Precisando de uma grana extra e pensando em recorrer ao empréstimo pessoal? Pode ser uma boa opção, dependendo do motivo.
Apesar de existirem uma série de empréstimos no mundo financeiro, o empréstimo pessoal é um dos mais comuns. No entanto, possui suas vantagens e desvantagens.
O que é o empréstimo pessoal?
O crédito pessoal é uma modalidade de empréstimo em que o valor é disponibilizado ao solicitante de forma rápida e descomplicada.
Diferente de outras formas de crédito, como o financiamento de veículos ou imóveis, o crédito pessoal não requer uma finalidade específica para ser concedido. Também não exige imóveis ou carros como garantia.
Isso significa que o valor obtido pode ser utilizado livremente, como você quiser. Bom, né? Mas é necessário ponderar as vantagens e desvantagens do empréstimo pessoal.
Vantagens do empréstimo pessoal
Acesso rápido ao dinheiro
Uma das principais vantagens de um empréstimo pessoal é a rapidez com que você pode obter o dinheiro.
Diferente de outros tipos de empréstimos que podem exigir muitos documentos e tempo para aprovação, o empréstimo pessoal geralmente é liberado rapidamente, às vezes no mesmo dia da solicitação.
Isso pode ser extremamente útil em situações de emergência. Vários bancos já disponibilizam um crédito pré-aprovado para os correntistas contratarem apenas em alguns cliques, como o Nubank, por exemplo.
Flexibilidade no uso
Uma das maiores vantagens do empréstimo pessoal é sua flexibilidade.
Ao contrário de outros tipos de empréstimo, como financiamento de carro, você pode usar um empréstimo pessoal para praticamente qualquer coisa:
- Consolidar dívidas
- Fazer uma viagem
- Pagar um curso
- Reformar a casa
Possibilidade de consolidar dívidas
Se você tem várias dívidas com altas taxas de juros, como é o caso dos juros rotativos do cartão de crédito, um empréstimo pessoal pode ser uma boa forma de consolidar essas dívidas em um único pagamento.
Isso porque, muitas vezes, a taxa de juros é menor do que a da dívida. Isso simplifica a gestão financeira e pode reduzir o valor total pago em juros.
Basicamente, você está trocando uma dívida mais cara por uma mais barata.
Desvantagens do empréstimo pessoal
Taxas de juros para maus pagadores
Enquanto pessoas com bom crédito podem obter taxas de juros atrativas, aqueles com um histórico de crédito ruim podem enfrentar taxas de juros muito altas.
Em alguns casos, pode ser mais caro do que outras alternativas de financiamento. Se este for o seu caso, é fundamental analisar se vale a pena.
Possibilidade de endividamento
Um empréstimo pessoal pode ajudar a resolver problemas financeiros temporários, mas também pode levar ao endividamento se você não for cuidadoso.
É essencial analisar se você pode lidar com o pagamento das parcelas, caso contrário, pode se tornar um ciclo de dívidas difícil de quebrar.
Impacto no crédito
Solicitar e pegar um empréstimo pessoal afeta o seu score de crédito. Se você não fizer os pagamentos em dia, isso pode prejudicar significativamente seu histórico de crédito, tornando mais difícil obter crédito no futuro.
Comprometimento de renda
Ao assumir um empréstimo pessoal, você estará comprometendo parte da sua renda mensal para os pagamentos.
Isso pode limitar sua capacidade de gastar em outras áreas e pode se tornar um problema se sua situação financeira mudar inesperadamente.
Se você ainda tem dúvidas, confira aqui situações que vale a pena pegar empréstimo.
O empréstimo pessoal pode ser útil para o que você precisa no momento, se estiver de acordo com a sua organização financeira. Isso significa conseguir pagar as parcelas e ter ciência do comprometimento da renda.
E então, gostou de saber mais sobre as vantagens e desvantagens do empréstimo pessoal? Compartilhe para ajudar outras pessoas e continue aprendendo aqui no Plusdin.