Comprar uma moto nova é um momento de grande expectativa – especialmente se for a sua primeira motocicleta. Uma das opções para realizar esse sonho é o financiamento Yamaha, oferecido pelo Banco Yamaha.
Mas será que esse financiamento é confiável e vale a pena?
O Plusdin explica como funciona o financiamento da Yamaha, quais seus diferenciais em relação a bancos e consórcios, os prazos, taxas e condições oferecidas.
Como funciona o financiamento Yamaha?
O financiamento de motos Yamaha funciona de forma semelhante a um financiamento tradicional de veículos.
A Yamaha, por meio do seu banco próprio, empresta o valor da moto para o comprador, que passa a pagar em parcelas mensais ao Banco Yamaha
Na prática, você escolhe a motocicleta em uma concessionária Yamaha (ou mesmo via site, em alguns casos) e realiza a compra parcelada com contrato de Crédito Direto ao Consumidor (CDC).
Quais são os diferenciais do financiamento Yamaha?
Optar pelo financiamento direto com a Yamaha traz alguns diferenciais interessantes, tanto quando comparamos com financiamentos em bancos tradicionais quanto em relação ao consórcio de motos.
- Menos burocracia e mais agilidade: por ter um banco próprio desde 2008, a Yamaha oferece aos clientes um processo mais prático e integrado na compra da moto.
- Taxas de juros competitivas: um grande diferencial são as taxas de juros atrativas oferecidas. O Banco Yamaha divulga taxas a partir de 0,49% ao mês (dependendo do modelo e condições), patamar bem abaixo do praticado por muitos bancos comerciais em financiamentos de veículos.
- Conhecimento do produto e promoções: por ser da própria montadora, a financeira da Yamaha entende bem o valor de revenda e o perfil das motos. Isso permite criar ofertas exclusivas, como planos com entrada reduzida, primeiras parcelas adiadas ou bônus.
- Comodidade de serviços online: o financiamento Yamaha pode ser acompanhado online. Após contratar, o cliente tem acesso a um portal para emitir boletos, verificar parcelas pagas e extrato do contrato.
Prazos, taxas e condições do financiamento Yamaha
O Banco Yamaha costuma trabalhar com prazos de 12 até 48 meses para pagar a moto.
Em algumas concessionárias e promoções específicas, pode haver planos em até 60 meses (5 anos), mas 48 parcelas é o mais comum para equilibrar valor de prestação e não alongar demais a dívida.
Não é obrigatório dar entrada para financiar uma moto Yamaha; existem planos de 100% financiado (zero de entrada).
No entanto, dar uma entrada reduz bastante os juros e o valor das parcelas. Por isso, se você tiver recursos para uma entrada (por exemplo 20%, 30% do preço da moto ou mais), vale a pena, pois as condições melhoram.
A taxa varia conforme o perfil do cliente, modelo da moto e plano escolhido. De forma geral, o Banco Yamaha anuncia juros a partir de 0,49% ao mês (aprox. 6% ao ano) nas melhores condições.
O financiamento Yamaha é confiável?
Uma preocupação natural de quem vai financiar um veículo é sobre a confiabilidade da financeira. No caso do Banco Yamaha, a boa notícia é que ele possui ótima reputação no mercado.
Por ser uma instituição ligada a uma grande montadora japonesa, segue regras rígidas e é regulamentado pelo Banco Central do Brasil como qualquer outro banco.
No site Reclame Aqui, o Banco Yamaha apresenta reputação máxima, com nota média em torno de 9,2/10 nos últimos 6 meses
Apesar dessas poucas reclamações, o índice de resolução do Banco Yamaha é alto, e a maioria dos clientes consegue solucionar suas demandas junto à instituição.
No entanto, é preciso ficar atento. Ao realizar qualquer serviço financeiro, sempre certifique-se de que está nos canais oficiais da instituição. O site da Yamaha possui um aviso logo na página inicial do seu site, alertando sobre fraudes.
“AVISO DE FRAUDE: A Yahama informa que os seus produtos são comercializados somente por meio das concessionárias autorizadas da marca e/ou através do seu e-commerce oficial. COMPRE SOMENTE DE CONCESSIONÁRIAS AUTORIZADAS E/OU DO E-COMMERCE OFICIAL DA YAMAHA“
Vale a pena financiar uma moto com a Yamaha?
Depois de entender o funcionamento, falta responder à pergunta-chave: afinal, vale a pena fazer o financiamento direto com a Yamaha?
A resposta, como em muitas decisões financeiras, é: depende do seu caso específico.
O financiamento Yamaha é uma opção confiável e conveniente para adquirir sua moto, especialmente se for uma Yamaha zero km.
Ele funciona de forma semelhante a financiamentos de bancos comuns, mas com o diferencial de ser totalmente pensado para o cliente Yamaha – o que significa menos burocracia, taxas competitivas e promoções direcionadas.
Comparado ao consórcio, oferece a vantagem da posse imediata do bem, embora tenha juros embutidos no processo.
E então, gostou de saber mais sobre o financiamento Yamaha? Compartilhe com alguém que precisa saber sobre o assunto e continue lendo o Plusdin.