Entenda como receber pela conta digital de maneira simples

Veja os formatos para receber pela conta digital e como realizar as operações

como receber pela conta digitla
Por: Graziely Rammos em 28/04/2021

Você sabia que tem diversas formas de receber pela conta digital com praticidade e de qualquer lugar? Transferências, depósitos e até mesmo cashback são algumas das possibilidades para enviar valores em sua conta. 

Se você ainda não conhece os formatos e nem como realizá-los, não precisa se preocupar! Neste artigo, vamos te explicar como você pode receber valores em sua conta de forma simples. 

Funcionamento de uma conta digital

A conta digital é uma alternativa mais simples para você realizar serviços bancários com a proposta de fazer tudo de maneira cômoda. Utilizando de canais digitais, a conta traz ao usuário a possibilidade de executar operações pelo celular em poucos cliques. 

Sendo assim, o usuário poderá fazer diversas transações que são comuns em nosso dia a dia, como:

  • Pagar faturas de cartão de crédito e contas de consumo; 
  • Sacar e depositar valores;
  • Transferir dinheiro entre contas de um mesmo banco ou para instituições diferentes; 
  • Consultar saldos e extratos em tempo real; 
  • Controlar de forma eficiente os gastos com cartão de débito ou crédito; 
  • E diversos outros serviços. 

A possibilidade de receber pela conta digital também existe, afinal é uma das operações mais usadas pelos usuários. Há algumas formas de entrar dinheiro na sua conta que inclusive você já até conhece. Mesmo assim, expliquei em mais detalhes como cada uma funciona, por isso continue a leitura. 

Como receber pela conta digital: principais formas

Seja pela forma tradicional ou através de soluções digitais, receber dinheiro em sua conta digital é uma realidade. Você pode efetuar transferências de uma conta tradicional para a digital, emitir boletos para depósito, entre outras alternativas. 

Muitos dos processos são executados online, sem a necessidade de enfrentar longas filas nas agências. A ideia é que você possa receber pela conta digital com praticidade, a qualquer hora e lugar. 

Por isso, listei as principais formas de entrar dinheiro na sua conta digital, confira a seguir:

Transferências 

As transferências são o formato mais popular na hora de receber algum valor em conta, até mesmo nas opções de instituições tradicionais. O usuário consegue enviar dinheiro de uma conta a outra de duas maneiras: 

  • Por TED e o dinheiro é compensado no mesmo dia; 
  • Ou por DOC em que o valor cai no próximo dia útil. 

As operações têm algumas regras de execução. Por exemplo, o TED só é compensado no mesmo dia se a operação ocorrer até às 17h. Após esse horário, ela fica agendada para o próximo dia útil. 

No geral, uma transferência por TED pode levar de minutos a horas para ser compensada, mas costuma ser um processo rápido. 

Já o DOC tem um horário mais estendido para realizar a operação, uma vez que ele pode ser feito até às 22h. Esse é o prazo limite para que a compensação do valor ocorra no próximo dia útil. Se o usuário fizer a transferência após esse horário, o dinheiro pode levar mais tempo para entrar na conta. 

Agora existe a possibilidade de transferência instantânea, cuja operação é uma novidade e promete substituir esses formatos. Falo sobre ela no tópico a seguir. 

Pix

O Pix é uma modalidade de transferência lançada no final de 2020 e ganha destaque pela rapidez da compensação. Os valores enviados entram em segundos na conta, sendo uma transação instantânea. 

A praticidade não está relacionada apenas ao tempo para compensar o valor, mas também na forma que o Pix é feito. Ao contrário das transferências convencionais, que o usuário precisa dos dados e dígito da conta, aqui ele utiliza apenas uma chave. 

A chave Pix, como é chamada, pode ser um dado do usuário, de modo a padronizar essa informação que pode ser utilizada em outras instituições. 

Por exemplo, se você possui conta no Neon e Itaú e o usa seu CPF como chave, é possível realizar transferências para ambas. Isso só é permitido porque as duas foram cadastradas com esse dado.

