9 dicas de filmes e documentários sobre consumismo para refletir

Por: Pamela Gaudio em 16/04/2024
filmes e documentários sobre consumismo

Com toda a certeza, o consumismo é um problema moderno e que afeta o mundo inteiro. Existem filmes e documentários sobre consumismo que são muito importantes para aprender sobre o tema. 

A prática do consumismo é danosa ao meio ambiente, além de afetar o planejamento financeiro das pessoas. 

Eventualmente, esse é um assunto abordado de diversas maneiras. Assim, existem diversos filmes e documentários sobre consumismo. 

Assistir um filme sobre o assunto é uma das principais formas de aprender sobre o consumismo. 

O que é consumismo?

Mas afinal de contas, o que é o consumismo? Conforme definição, é um consumo excessivo ou seja, exagerado e sem necessidade. 

É quando existe o consumo inconsequente de serviços ou produtos que não são necessários naquele momento. 

Para ilustrar, podemos citar, por exemplo, aquela pessoa que é fã da Apple. Assim, ela adquire um iPhone a cada lançamento do celular. 

Entretanto, será que isso é realmente necessário? Ela precisava trocar de celular naquele momento, ou só queria um novo para acompanhar as tendências?

Com a expansão do capitalismo após a revolução industrial, o consumismo passou a ser cotidiano nas sociedades modernas. 

Dessa forma, as pessoas passaram a consumir além do necessário e isso se tornou uma patologia. 

Filmes e documentários sobre consumismo

Contudo, dá para entender o consumismo de um jeito ainda mais fácil. 

A fim de educar sobre a prática do consumo excessivo, separamos uma lista de filmes e documentários sobre consumismo para te fazer refletir sobre o tema. 

Os filmes e documentários citados podem ser encontrados na maioria das plataformas de streaming. 

Estou me guardando para quando o Carnaval chegar

Brasileira, essa obra traz uma reflexão sobre a produção industrial e, consequentemente, o consumo desenfreado. 

O documentário relata o dia a dia dos moradores de Toritama, cidade de Pernambuco, que é um centro de produção de jeans, conhecida como a Capital do Jeans

As peças são produzidas em fábricas caseiras, sem estrutura adequada. No entanto, os trabalhadores são os seus próprios “patrões”. 

Dessa forma, eles trabalham intensamente na fabricação de pelo menos 20 milhões de peças de jeans ao longo do ano. 

No entanto, é apenas no Carnaval que os trabalhadores param a produção. Com o valor das vendas, muitos querem aproveitar o feriado em praias do litoral Nordeste. 

A obra traz uma perspectiva regional de como os habitantes locais exercem certa “autonomia”, ao mesmo tempo em que se desdobram para trabalhar para terem um certo descanso de poucos dias. 

Vivendo com um dólar

Com toda a certeza, esse não poderia ficar de fora da lista de filmes e documentários sobre consumismo.

Em segundo lugar, Vivendo com um dólar se trata de um documentário que traz a experiência de quatro jovens. 

Todos os envolvidos estudaram economia nos Estados Unidos. Dessa forma, decidem ir para a Guatemala e viverem apenas com um dólar por dia. 

O objetivo do grupo é mergulhar na vivência da pobreza e entender como ela funciona para a maioria das pessoas no mundo.

Além disso, o documentário também quer atrair atenção do público para o tema da desigualdade social, que afeta milhões de pessoas. 

A crítica se dá principalmente sobre como a escalada para a riqueza não se trata de uma questão de boa vontade ou esforço. 

Certamente, a falta de acesso a serviços básicos, como saneamento, moradia e alimentação digna são as grandes responsáveis pela desigualdade que assola o mundo. 

A experiência durou, ao todo, 56 dias. Posteriormente, os jovens criaram uma ONG para ajudar a combater a pobreza. 

Filmes e documentários sobre consumismo: O verdadeiro custo

Você já parou para pensar como a maioria das peças de roupa ao redor do mundo são produzidas?

O filme The True Cost, (o verdadeiro custo, em português), traz uma crítica sobre o consumo excessivo no mercado da moda. 

As fast fashion, empresas que possuem um alto giro de peças ao longo do ano, são as principais criticadas nesse filme. 

