Como ficar rico: você já se imaginou com muita grana? Nós também!

Toda jornada de 10 mil passos começa com o primeiro; saiba como ficar rico e iniciar o seu planejamento na busca dos seus sonhos

Por: Pamela Gaudio em 29/04/2021
Como ficar rico: fazer um planejamento financeiro é uma das estratégicas

Imagina só que maravilha se você fosse rico? Tenho certeza que são muitos os sonhos e ambições de quem não tem muito dinheiro. Lidar com essa barreira pode ser fácil para alguns, mas um pouco mais difícil para outros.

Mas o dinheiro não precisa ser um entrave na sua vida. Na verdade, você precisa fazer dele uma ferramenta prazerosa. Todo mundo precisa de dinheiro e a riqueza é algo relativo. 

O que é ser rico para você?

A riqueza não está na quantidade de dinheiro que você possui, mas sim em como você consegue gastar bem o seu dinheiro, nas coisas que você precisa e ainda assim não passar nenhum sufoco financeiro.

Se você atingir esse patamar, com certeza atingiu a riqueza que tanto procura. Se você ainda não chegou nesse ponto, esse artigo pode te ajudar nessa tão sonhada missão de como ficar rico. 

Iniciando a jornada de como ficar rico

Você quer ficar rico mas não sabe nem por onde começar? Então você está no lugar certo. Toda grande jornada começa com o primeiro passo. Se você acertar no início, tem grandes chances de colher os resultados que procura.

O processo de enriquecimento pode acontecer de várias formas:

  • Ser herdeiro;
  • Ter ganhado na loteria;
  • Ter feito planejamento financeiro;

Em qual das três opções você se encaixa? Se chegou até aqui, muito provavelmente a terceira opção é o seu caso. A sua jornada de como ficar rico tem início no planejamento financeiro. Quem não se organiza nas finanças, passa perrengue todo santo mês. 

Os primeiros passos de como ficar rico

Ser rico de dinheiro também exige ser rico em conhecimento. Nessa parte, você precisará investir em cursos, livros, ou seja, toda possibilidade de estudos que vão te fazer alcançar sua liberdade financeira e a tão sonhada riqueza. 

Logo, é preciso dedicar tempo para se tornar rico. Mais adiante falaremos sobre os investimentos educativos que você terá que fazer. Inicialmente, você precisa começar a trabalhar sua organização e disciplina.

Muitas pessoas têm medo de colocar as contas no papel, com medo de se assustar com a forma que o dinheiro é gasto. Mas já adiantamos que essa é a melhor forma de conseguir controlar o seu dinheiro para que ele não te controle. 

Como ficar rico: organizando sua vida financeira 

Para iniciar a organização da sua vida financeira, na busca de como ficar rico, você precisa fazer uma análise profunda das suas finanças.

Se você possui um negócio ou é assalariado, precisa colocar seus ganhos no papel, para ter uma real noção de quanto você ganha, qual é a sua renda real. 

Depois disso, é preciso analisar os seus gastos. Sabemos que existem as contas fixas e as variáveis. A diferença entre gastos e ganhos é o seu real dinheiro.

Mas é possível aumentar essa margem, tentando reduzir o valor das suas contas fixas e eliminando os gastos variáveis que não são necessários. 

Muitas vezes optamos por facilidades. O parcelamento do cartão, o pagamento a prazo, uma série de formas que acabam comprometendo o nosso dinheiro, ao gerar a ilusão de que estamos economizando. 

A economia real é aquela onde você usa o seu dinheiro de forma inteligente. Todas as coisas que você consome são essenciais na sua vida? Existem outros objetivos pelos quais você pode abrir mão de algumas coisas no momento atual?

Geralmente a resposta dessa pergunta é sim. 

Como ficar rico: economizando para aumentar a fortuna

Iniciar um projeto de economia é um trabalho difícil no começo, mas depois costuma ser recompensador. Você precisa estabelecer objetivos se procura economizar. Isso te trará mais satisfação na jornada, facilitando na hora de abrir mão de algumas coisas para priorizar outras. 

Como ficar rico: fazendo o seu dinheiro trabalhar para você

Depois que você organizou suas finanças, realocou gastos e eliminou dívidas, é hora de aplicar o seu dinheiro de forma inteligente. E como isso acontece? Investindo. 

O universo do mercado financeiro traz diversos investimentos que podem fazer o seu dinheiro render de uma forma satisfatória, mas é preciso estar atento aos investimentos que mais se encaixam com o seu perfil. 

Para economizar e ter uma renda considerável guardada, os investimentos de renda fixa são a melhor opção, pois são indicados para ganhos a longo prazo e para pessoas com um perfil mais conservador. 

Com ficar rico: vamos falar sobre investimentos?

Você só terá uma boa noção do que fazer com as suas economias estudando. Organizar sua financeira também inclui dedicar algum tempo para estudar sobre esse universo. Em um primeiro momento você pode achar que é um assunto difícil, mas na verdade, ele é completamente baseado na realidade, logo é muito didático e fácil de aplicar no dia a dia. 

Se você gosta de ler, pode querer adquirir livros sobre finanças que irão te ajudar nessa jornada. Neste outro artigo separamos alguns livros sobre educação financeira que são imprescindíveis para quem quer ter sucesso financeiro. 

Além dos livros, você pode optar por cursos sobre educação financeira e mercado financeiro. Em algumas plataformas é possível encontrar bons cursos que são oferecidos de forma gratuita e com uma grade flexível de horários, para você aprender no momento mais tranquilo do seu dia. 

Além dos cursos, você também pode optar por consumir conteúdo de educação financeira no YouTube, onde existem diversos canais voltados para o tema. 

Como já falamos acima, a disciplina precisa estar presente nessa jornada sobre como ficar rico. Atualmente, existem diversos aplicativos voltados para ajudar a organizar o dia a dia do seu dinheiro.

Ao invés de usar planilhas mirabolantes, você pode ter um app que conecta toda sua vida financeira em um único lugar, te dando um panorama detalhado sobre suas finanças. Assim, você toma decisões mais assertivas sobre o seu dinheiro. 

Como ficar rico: mantenha-se no caminho

Ao começar essa jornada para enriquecer, é preciso ter constância e não desmoronar mediante a primeira dificuldade. A persistência é uma das principais características de quem obtém sucesso financeiro.

Por isso, comece hoje mesmo a organizar o seu dinheiro e você verá os frutos muito em breve.

Ah, e não deixe de conferir nossos conteúdos em formato de Stories!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*