Quem criou o Pix: saiba como surgiu este meio de pagamento

Entender as origens do Pix é fundamental para fazer um bom uso da ferramenta

Por: Gustavo Marlieri em 13/03/2024
logotipo em fundo cinza de quem criou o pix

A pergunta “quem criou o Pix?” é uma das mais comuns quando falamos desse meio de pagamento tão popular no Brasil.

Afinal, ele foi criado por uma pessoa específica? Foi por um Presidente? Ou foi por um órgão público?

Pensando nisso, a partir de agora vamos resumir para você um pouco da história de como surgiu o Pix e mostrar como você pode usá-lo para fazer suas compras e pagamentos.

Quem criou o Pix?

Você acha que quem criou o Pix foi uma única pessoa ou um governante? Então está enganado.

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, criado e gerido pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

O sistema foi idealizado ainda em 2018, porém só viria a ficar disponível para o público em geral alguns anos depois disso.

O responsável por desenvolver esse sistema foi um grupo de trabalho criado dentro do Bacen, que naquela época tinha como presidente o economista Ilan Goldfajn.

A ideia por trás do Pix era a de fornecer uma alternativa rápida, segura e econômica às transações tradicionais, como o DOC e o TED.

Agora que sabemos quem inventou o Pix, você sabe quando ele efetivamente entrou em operação? É o que descobriremos juntos a seguir.

Quando o Pix foi criado?

Agora que sabemos quem criou o Pix, vale destacar que as primeiras ideias acerca do Pix começaram a surgir no ano de 2018, durante a gestão do ex-presidente Michel Temmer.

No entanto, somente em 2020, durante a gestão do também ex-presidente Jair Bolsonaro, é que os planos efetivamente deixaram o papel e se tornaram realidade.

O Pix foi lançado oficialmente no dia 16 de novembro de 2020, permitindo com que os brasileiros pudessem fazer transferências e pagamentos com mais agilidade e praticidade.

Isso porque o Pix funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive em feriados.

Com a criação do Pix, a ideia do Bacen era modernizar o sistema financeiro do país, além de promover uma maior eficiência no mercado de pagamentos e aumentar a inclusão financeira.

Como fazer um Pix

Você já sabe quem criou o Pix, mas ainda não sabe como fazer uma transferência ou pagamento com ele? Nós podemos te ajudar!

Fazer um Pix é algo muito simples e acessível a todos os brasileiros que possuem uma conta bancária ou alguma carteira digital.

Se é a primeira vez que você faz um Pix ou se tem dúvidas em como realizar esse procedimento, confira o nosso passo a passo a seguir:

Acesse o aplicativo do banco ou carteira digital. Em nosso exemplo, vamos usar uma conta do Banco Inter:

Como fazer um pix

Em seguida, procure pela função de Pix dentro do aplicativo e toque nela.

Procure a opção de pagar, mas, antes, você já deve ter criado a sua primeira chave Pix:

Como fazer um pix

O próximo passo é inserir a chave Pix de quem irá receber a transferência, que pode ser o CPF, CNPJ, celular, e-mail ou chave aleatória:

Como fazer um pix

Você também pode fazer um pagamento usando o leitor de QR Code ou a função Pix Copia e Cola.

Após digitar a chave, escolha o valor da transferência e continue:

Como fazer um pix

Verifique o resumo da transação e, caso esteja tudo certo, basta confirmar:

Como fazer um pix

Pronto! Seu Pix foi realizado e você pode compartilhar o comprovante com a pessoa que recebeu se necessário.

Perguntas Frequentes

Qual foi o país que criou o Pix?

O Pix é um sistema de pagamentos e transferências criado no Brasil. Todo o processo de desenvolvimento foi feito por um grupo do Banco Central, que criou o sistema do zero.

Tem Pix em outros países?

O Pix é um sistema exclusivamente brasileiro, mas pode ser utilizado por pessoas que estão no exterior. No entanto, é necessário que tanto o recebedor quanto o pagador tenham contas em instituições bancárias brasileiras.

Como era a vida antes do Pix?

Antes do surgimento do Pix, os métodos mais comuns para pagamentos eram o boleto bancário e os cartões de crédito e débito. Já as transferências mais comuns eram o TED e DOC, que poderiam levar até 24 horas úteis para serem concluídas.

O que quer dizer a palavra Pix?

Apesar de não ser uma palavra com um significado concreto no dicionário da língua portuguesa, Pix pode ser entendido como sinônimo de “pagamento instantâneo”. Essa é a principal característica do serviço.

Gostou do nosso conteúdo sobre quem criou o Pix? Então aproveite para compartilhá-lo com outras pessoas que se interessam pelo assunto.

E para conferir mais conteúdos sobre finanças e educação financeira, continue lendo o Plusdin!