Com uma alta produção de roupas e em pouco tempo, a matéria-prima utilizada é de baixa qualidade, o que leva a peças sem durabilidade e que não valem o preço. 

Por trás dessa indústria, existem milhares de trabalhadores que ficam horas e horas produzindo peças para ganhar centavos, por exemplo. 

Os delírios de consumo de Becky Bloom

Um clássico, Os delírios de consumo de Becky Bloom não poderia faltar nessa lista sobre filmes e documentários sobre consumismo. 

Em resumo, o filme retrata a história de uma garota que é viciada em compras e, consequentemente, isso traz grandes problemas financeiros. 

A ironia fica por conta do fato de Rebecca, a personagem principal, ser uma jornalista especializada em mercado financeiro. 

Certamente, ela não sabe como gerenciar o próprio dinheiro e está com muitas dívidas acumuladas. 

Filmes e documentários sobre consumismo: O preço do amanhã

Você já parou para pensar que o tempo é a moeda mais valiosa do mundo? Pois é, imagine que, da noite para o dia, não existisse mais dinheiro e o tempo fosse a moeda de troca. 

Nessa trama, para evitar a superpopulação da Terra, os habitantes são programados para viverem até os 25 anos de idade. 

No entanto, é possível viver mais se você ganhar mais tempo para isso. Mas como conseguir?

No filme, a expressão “tempo é dinheiro” faz todo o sentido.

Enquanto alguns podem até se tornarem imortais, outros pedem esmola ou até mesmo roubam um pouco mais de tempo de outras pessoas, apenas para chegarem vivas ao final de mais um dia. 

Na natureza selvagem

Já pensou em abdicar de tudo que existe no mundo moderno e embarcar em uma jornada para viver na natureza?

Into the Wild (Na natureza selvagem), encerra nossa lista de filmes e documentários sobre consumismo. A obra relata uma história real de Christopher McCandless. 

O jovem abre mão de uma boa vida para encontrar liberdade vivendo na natureza. Ele documenta suas viagens e vive experiências incríveis e complicadas, longe do conforto da sociedade moderna. 

Filmes e documentários sobre consumismo: Wall-e

Por fim, Wall-e é um bom filme para abordar o tema da educação financeira ainda na infância. 

O filme já é um clássico e tem como questão central a sustentabilidade. Certamente, o mundo onde se passa Wall-e chegou a esse estado por conta da ação do homem. 

Obviamente, isso tem relação com a sociedade do consumo que acaba por negligenciar a importância da preservação e da natureza.

A história das coisas

“The Story of Stuff” é um documentário que aborda o ciclo de vida dos produtos de consumo, desde a extração de recursos naturais até o descarte final, destacando os impactos ambientais, sociais e econômicos ao longo desse processo.

O documentário foi lançado em 2007 e foi criado pela ativista ambiental Annie Leonard.

O filme desafia a ideia de que o crescimento econômico contínuo e o consumo excessivo são benéficos para a sociedade, destacando os problemas de desperdício, poluição e exploração dos recursos naturais que surgem desse modelo.

A história das coisas ambém explora questões como obsolescência programada, consumo consciente, justiça social e responsabilidade corporativa, refletindo sobre como nossas escolhas de consumo afetam o planeta e as comunidades ao redor do mundo.

Veja aqui também o que é stop loss, como funciona? Saiba como a ferramenta pode te ajudar?

Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam

Por fim, esse documentário explora o movimento minimalista, que promove um estilo de vida baseado em ter menos coisas materiais e buscar uma existência mais significativa focada no que é realmente importante.

O filme discute os motivos pelos quais as pessoas buscam o minimalismo, incluindo o desejo de simplificar suas vidas, reduzir o estresse, encontrar mais tempo para o que realmente importa e diminuir o impacto ambiental do consumo excessivo.

Além disso, “Minimalism” explora questões relacionadas ao consumismo, publicidade, felicidade e bem-estar, desafiando a noção de que a posse de mais bens materiais leva a uma vida mais satisfatória.

No geral, o documentário oferece uma reflexão profunda sobre como podemos encontrar felicidade e realização ao buscar uma vida mais simples, focada em valores e relacionamentos significativos, em vez de acumular coisas materiais.

Gostou da nossa lista de filmes e documentários sobre consumismo? Então compartilhe esse conteúdo com alguém e continue lendo o Plusdin.