Banco Central: o que é, o que faz e tudo o que você precisa saber

Por: admin em 28/08/2023
Banco Central

Entre as engrenagens da economia brasileira, o Banco Central é uma peça-chave quando o assunto é o controle e supervisão do sistema financeiro.

Desde 1964, a instituição coordena o ritmo da nossa moeda e mantém a inflação controlada.

Mas você sabia que existem diversas outras funções desempenhadas pelo nosso querido Bacen? Esse protagonista do cenário financeiro guarda curiosidades que vão muito além de números e estatísticas.

Se você quer saber mais sobre as funções do Banco Central, sua história e como funciona o sistema financeiro no Brasil, venha conosco e embarque nessa viagem de conhecimento e descobertas.

Boa leitura!

O que é o Banco Central?

O Banco Central do Brasil – também conhecido pelas siglas Bacen, BC ou BCB – é um órgão público classificado como autarquia federal autônoma.

Dessa forma, não é subordinado a qualquer outro órgão, tendo autonomia para exercer os seus trabalhos, mas com a supervisão do governo federal e do Ministério da Fazenda.

Criado em 1964, por meio da Lei n. 4.595, essa autonomia foi estabelecida e é garantida pela Lei Complementar n. 179/2021, que é bastante recente.

Missão

A sua principal missão é garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, bem como zelar por manter o sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, fomentando o bem-estar econômico da sociedade.

Hoje, o Bacen regulamenta o sistema financeiro brasileiro e, dessa forma, é ele quem controla as instituições financeiras que operam ou desejam operar no país.

Nesse sentido, qualquer banco, corretoras de valores, gestoras de recursos, fintechs, cooperativa de crédito ou empresa de câmbio que queira atuar no Brasil deve ser autorizada pelo BC e está sujeita a fiscalização do órgão.

Essas instituições ainda precisam manter suas contas no BC, que são monitoradas para que não fechem o dia com saldo negativo.

Por conta disso, o Banco Central também é chamado de “banco dos bancos”.

História do Banco Central do Brasil

O Banco Central foi criado no ano de 1964, mais precisamente no dia 31 de dezembro.

As suas operações começaram no ano seguinte. Antes disso, quem era a autoridade monetária do país era o Banco do Brasil.

Ao ser criado, o Bacen recebeu a preciosa missão de controlar o sistema financeiro do país, garantindo a estabilidade da moeda e evitando o descompasso da inflação.

Além disso, a instituição também controlaria os sistemas de crédito e câmbio no país.

A sua sede fica em Brasília, no Distrito Federal. No entanto, hoje a entidade possui representações em diversas outras capitais do país, como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Belém, Recife e Fortaleza.

Quais são as funções do Bacen?

As principais funções de um Banco Central estão ligadas ao controle e supervisão.

No caso do Bacen, isso perpassa o controle da inflação no Brasil, bem como a supervisão das instituições financeiras que atuam em território nacional.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre cada uma das principais funções do BC:

1. Controle monetário

O Bacen é o órgão responsável por implementar as políticas de oferta de moeda, taxa de juros e outros instrumentos de política monetária. Apesar de ter autonomia para essa atuação, ele precisa observar as metas estabelecidas pelo governo atual.

2. Supervisão e regulação

Todas as instituições financeiras que desejam funcionar no país precisam obedecer às regras do BC e obter autorização para funcionar.

Além disso, o Bacen trabalha na supervisão dessas instituições, garantindo o correto funcionamento e a integridade do sistema financeiro nacional.

3. Gestão das reservas internacionais

O Bacen é o responsável por administrar as reservas de moeda estrangeira (ou reservas internacionais) do país.

Isso ajuda a garantir liquidez em cenários de crises e permitir que o país possa arcar com pagamentos internacionais.

4. Emissão de moeda

Você sabia que é o Banco Central quem emite e distribui as notas e moedas de dinheiro no país? Se não, pegue uma nota em sua carteira e veja que o nome está gravado bem no verso da nota, acima da figura do animal.

