Empréstimo sem comprovação de renda: como funciona e onde pedir o seu

Por: Pamela Gaudio em 27/05/2021
mulher pulando feliz com empréstimo sem comprovação de renda

As formas de trabalho se modificaram e, com isso, os serviços financeiros também. Com os empréstimos, isso fica ainda mais evidente. Sabia que agora você pode conseguir um empréstimo sem a necessidade de comprovar sua renda?

Isso mesmo. Seguindo apenas alguns critérios, você consegue crédito para iniciar projetos, investir e até mesmo quitar as suas dívidas. Veja abaixo como é simples.

Empréstimo sem comprovação de renda: como funciona?

O empréstimo sem comprovação de renda vai funcionar de forma diferenciada, dependendo da modalidade escolhida.

Essa categoria de empréstimo se destina aos autônomos e profissionais informais, pessoas que não possuem um documento comum de comprovação de renda, como é o caso do holerite e da carteira de trabalho.

Um pouco mais abaixo falaremos sobre os tipos de empréstimo sem comprovação de renda que existem. 

Quais documentos devo apresentar?

Na hora de solicitar um empréstimo, você deve ter toda sua documentação em dia. Os documentos mais básicos para solicitar um empréstimo são RG, CPF e comprovante de residência.

Porém, dependendo da modalidade do empréstimo, você ainda terá que apresentar outros documentos que comprovem sua renda. 

Descubra 5 formas de comprovar sua renda sendo autônomo.

Eu consigo este empréstimo estando negativado?

Dificilmente uma pessoa com o nome negativado consegue tomar um empréstimo sem comprovação de renda. Tudo vai depender da modalidade que você escolher e da avaliação que a financeira fizer sobre seu histórico de pagamentos. 

Autônomo pode pedir este empréstimo?

Com certeza. Inclusive, o autônomo é o principal público alvo deste tipo de empréstimo. Os autônomos até podem comprovar renda, porém, utilizando outros documentos, como extratos bancários e Declaração do Imposto de Renda. 

Estima-se que o Brasil tenha pelo menos 38 milhões de empregados autônomos. O número representa 40% de todas pessoas empregadas do país.

Ou seja, muitas pessoas estão trabalhando por conta própria, principalmente por causa da pandemia do novo coronavírus. 

Eu consigo este empréstimo estando desempregado?

Mesmo quem está desempregado pode encontrar uma solução de crédito com o empréstimo sem comprovação de renda. Depende da modalidade escolhida, também fica mais fácil conseguir dinheiro.

Principalmente por conta da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e somente o auxílio emergencial não foi o suficiente para lidar com as contas. Seja para salvar o seu negócio ou quitar débitos, o empréstimo sem comprovante de renda pode ser uma boa alternativa para os desempregados. 

Quais são os tipos de empréstimo para pessoas sem comprovante de renda?

Não existe apenas um tipo de empréstimo sem comprovante de renda. Por isso, vamos apresentar quais são as modalidades disponíveis que você pode utilizar sem comprovar renda

Microcrédito

O microcrédito é um empréstimo voltado exclusivamente para pequenos empreendedores.

Essa linha de crédito tem como objetivo ajudar o empreendedor no seu negócio, como compra de equipamentos, pagamento de dívidas empresariais, aluguel ou investimento em um novo espaço de trabalho, investimento em pessoal entre outras contas relacionadas ao negócio.

O microcrédito ajuda os empreendedores que não conseguem o crédito tradicional. 

Atualmente, o microcrédito mais solicitado no Brasil é o BNDES.

Empréstimo com garantia

Essa modalidade de empréstimo é bem comum e vantajosa por conta dos juros baixos e o prazo de pagamento prolongado.

O empréstimo com garantia é considerado um dos mais saudáveis entre os empréstimos disponíveis.

Nesse caso, você entrega sua casa ou o seu carro como garantia, e então ocorre a alienação fiduciária. Mas calma, você ainda pode utilizá-lo normalmente. Mas, em caso de inadimplência, já sabe, né? O bem passa a ser da instituição financeira. 

