Adolescentes podem ter cartão de crédito?

Saiba se é possível solicitar um cartão de crédito para menor de idade e quais são os prós e contras por trás disso

Por: Plusdin em 04/08/2021
cartão de crédito para adolescente

A cada ano, cresce o número de pessoas que deixam de realizar transações em dinheiro para adotar o uso de cartões, sejam eles de crédito ou de débito. Nesse sentido, uma demanda tem surgido em meio aos pais de filhos menores de 18 anos: a procura por um cartão de crédito para adolescente.

Ocorre que a legislação brasileira é bem restrita nesse sentido, pois, na maioria das vezes, quem ainda não completou a maioridade civil não pode ter acesso a serviços financeiros, como empréstimos, financiamentos e o cartão de crédito.

Todavia, adolescente também pode ganhar dinheiro e aprender a gerir seus recursos com responsabilidade. Por isso vamos te ensinar como um menor de idade pode ter cartão de crédito. Confira!

Adolescente pode ter cartão de crédito?

Sim! É possível que os pais consigam um cartão de crédito para adolescente, contudo, existem algumas condições para que isso aconteça.

No Brasil, em virtude de proibições descritas em lei, os menores de idade não podem obter um cartão de crédito próprio.

No entanto, é comum que os pais queiram proporcionar uma educação financeira a seus filhos desde cedo e, nesse sentido, o cartão de crédito pode ser um excelente aliado.

Assim, mesmo que os adolescentes não possam procurar um banco e fazer um cartão de crédito em nome próprio, os pais podem dar uma ajudinha nesse sentido e solicitar um cartão adicional ou adquirir um cartão pré-pago, que podem ser utilizados por seus filhos adolescentes.

Cartão adicional

O cartão adicional é uma das saídas mais práticas para quem precisa conseguir um cartão de crédito para adolescente. Isso porque o cartão adicional fica atrelado ao cartão titular e compartilha limite e fatura com ele.

A maioria dos bancos e operadoras de cartões de crédito permitem que pessoas com menos de 18 anos sejam beneficiadas pelos titulares com cartões adicionais. Além disso, permitem que o titular controle o limite desse adicional, o que permite controlar os gastos do adolescente.

A vantagem aqui é que os pais podem utilizar esse artifício para auxiliar na educação financeira de seus filhos, concedendo um limite mensal baixo inicialmente, mas que pode ser aumentado na medida em que o adolescente compreende como funciona o dinheiro.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago é outra saída para quem precisa de um cartão para menores. Nele, os pais podem fazer recargas de valores específicos e os seus filhos só podem gastar aquele saldo previamente adquirido. A lógica é muito parecida com a de um celular pré-pago.

Nesse sentido, é comum que pais que pagam mesada a seus filhos façam o uso desse cartão e, por isso, algumas empresas investem nesse segmento. Esse é o caso, por exemplo, do Blu, serviço do Banco BS2 que une conta digital, cartão e educação financeira para adolescentes.

Qual a razão para pedir um cartão de crédito para adolescente?

Existem muitas razões para que as pessoas busquem por um cartão de crédito para adolescente. Entre as principais, podemos citar:

  • Maior praticidade para a realização de compras e pagamentos do dia a dia;
  • Educação financeira para os adolescentes, que podem aprender desde cedo a lidar com o dinheiro;
  • Uma possibilidade a mais de pagar por produtos e serviços em caso de emergência;
  • Melhor controle dos gastos do adolescente pelos pais.

Além disso, é importante que os adolescentes comecem desde cedo a se adaptar aos meios de pagamento eletrônicos, pois existe uma tendência de que eles cresçam cada vez mais e de que, em breve, os pagamentos em dinheiro em espécie se tornem menos usuais.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito para menores de 18 anos

Como tudo nessa vida, o cartão de crédito para adolescente também tem as suas vantagens e desvantagens. Por isso, separamos algumas delas para que você possa decidir se vale a pena ou não entregar um cartão para seu filho menor.

Vantagens:

  • Existe uma grande variedade de cartões adicionais e pré-pagos que estão acessíveis aos adolescentes;
  • É possível controlar os gastos de seus filhos com a definição de um limite ou a inserção de uma quantia determinada de crédito (no caso dos pré-pagos);
  • Os pais podem saber quais são os gastos de seus filhos e, com isso, promover a sua educação financeira;
  • Os pagamentos eletrônicos são mais seguros do que os pagamentos em espécie, pois seu filho não precisa ficar andando por aí com dinheiro no bolso.

Desvantagens:

  • Não são todas as instituições financeiras que emitem cartões em nome de adolescentes, principalmente os menores de 16 anos;
  • É comum a cobrança de uma anuidade pelo cartão adicional, o que aumenta os custos;
  • Dar um limite de crédito alto no início pode acabar contribuindo para um descontrole financeiro futuro.

Onde um adolescente pode fazer um cartão de crédito?

Agora que você já conhece as formas de conseguir um cartão de crédito para adolescente, chegou a hora de saber onde e como obtê-lo.

Confira, a seguir, algumas opções que separamos especialmente para você.

