Cartão Cidadão: o que é e para que serve

Plusdin explica em detalhes as funções do magnético da Caixa; saiba como ele pode ser solicitado

Cartão Cidadão
Por: Ariane Terrinha em 25/06/2020

O Cartão Cidadão é um cartão  magnético emitido pela Caixa Econômica Federal gratuitamente, juntamente com o Governo Federal.

Embora seja parecido fisicamente com qualquer outro cartão de débito existente, sua função é outra.

Com ele você pode consultar e receber os benefícios, estabelecidos por Lei dos serviços sociais e trabalhistas, em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa presentes no país.

Nesse post te mostraremos quem tem direito ao Cartão Cidadão, quais documentos são necessários para pedir o seu e como usar o Cartão Cidadão.

Por aqui você vai entender itens como:

  • Quem tem direito ao Cartão Cidadão;
  • Quais operações podem ser realizadas com o Cartão Cidadão;
  • Como emitir Cartão Cidadão;
  • Como fazer a senha do Cartão Cidadão

Vamos começar a leitura, então?

Cartão Cidadão: quem tem direito a ele

Este cartão é específico para você que precisa receber e sacar seus benefícios sociais ou trabalhistas e não possui conta na Caixa.

Ele garante que o trabalhador não precise ficar dias esperando para pegar um benefício que é seu por direito simplesmente porque não tem uma conta no banco.

Por isso, para trazer rapidez e agilidade nos saques dos benefícios, a Caixa Econômica deposita mensalmente seu dinheiro no Cartão Cidadão, e você pode pegá-lo na hora que precisar.

Outro ponto importante: este cartão só é emitido quando há benefício disponível para o indivíduo, e pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica.

Sendo importante, inclusive, para consultar saldos e extratos do FGTS, ou conferir se tem o direito a mais um benefício concedido pelo Governo Federal citado acima.

Qual é a função do Cartão Cidadão

Vamos reforçar: o Cartão Cidadão é para quem possui benefícios trabalhistas e/ou sociais. A ideia é que seja possível fazer transações bancárias – mais especificamente saque.

E usado também para consultarFGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Bolsa Família. Quem  não possui conta na Caixa também pode ser um portador do Cartão Cidadão.

Operações que podem ser realizadas com o Cartão Cidadão

Diferente dos outros cartões do mercado, o Cartão Cidadão não pode ser usado para efetuar compra – nem em loja físicas, nem de maneira online.

Assim sendo, sua função é  total e exclusivamente focada em servir de ponte entre os brasileiros que não são clientes Caixa aos benefícios cedidos pelo Governo Federal.

A grande vantagem que destacamos neste artigo é que ao invés de todos os beneficiários irem para um mesmo local receber seu dinheiro, é completamente possível fazer o saque do benefício em postos de pagamento autorizados.

Na lista de postos estão as casas lotéricas,  por exemplo. O saque pode ser realizado na hora que desejar e o usuário pode escolher um ponto perto do seu endereço residencial, por exemplo.s operações que podem ser realizadas com ele são:

  • Consultar saldo e Extrato do FGTS;
  • Efetuar saque da conta vinculada ao FGTS até o limite de R$ 1.500;
  • Consultar Saldo de quotas do PIS;
  • Receber benefícios referentes aos programas de transferência de renda, abono salarial, rendimentos do PIS e seguro desemprego.

É fácil consultar o saldo do Cartão Cidadão?

Sim. Consultar o saldo do seu cartão é muito simples, basta acessar este link e fazer seu login com o CPF, Nis ou e-mail. Depois clique em “Cadastrar / Esqueci minha senha” para cadastrar uma senha exclusiva para o site que te permite visualizar as informações do seu cartão.

Retorne à página principal e faça seu login com a nova senha cadastrada. Ao logar, selecione o benefício que deseja saber se a quantia foi depositada e seu valor, e os dados serão exibidos na sua tela.

Se preferir, ainda pode ligar para o atendimento Caixa no número 0800 726 0207 para consultar seu saldo.

Como emitir o Cartão Cidadão

Para ter acesso ao Cartão Cidadão, é necessário que você esteja cadastrado no PIS/PASEP (Programa de Integração Social), Número de Inscrição Social (NIS), ou no número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

Sua emissão é gratuita e ele não cobra taxa de anuidade.

Infelizmente, não é possível pedir seu cartão Cidadão pela internet, apenas por telefone (após confirmação de dados), ou pessoalmente.

Se você já confirmou seu direito sobre algum benefício social ou trabalhista e ainda não tem conta na Caixa, basta ligar para o telefone de atendimento ao cidadão 0800 726 0207, ou ir em qualquer agência da Caixa com os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade com foto;
  • Carteira de Trabalho;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Rendimento do PIS, Abono Salarial ou Seguro Desemprego

O telefone do atendimento Caixa só pode ser utilizado entre as 10 e as 18 horas de segunda à sexta.

Temo como fazer o Cartão Cidadão pela internet?

Infelizmente não. Para solicitar este cartão é obrigatório ir até uma agência da Caixa. Para tanto, tenha em mãos RG, CNH ou carteira de trabalho. A solicitação por telefone é um pouco mais fácil; você só precisa ter em mãos o número do PIS/PASEP.

Como fazer minha senha do Cartão Cidadão

É importante informar que ao fazer o cartão, uma senha única deve ser cadastrada no sistema da Caixa. Ela vai garantir seu atendimento de forma prática e segura nos terminais de autoatendimento Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, Agências ou Pontos de Atendimento do banco.

Para fazer essa senha, basta ir a uma Unidade Lotérica com seu cartão e um documento oficial, que pode ser:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
  • Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.);
  • CTPS – modelo informatizado;
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte, etc.

Agora conta aqui pra gente: esse artigo foi relevante para você? Conte nos comentários o que achou sobre ele. E continue ligado no conteúdo do Plusdin. 

17 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*