Cartão de débito: entenda como funciona

Se você está querendo esclarecer suas dúvidas entre as principais diferenças entre cartão de crédito e debito, o Plusdin é o lugar ideal.

Por: Ariane Terrinha em 05/05/2021
Cartão de crédito ou débito

Os cartões se tornam, a cada dia, o meio mais fácil, prático e comum de pagar compras, sejam elas físicas ou até mesmo virtuais. Porém, no momento de efetuar o pagamento, existe um embate que assola muitos consumidores: cartão de crédito x cartão de débito, qual é o melhor?

Se você sempre tem essa dúvida, fique tranquilo, pois não é o único! Afinal, quem nunca ficou pensando na hora de escolher qual usar para pagar uma compra, não é mesmo?!

No texto abaixo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas a respeito das duas modalidades, contaremos as vantagens de cada um e daremos dicas sobre qual é o mais aconselhado para determinadas situações. Continue conosco.

Qual a diferença entre cartão de crédito e cartão de débito?

O cartão de débito é um cartão em que você paga com o dinheiro que já tem, ou seja, gasta o que já está na sua conta corrente. Ele é como se fosse dinheiro vivo, mas com a praticidade de um cartão.

Já o cartão de crédito funciona como uma espécie de empréstimo no qual você faz a compra e só precisa pagar depois de alguns dias, no vencimento da fatura. Além disso, nessa modalidade de cartão, é possível escolher pagar à vista ou parcelado.

Porém, fique atento: no último caso, é possível que sejam cobrados juros que incidirão sobre o valor do bem e/ou serviço.

Cartão de Crédito: entendendo mais sobre ele (leia sobre débito abaixo)

O cartão de crédito nada mais é que uma forma de empréstimo em que o banco ou instituição financeira oferece ao cliente. É uma maneira muito prática para pagar suas compras e, se usado com sabedoria, pode ser um grande amigo que vai te auxiliar na organização de seus gastos.

Conheça mais sobre essa forma de pagamento nos tópicos abaixo:

Como funciona

O cartão de crédito é uma modalidade de pagamentos que pode tornar sua vida financeira mais prática. É um tipo de empréstimo cedido pelo banco ao usuário. Com ele é possível efetuar compras e pagar num prazo de 30 a 40 dias, dependendo do fechamento e vencimento de sua fatura.

Outro diferencial do cartão de crédito, é a possibilidade do parcelamento de suas compras, o que permite que você compre um produto de maior valor, sem comprometer muito seu orçamento mensal.

Essa modalidade pode ser usada tanto em estabelecimentos físicos, com a tradicional maquininha, quanto em transações online, informando número do cartão, nome do titular, validade e CVV combinados com o CPF do titular. 

Vantagens

Uma das grandes vantagens do cartão de crédito é poder realizar uma compra agora e pagar apenas daqui a 30 ou 40 dias. Além disso, seus pagamentos ficam em uma única fatura, ajudando a organizar e mapear seus gastos.

Outra vantagem é que, no caso de compras de alto valor, esse tipo de cartão pode ajudar a não estourar o orçamento mensal através do parcelamento da despesa. 

Também é importante citar os programas de fidelidade, benefícios e milhas, que oferecem algumas recompensas pelos gastos realizados com o cartão. 

Cartão de Débito: vamos entender um pouco sobre ele (leia sobre crédito acima)

O cartão de débito funciona como o próprio dinheiro. Através dele, você faz compras retirando o valor diretamente de sua conta corrente. É uma forma muito prática de fazer suas compras, já que essa modalidade é aceita em quase todos os estabelecimentos atualmente. 

Conheça mais sobre esse tipo de cartão abaixo:

Como funciona

Conforme dito acima, o cartão de débito funciona como dinheiro, retirando o valor do gasto direto de sua conta corrente. Esse cartão, assim como o de crédito, pode ser usado através das maquininhas em estabelecimentos físicos, e também on-line, mediante seus dados e uma senha pré-estabelecida. 

É importante ressaltar que você só poderá usar o cartão de débito caso tenha saldo em sua conta corrente ou tenha agregado o cheque especial disponível. Caso contrário, a transação será negada.

Vantagens

Apesar de funcionar como dinheiro vivo, uma das grandes vantagens do cartão de débito está no quesito segurança. Afinal, o que está na sua carteira é o cartão, e não dinheiro, então, em caso de roubo, é possível bloqueá-lo, impedindo maiores prejuízos.

Além disso, a possibilidade de acompanhar seus gastos através do extrato e aplicativo do banco pode ajudar a controlar melhor os gastos. Isso sem mencionar a facilidade para fazer compras com valores “quebrados”, sem precisar contar moedas, e a alta aceitação já que quase todo estabelecimento trabalha com a modalidade hoje em dia.

Os cartões de débito também não costumam cobrar taxas como os de crédito, a não ser que você precise fazer um saque da conta corrente e por alguns raros bancos.