Cartão adicional do Santander

O Santander tem uma idade mínima de 16 anos para que uma pessoa possa receber um cartão adicional. Além disso, os titulares de cartões das linhas Fit e Play não têm acesso a cartões adicionais.

A vantagem é que, na maioria dos casos, o cartão adicional Santander não tem anuidade, o que já é um gasto a menos.

Abra já sua conta digital Santander! Veja mais informações aqui.

Cartão Superdigital Pré-pago

Clientes do Superdigital podem solicitar um cartão adicional pré-pago para os seus filhos adolescentes. Com isso, fica fácil garantir a mesada.

Após a solicitação do cartão, o titular da conta pode escolher com quanto quer carregá-lo. Dessa forma, o adolescente poderá gastar até o limite do que foi carregado por seus pais.

Veja como é fácil pedir seu cartão Superdigital.

Santander Play

Trata-se de um programa que permite a emissão de um cartão universitário para quem já está cursando uma faculdade, mesmo que ainda não tenha atingido os 18 anos.

Entre as diversas vantagens desse cartão, podemos destacar:

  • App exclusivo para monitorar os gastos com o cartão;
  • Isenção da anuidade ao gastar pelo menos R$ 50,00 no mês;
  • Programas de recompensas;
  • Descontos em eventos culturais e universitários.

BB Conta Jovem

Trata-se de uma conta especial para pessoas entre 12 e 21 anos e que ainda não entraram na universidade. O seu processo de abertura é bastante simplificado e ocorre em nome do próprio adolescente, isso se for maior de 16 anos.

Já no caso dos adolescentes entre 12 e 16 anos incompletos, a assinatura do documento de contratação deve ser feita pelos pais ou responsáveis.

Cartão adicional C6 Bank

O C6 Bank oferece aos seus correntistas a possibilidade de solicitar até seis cartões adicionais gratuitos e, com isso, fica fácil conseguir um cartão de crédito para adolescente.

Os cartões adicionais do C6 Bank ainda podem ser personalizados com cores e podem exibir o nome que o titular escolher. Além disso, é possível controlar o limite dos adicionais de forma a evitar gastos maiores do que o permitido pelo titular.

Cartão adicional do Itaú

O cartão adicional do banco Itaú está disponível para adolescentes a partir dos 12 anos. Além disso, ele conta com os mesmos benefícios e serviços que estão presentes no cartão titular.

Os pais podem controlar o limite de gastos mensais do adolescente diretamente do seu aplicativo e, dessa forma, conseguem educar financeiramente os seus filhos.

Cartão adicional da Caixa

A Caixa conta com um produto específico para adolescentes, que é o Cartão Adicional Mesada.

Com ele, os pais podem obter um cartão livre de anuidade para seus filhos a partir dos 12 anos, sendo que os gastos e o limite ficam vinculados ao cartão do titular.

Vale a pena procurar um cartão de crédito para menor de 18 anos?

Como você viu até aqui, o cartão de crédito para adolescente pode ser um excelente instrumento de educação financeira para seus filhos.

Além disso, ele também agrega praticidade e segurança no dia a dia de todos, visto que os pagamentos eletrônicos já são aceitos em praticamente todos os lugares.

É por isso e muito mais que vale muito a pena procurar por um cartão de crédito para menor de 18 anos.

Dicas para adolescentes que vão usar o cartão de crédito pela primeira vez

Os adolescentes que conseguiram o seu primeiro cartão de crédito devem ser educados sobre o seu funcionamento por seus pais, principalmente no que tange aos juros e ao pagamento das compras que são efetuadas.

Nesse sentido, é importante que o adolescente:

  • Tome ciência de que todos os valores gastos no cartão vão parar em uma fatura, que deve ser paga posteriormente
  • Conheça o funcionamento dos juros de um cartão de crédito e o que pode acontecer caso a fatura não seja paga na data de seu vencimento.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre cartão de crédito para adolescente? Escreva para a gente aqui nos comentários e conte com o Plusdin para te ajudar a encontrar o cartão ideal.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

4 Comentários
    • Sara Menezes
      em resposta à Jucier Henrique de Almeida

      Oi Jucier, tudo bem? 😀
      Seja bem-vindo ao nosso portal!
      Continue acompanhando nossas publicações e tenha acesso a muitas informações e dicas sobre Cartões de Crédito, Empréstimos, Contas Digitais, Empreendedorismo e muito mais.
      Acesse: https://plusdin.com.br/news/
      Boa sorte! 💚

    • Sara Menezes
      em resposta à Wellington Junior Souza Ribeiro

      Como vai, Wellington? 😀
      Leia o artigo “Como ganhar dinheiro: 150 dicas para te ajudar com este grande problema! “. Acesse aqui: https://plusdin.com.br/news/como-ganhar-dinheiro/
      Continue acompanhando o nosso portal de notícias.
      Temos outras informações e dicas sobre Cartões de Crédito, Empréstimos, Contas Digitais, Empreendedorismo e muito mais.
      Acesse: https://plusdin.com.br/news/
      Boa sorte! 💚