5. Operador do sistema de pagamentos

Outra importante função do Bacen é garantir que todas as transações financeiras ocorram de forma segura e eficiente.

É por isso que ele organiza e mantém o sistema de pagamentos, como o Pix.

6. “Banco dos Bancos”

No Brasil, toda instituição financeira deve manter a sua conta no Bacen, que irá controlar o saldo e evitará que essas instituições fechem o dia com a conta no vermelho.

Por isso que ele também recebe esse apelido de “banco dos bancos”.

7. Intervenção no mercado

Em determinadas circunstâncias, o Bacen pode autuar diretamente no mercado, comprando ou vendendo moeda ou alterando as taxas de juros.

Tudo isso tem como objetivo estabilizar o câmbio, controlar a liquidez da economia e evitar o descontrole da inflação.

Viu só como o Banco Central é importante para a economia do país? Essas são apenas algumas de suas funções, mas existem muitas outras.

Por conta disso, o Bacen tem um papel vital no direcionamento e monitoramento da saúde econômica e financeira do país.

O que significa estar com o nome no Banco Central?

Muita gente não sabe, mas o Banco Central também mantém um cadastro que inclui o nome de pessoas que não quitaram suas dívidas e estão negativadas. Como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

Não se trata de um Serasa ou SPC, mas possui muitas similaridades com esses serviços.

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) é um banco de dados utilizado por bancos e financeiras para trocar informações e decidir sobre a aprovação ou não de um crédito solicitado pelo cliente.

A partir das informações do SCR, um banco consegue saber, por exemplo, quanto um determinado cliente ganha mensalmente e o quanto de sua renda já está comprometida.

Além disso, o sistema também mostra o histórico de pagamentos e se esse cliente já foi inadimplente.

Como saber se meu nome está no Banco Central?

A consulta ao SCR pode ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica, diretamente no site do Banco Central.

Para isso, é preciso acessar a opção “Registrato” e fazer o login utilizando o CPF/CNPJ e senha cadastrada no portal Gov.br.

Ao acessar o sistema, você poderá consultar uma série de informações acerca de sua situação financeira, como:

  • Empréstimos e financiamentos vigentes;
  • Contas e relacionamentos com instituições financeiras;
  • Operações de câmbio
  • Cheques sem fundos
  • e débitos com instituições públicas federais.

Quanto tempo leva para o nome sair do Bacen depois de pagar?

Quando uma pessoa tem o seu nome incluído no SCR, o prazo para que o nome saia do sistema após o pagamento da dívida é maior do que o para a retirada do SPC e Serasa.

Isso porque é necessário esperar a atualização do sistema, que geralmente ocorre no 20º dia do mês seguinte ao do pagamento da dívida.

Além disso, os registros de débitos não pagos ficam no SCR por até dois anos até “caducarem”.

Entretanto, os bancos e instituições financeiras podem armazenar essas informações para criar um banco de dados próprio, que pode ser mantido por tempo indeterminado.

É por isso que é muito importante manter uma boa saúde financeira, evitando contrair dívidas além de suas possibilidades de pagamento.

O que é valor a receber do Banco Central?

Mais recentemente, o Banco Central disponibilizou o Sistema de Valores a Receber (SVR), uma ferramenta muito importante para o cidadão.

Com ela, você consegue receber valores que ficaram esquecidos em instituições financeiras e dos quais você pode até mesmo não ter conhecimento.

Veja aqui o passo a passo para localizar seu dinheiro esquecido e receber

Por fim, o Banco Central do Brasil é a instituição responsável por manter a estabilidade dos preços e zelar pela solidez do sistema financeiro.

Sua importância afeta desde a taxa de juros que você paga até o valor do dinheiro que carrega na carteira.

E aí? Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o Plusdin para lidar bem com o seu dinheiro.