Crédito ou débito: quando usar cada um?

Já sabemos que ambos os cartões têm suas vantagens no nosso dia a dia. Mas, você sabe em qual situação deve-se usar cada um deles? Acompanhe abaixo:

Compras do dia a dia

Para as compras do dia a dia, o cartão de débito é a melhor opção, já que evita excessos e gastos desnecessários, pois você não poderá gastar um dinheiro que não tem. É interessante, também, registrar seus gastos e fazer um balanço ao fim do mês, para ver se está gastando com coisas desnecessárias.

Compras internacionais

Diversas bandeiras de cartão de crédito oferecem a modalidade internacional, fazendo com que a função débito se transforme automaticamente nela quando você está fora do país. Consulte seu banco para saber se ele disponibiliza essa variante e se ela está disponível para você. Mas lembre-se sempre de tomar cuidado com a taxa de câmbio e demais tarifas agregadas para não se assustar quando a fatura chegar.

Compra parcelada

Nesse caso, só há uma opção: o cartão de crédito. Isso porque o cartão de débito não oferece a possibilidade de parcelar a compra, ela poderá ser realizada apenas à vista, ou seja, de uma só vez. 

Produtos ou serviços mais caros

Para compras de produtos e serviços mais caros, o cartão de crédito pode ser uma boa opção, pois faz com que você não estoure seu orçamento mensal através da possibilidade de parcelamento. 

Obtenção de descontos

Como o pagamento no débito é sempre à vista, muitos estabelecimentos oferecem descontos para essa modalidade. Por isso, não deixe de perguntar ao atendente da loja se há algum desconto caso pague sua conta dessa maneira.

Possibilidade de recompensas 

Em relação às recompensas, certamente o cartão de crédito é a melhor opção. Essa modalidade oferece programas de fidelidade e benefícios com pontos/milhas, que, ao serem acumulados, podem ser trocados por recompensas, como passagens aéreas, salas VIP em aeroportos, descontos e produtos selecionados.

Quanto maior seus gastos no cartão, maiores serão as recompensas e benefícios.

Controle de finanças

Para controle de finanças, o cartão de débito se torna a melhor alternativa, uma vez que você não poderá gastar um valor maior do que tem na conta corrente ao utilizá-lo. 

Porém, desde que usado com parcimônia, o cartão de crédito também pode ajudar no seu controle. Isso porque, com a opção de parcelamento você evita estourar o orçamento mensal, além de conseguir controlar seus gastos através de uma única fatura.

Cuidados e segurança para ter com seu cartão de crédito e débito

É sempre bom reforçar que cuidados e segurança com seus cartões nunca são demais. Para isso, algumas medidas são essenciais. Venha ver como se prevenir da melhor maneira com cada um dos cartões:

Cartão de crédito

Veja algumas medidas de segurança com seu cartão de crédito:

  • Nunca forneça ou confirme os dados do seu cartão por ligações se identificando como funcionário do seu banco;
  • Nunca envie fotos ou imagens escaneadas do seu cartão para terceiros;
  • Nunca insira os dados do seu cartão em sites que você não tenha 100% de confiança na procedência
  • Nunca informe o código de segurança do seu cartão à terceiros;
  • Sempre confira a fatura do cartão. Em caso de gastos desconhecidos, entre em contato com a central de atendimento imediatamente.

Cartão de débito

Assim como o cartão de crédito, o cartão de débito também pode ser alvo de fraudes, por isso, não deixe de seguir as nove medidas abaixo:

1 – Compre em estabelecimentos renomados;

2 – Evite passar os dados do seu cartão de débito, principalmente o CVV;

3 – Confira sempre se o valor da compra coincide com o valor digitado pelo lojista;

4 – Somente insira o cartão após o lojista digitar o valor da compra;

5 – Evite, ao máximo, fazer compras on-line com cartões de débito, optando por cartões de crédito ou virtuais;

6 – Use senhas fortes e únicas, de preferência com autenticação multifatorial

7 – Verifique regularmente os extratos bancários

8 – Não compre através de redes Wi-Fi públicas não seguras e use uma VPN (rede privada virtual) quando possível

9 – Prefira carteiras digitais como o PicPay e PayPal em vez de cartões de débito.

Afinal, o que é melhor? Cartão de débito ou cartão de crédito?

Conforme vimos, os cartões de crédito e débito podem ter muitas vantagens se usados da maneira correta. Ambos são maneiras seguras e fáceis de realizar suas compras e organizar seus gastos, mas devem ser usadas com sabedoria.

Analise seu momento financeiro, o quanto pode gastar mensalmente e não deixe de levar tudo isso em consideração no momento da compra. Afinal, o mais importante é sempre tentar manter sua saúde financeira em dia para evitar sustos e endividamentos futuros.

Lembrando sempre: o Plusdin sempre te traz dicas incríveis sobre educação financeira. Não deixe de acompanhar.