campanha também é um importante aliado para o sucesso do projeto. Nesse sentido, o ideal é caprichar para escrever um texto bem convincente e que desperte o desejo nas pessoas de investir em sua iniciativa.
Por fim, lembre-se de divulgar ao máximo o seu projeto para que cada vez mais pessoas possam tomar conhecimento. Para isso, uma dica importante é utilizar as redes sociais, pois são uma forma simples de alcançar um número gigantesco de pessoas.
E você, ainda tem alguma dúvida sobre o financiamento coletivo? Escreva para a gente aqui nos comentários e não deixe de conferir outros conteúdos interessantes como este aqui no Plusdin.