Além do CPF, o usuário pode utilizar outras informações pessoais como chave:

  • Número do telefone celular;
  • E-mail;
  • Ou uma chave aleatória gerada no aplicativo. 

O Pix é uma tecnologia que torna dinâmica essa operação, também se apresentando como um modelo seguro e muito mais simples. 

Depósitos

Outro formato para receber pela conta digital são os depósitos, mais uma operação tradicional e que todo mundo conhece. A diferença é que no digital a transação muda um pouco a maneira de ser realizada. 

Os usuários precisam gerar um boleto de pagamento com o valor que desejam depositar para que o dinheiro entre na conta. A emissão é feita no aplicativo e ele pode pagar o boleto em outra conta bancária ou presencialmente. Em até 3 dias úteis o dinheiro entra na conta para ser usado como quiser. 

Algumas instituições também apresentam o depósito da forma que conhecemos: na agência feita no caixa eletrônico. Essa é uma alternativa adotada por contas digitais administradas por bancos tradicionais, caso da Next, por exemplo. 

Portabilidade de salário

A portabilidade de salário é mais um serviço tradicional apresentado de maneira simplificada nas contas digitais. Também é uma opção para receber pela conta digital sem ter dores de cabeça. 

Não são todas as instituições que oferecem esse serviço, mas você irá encontrá-lo nas contas:

  • Neon;
  • Nubank;
  • Banco Inter;
  • PagBank;
  • Banco Original;
  • Next. 

Essas são apenas algumas alternativas de bancos que oferecem a portabilidade de salário. O serviço é a saída para quem recebe em bancos tradicionais por opção da empresa, mas quer manter o dinheiro em uma conta digital. Ao ter o salário depositado, automaticamente ele é transferido para a conta de destino e pode ser movimentado. 

Para que isso aconteça, é necessário que o titular da conta habilite a portabilidade, processo esse feito por aplicativo. As instruções para realizar a transação variam de conta para conta, porém é algo simples e feito em minutos. 

Cashback

Essa é uma transação que devolve valores para o usuário baseado nas movimentações feitas utilizando a conta. Normalmente, é um serviço comum nos cartões de crédito, mas algumas contas digitais, como a Ame, também o oferecem. 

Entre as operações que costumam envolver cashback estão:

  • Pagamento de contas de consumo e faturas; 
  • Compras físicas e online; 
  • Promoções.

Além da Ame, a conta Neon também possui essa opção, onde o cliente recebe valores proporcionais aos gastos. A instituição também realiza promoções para ampliar o recebimento de cashback, o que é bastante interessante ao usuário. 

Rendimentos

A conta digital apresenta rendimentos superiores à caderneta de poupança e também é uma forma de receber valores. Ao manter o seu dinheiro em conta, ele irá render todos os dias, normalmente pelo CDI ou CDB, e você pode utilizá-lo como desejar. 

Essa é uma simplificação de investimento, onde o usuário não precisa fazer nada elaborado para receber pela conta digital. 

Além de guardar, algumas instituições apresentam funcionalidades para organizar os valores em objetivos específicos. É o caso da conta Next em que os dinheiro fica guardado para diferentes finalidades, como uma viagem, por exemplo. 

A NuConta do Nubank também apresenta essa alternativa e o usuário pode guardar valores em variadas datas. O dinheiro segue rendendo e só pode ser movimentado quando chegar na data prevista. 

Esses são os formatos que você pode receber pela conta digital para usar os valores como desejar. Lembrando que essas transações não costumam ter custo, mas é importante se orientar em relação às tarifas, certo?

Algumas instituições têm limites de transferências gratuitas por mês e você só é cobrado quando ultrapassá-lo. Outras tem cobrança em cada operação realizada, por isso é fundamental estudar tudo sobre a conta previamente. 

Tem alguma dificuldade para realizar esses serviços em sua conta digital? Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários.

Ah, e não deixe de conferir nossos conteúdos em formato de Stories!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*