Avalista

Provavelmente você já ouviu falar do fiador em casos de aluguel, né? Pois bem, o avalista funciona praticamente da mesma forma para os empréstimos. Nesse caso, você precisa se alguém, seja um familiar ou amigo, que irá comprovar renda no seu lugar. Caso haja inadimplência, é o avalista que paga a conta.

O uso do Avalista pode funcionar como um empréstimo híbrido com o de garantia. Isso porque, muitas pessoas querem um empréstimo com garantia, mas não possuem o bem registrado em seu nome, como pode ser o caso de um casal, por exemplo. 

Penhor

 Esse tipo de empréstimo já quase não é mais utilizado. Ele é super antigo e quase nenhuma instituição trabalha mais com ele.

No caso, a pessoa dava um bem como garantia, muito semelhante ao empréstimo com garantia. No caso, podia ser uma jóia, equipamento agrícola ou industrial. O bem ficava em posse da instituição financeira e só era devolvido depois da dívida quitada. 

Vantagens e desvantagens deste empréstimo

As vantagens do empréstimo sem comprovação de renda é que você garante uma forma de crédito flexível e fácil de conseguir. Além disso, a modalidade de garantia, por exemplo, conta com taxas de juros bem baixas, o que é um ponto positivo. 

A desvantagem desse tipo de empréstimo é você acabar se enrolando na hora de cumprir com o seu pagamento.

Para solicitar um empréstimo, você precisa ter um bom planejamento financeiro, para não acabar inadimplente e com pendências em seu nome. 

Onde conseguir crédito sem comprovação de renda?

Os tipos de crédito citados podem ser encontrados nos bancos ou financeiras de sua preferência. Inclusive, você pode pesquisar em várias e sobre todas as modalidades citadas, para encontrar a que melhor se encaixa para você e com taxas de juros menores.

Pesquisar e comparar é sempre a melhor opção. 

Confira aqui os melhores empréstimos para autônomos que separamos para você.

Como pedir empréstimo sem comprovação de renda?

  • Pesquise sobre os tipos de empréstimos e compare
  • Escolha o empréstimo que melhor te atenda
  • Escolha a instituição financeira
  • Leve seus documentos e dê entrada no pedido de empréstimo
  • Aguarde avaliação e aprovação

Pronto! Agora é só esperar o dinheiro cair na sua conta. 

Dicas para te ajudar a comprovar seus ganhos

Para ajudar ainda mais na hora de solicitar o seu empréstimo sem comprovante de renda, confira as dicas que você pode seguir para facilitar ter o seu crédito aprovado. 

  • Cuide do seu histórico de pagamento

Ter um histórico de bom pagador é essencial para conseguir crédito em alguma instituição financeira. De preferência, é importante não ter nenhuma restrição no nome também.

Você pode seguir alguns passos que te ajudam a aumentar o seu score de crédito. Temos um artigo especial que te ajuda a elevar o seu score. Para ler, basta clicar aqui. 

  • Concentre sua renda e seus gastos em uma conta bancária

Essa dica é muito boa por dois motivos. Quando você movimenta uma única conta bancária, com muitas entradas e saídas e, principalmente, um saldo positivo, fica mais fácil de apresentar os extratos bancários como forma de comprovar renda.

Já o segundo motivo é a instituição financeira que você vai escolher para solicitar o seu empréstimo. Se for no mesmo banco em que você possui conta, fica ainda mais fácil conseguir o crédito ao apresentar o seu histórico de transações de pelo menos três meses. 

  • Use a declaração do seu Imposto de Renda

Autônomos e profissionais liberais podem seguir essa dica. O Imposto de Renda, além de mostrar que você possui um rendimento elevado, também mostra como suas finanças são gastas. Essa também é uma ótima forma para comprovar renda ao solicitar um empréstimo. 

Independente do motivo pelo qual você precisa de um empréstimo, o importante é ter um bom planejamento financeiro antes de solicitar um. Tenha em mente que você terá essa dívida por um bom tempo. Com isso, você precisa ter a garantia de que conseguirá arcar com os seus débitos. 

Nós aqui do Plusdin temos artigos especiais de educação financeira para te ajudar a fazer um bom uso do seu dinheiro, inclusive do empréstimo. 

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*