Posso devolver o carro para quitar dívida do financiamento?

Por: Ariane Terrinha em 19/04/2024
pessoa devolvendo o carro por Dívida do financiamento

O financiamento é uma das saídas mais comuns para quem precisa adquirir um veículo, mas não tem dinheiro suficiente para pagar à vista. Até aí tudo bem… mas o que fazer quando a dívida do financiamento está pesando no bolso?

Nesses casos, a única saída para grande parte das pessoas é devolver o carro financiado.

Contudo, é importante lembrar que existem algumas condições que precisam ser observadas para que seja feita a devolução amigável do veículo.

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo, que visa mostrar os prós e contras dessa devolução e o que você pode fazer para acabar com a dívida do financiamento. Boa leitura!

O que acontece se eu não pagar a dívida do financiamento?

Deixar de pagar a dívida do financiamento, por mais justo que possa ser o motivo, quase sempre é uma péssima opção.

Isso porque os atrasos no pagamento das parcelas geram juros e multas, que podem aumentar o valor da dívida e causar uma série de transtornos.

É comum que os bancos e financeiras comecem a realizar uma série de ligações de cobrança logo nos primeiros dias de atraso das parcelas, o que já gera um certo incômodo.

Além disso, quase sempre há a inscrição do nome do devedor no SPC e no Serasa.

Por fim, em situações mais extremas, pode ser que a instituição solicite a busca e apreensão do veículo, o que é uma situação extremamente comum quando se está sem pagar as parcelas há vários meses.

Posso devolver o carro para quitar dívida do financiamento?

Uma pergunta muito comum é: “não consigo pagar o financiamento do veículo posso devolver?

Felizmente, a resposta é sim, pois a maioria dos bancos e financeiras permitem fazer a chamada devolução amigável do veículo em caso de dívida do financiamento.

O grande problema é que a instituição financiadora deve aceitar esse acordo, o que não acontece em 100% das vezes.

Em muitos casos, é comum que o banco ou financeira ofereça outras alternativas de resolver o atraso no pagamento.

Mas vale lembrar que o ideal não é deixar a dívida em aberto e aguardar o contato da instituição.

Ou seja, a melhor opção é, sem dúvida, procurar o banco ou financeira assim que você perceber que não poderá mais fazer o pagamento das parcelas.

Se a devolução for negada, ainda será possível se valer de algumas outras alternativas para sair da dívida.

Já se o pedido for aprovado, você precisará combinar as condições para a entrega do veículo com a própria instituição.

Devolução amigável: como agir em caso de dívida do financiamento

Uma vez que você reconheceu que não poderá mais pagar a dívida do financiamento, poderá entrar em contato com a instituição financeira e negociar a devolução do veículo financiado.

Caso sua solicitação seja aceita, alguns passos precisarão ser seguidos. Confira:

  • O veículo precisará passar por uma vistoria para constatar que está em bom estado e em condições de ser devolvido;
  • Será preciso assinar o termo de entrega amigável e reconhecer o pagamento da dívida. Esse termo deve ser reconhecido em cartório;
  • Se a sua devolução não se deu com quitação total, será preciso pagar os valores remanescentes da forma estipulada junto à instituição.

A devolução amigável ainda pode ser de dois tipos: com quitação parcial da dívida ou com quitação total. Confira como elas funcionam:

Quitação parcial

Nesse tipo de devolução, o veículo será levado a leilão e o valor pelo qual for arrematado será abatido de sua dívida.

Todavia, se esse veículo for vendido por um valor menor do que o saldo da dívida (o que é bastante comum), você precisará arcar com o restante do débito.

Além disso, é comum que a instituição continue cobrando os juros das parcelas em atraso até que ocorra o leilão.

Quitação total

Já nesse tipo de devolução a instituição receberá o carro de volta e considerará a dívida quitada.

Dessa forma, você não precisará mais pagar nenhuma das parcelas, inclusive as que já estavam em atraso.

O grande problema dessa forma de devolução é que ela pode dificultar a sua vida no futuro, visto que pode reduzir o seu crédito junto a empresa que financiou o veículo.

Dívida de financiamento: outras opções para resolver sem devolver o veículo

Nem sempre a devolução de um veículo por conta da dívida do financiamento é a melhor opção.

Há casos, por exemplo, em que o carro é útil para o dono, seja por utilizá-lo para o trabalho ou mesmo para a locomoção de uma pessoa adoentada.

Nesses casos, há algumas opções que podem ser consideradas para que não seja preciso devolver o carro financiado. Confira algumas delas:

Ação revisional:

Se você está com dificuldades em pagar as parcelas por conta de juros excessivos cobrados pela instituição financiadora, poderá entrar com essa ação para buscar a redução do valor das parcelas.

No entanto, é preciso considerar que será necessário contratar um advogado para isso e que nem sempre a ação revisional é bem-sucedida.

Renegociação da dívida:

Uma das melhores saídas quando se está em dívida do financiamento é tentar a renegociação do débito junto a instituição que financiou o veículo.

Como há interesse por parte da empresa em receber os valores pagos, é comum que elas ofereçam alternativas para reduzir o valor das parcelas, mesmo que isso implique no aumento do prazo do financiamento.

Uma vez realizada a renegociação, um novo contrato é emitido e as parcelas que estavam em atraso são desconsideradas. Se o seu nome estiver negativado, ele será retirado em até cinco dias úteis.

Vender o veículo:

É possível vender um veículo financiado e, assim, transferir a dívida para uma outra pessoa. Nesses casos, o comprador deve ser aprovado em análise de crédito feita pela instituição financeira e deve comprovar que tem condições de assumir o financiamento.

Outra possibilidade é vender o veículo por um valor que seja suficiente para quitar a dívida. Nesse caso, o comprador faz o pagamento à vista ao vendedor, que quita o financiamento antes de entregar o veículo ao novo dono.

Afinal, vale a pena devolver o veículo financiado para quitar a dívida do financiamento?

Como vimos até aqui, há casos em que a devolução amigável do veículo pode ser a única saída para não ficar com o nome sujo ou correr o risco de sofrer os transtornos de uma busca e apreensão.

No entanto, na maioria das vezes, quem fica devendo um financiamento é quem mais precisa do carro, seja porque o usa para trabalhar ou por outra necessidade específica.

Assim, antes de devolver o veículo, tente buscar alternativas para quitar a dívida.

Você pode, por exemplo, fazer uma renda extra trabalhando como motorista de aplicativo para o Uber ou 99, bem como fazer entregas para o Mercado Livre e outras plataformas.

Além disso, existem outras formas de ganhar dinheiro rápido para quitar dívidas, como já mostramos neste artigo.

Gostou dessas dicas sobre a devolução de um veículo financiado? Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Aproveite para continuar lendo o Plusdin para saber mais sobre educação financeira.