Viver em um país que não é nosso exige vários desafios, os maiores certamente estão no aspecto financeiro. Muitos estrangeiros encontram dificuldade em conseguir empréstimo no Brasil, mas nós vamos te ajudar.
“Para a obtenção de um empréstimo, não vai existir muita diferença entre um brasileiro e um estrangeiro. Um banco para conceder um empréstimo vai avaliar a capacidade de pagamento da pessoa. Sendo um brasileiro, aquela pessoa vai ter um histórico de crédito, de consumo, de pagamento, comprovação de renda, comprovação de residência, que vai ajudar a instituição financeira na composição dessa análise”, é o que explica Bruno Araújo, professor de contabilidade e finanças da Faculdade IBMEC, em contato com a reportagem.
Em relação ao estrangeiro, os requisitos serão seguidos da mesma maneira que os aplicados a brasileiros. A diferença é que o estrangeiro precisa estar em situação regular no Brasil, com a documentação em dia.
Vamos tirar suas dúvidas sobre o procedimento, que pode lhe garantir um escape financeiro nesse momento de crise, além de abrir possibilidades, até mesmo de negócio e crescimento pessoal.
Sou estrangeiro: quais documentos preciso para pedir um empréstimo?
Se um estrangeiro que veio ao Brasil para trabalhar, muito possivelmente ele estará em situação regular e terá os documentos considerados obrigatórios. São eles:
CRNM
A carteira de registro nacional migratório, concedida pelo Ministério da Justiça, por intermédio da Polícia Federal possui um valor similar de uma identidade.
Para consegui-la, o estrangeiro precisa:
- Iniciar um processo de cadastro no site da Polícia Federal
- Preencher e imprimir o formulário precisa
- Agendar um atendimento em um posto da PF e realizar o pagamento de uma Taxa de GRU.
É preciso ficar atento aos requisitos, pois o processo pode parecer simples, mas possui burocracias. Existem agências especializadas para solicitação da CNRM;
CPF
O CPF também é concedido a cidadãos estrangeiros em situação regular. Para a liberação do empréstimo, o solicitante não pode ter o nome sujo em nenhum serviço de crédito do país, como o Serasa.
Moradia fixa no Brasil
Você, estrangeiro, também deve ter um comprovante de residência.
Caso o imóvel não esteja em seu nome, mas de um proprietário, será necessária a apresentação de uma carta escrita de próprio punho feita por você, declarando que reside na propriedade de um terceiro.
O documento precisa ter o número de seus documentos pessoais, a cidade, data e assinatura, em alguns casos, existe a necessidade de que ele seja autenticado em cartório.
Comprovante de renda
Nesse caso o contracheque é fundamental. Caso você seja um trabalhador autônomo, preparamos esse post para te ajudar a comprovar renda.
Como Funciona a Aprovação de empréstimo Para Estrangeiros?
A aprovação de crédito para um estrangeiro, assim como a de um cartão de crédito, não tem diferença em relação a um cidadão brasileiro. Tudo dependerá da análise de crédito.
O que será avaliado pela instituição financeira é a capacidade de pagamento que o cliente em potencial possui. Sendo um estrangeiro legalizado no Brasil, a pessoa possui renda, sendo capaz de comprovar seus recursos.
Como qualquer outro cidadão, o estrangeiro que, por exemplo, tenha patrimônio no Brasil, pode oferecê-lo como garantia de pagamento, por exemplo, seguindo a normalidade de uma negociação comercial entre cliente e instituição financeira.
Um outro exemplo bastante prático. Se o estrangeiro é empregado em uma companhia brasileira, ele pode optar por um empréstimo consignado, tornando o seu salário como garantia. Nesse caso, a prestação vai ser debitada na conta corrente, na mesma conta que ele recebe o salário.
Qual o valor máximo de contratação de um crédito pessoal para estrangeiro?
Não existe um valor máximo ou limite para a concessão de crédito a um estrangeiro, tal qual não existe para um cidadão brasileiro.
Nesse caso, o que será avaliado é o limite de crédito que a pessoa vai se mostrar capaz de receber em concessão quando da análise feita pela instituição financeira. Tudo vai depender da renda e do patrimônio declarados pelo estrangeiro.
Passo a passo para um estrangeiro conseguir um empréstimo no Brasil
- Organize seus documentos para a apresentação junto à instituição
- Tenha todos os seus documentos pessoais em dia, especialmente os de comprovação migratória, já que são obrigatórios.
- Separe sua CRNM, como dissemos, além do CPF, comprovante de residência e renda.
- Se tiver algum registro de propriedade ou bem, também os tenha em mãos quando iniciar o processo de negociação com uma instituição financeira.
Quais são os bancos que permitem abertura de conta e empréstimos a estrangeiros?
Legalizado no país, o estrangeiro está apto a abrir uma conta corrente. Não são todos, mas vários bancos já oferecem esse tipo de serviço a estrangeiros residentes no país.
Para solicitar, você poder baixar o aplicativo da instituição ou comparecendo a uma agência física. Será disponibilizado um formulário para preenchimento.
Com a abertura da conta, o estrangeiro terá as facilidades oferecidas por seu banco, dentre elas a liberação de empréstimo. Abaixo estão algumas opções de instituição financeira que permitem a abertura de contas para estrangeiros:
Quais são as condições para liberação de empréstimo pessoal para estrangeiros?
É necessário um cadastro básico, além da apresentação dos documentos já citado. Como qualquer outro cliente, o estrangeiro terá seu empréstimo avaliado e estará sujeito a taxa de juros, além de cobranças como o IOF, e taxa de parcelamento que varia de acordo com o número de parcelas.
Existe um limite de concessão de crédito, que só será definido após avaliação do banco.
Avalie sua capacidade de pagamento
Pensar em sua saúde financeira é algo fundamental na hora de solicitar um empréstimo. Tenha total certeza de que aquele valor de pagamento está adequado ao seu bolso, evitando problemas futuros. Lembre-se, é essencial o pagamento em dia do empréstimo contraído.
Compare as opções de empréstimo
Você precisa estar atento às condições propostas para evitar cair em fraudes e outros tipos de problemas indesejados. Opte sempre por instituições recomendadas e seguras, capazes de atender à sua solicitação, especialmente os bancos que você já possui conta.
Escolha a melhor proposta
Mesmo sendo estrangeiro, utilize também de uma velha artimanha do brasileiro, que é negociar. Escolha a melhor proposta que a instituição te oferecer e esteja atento às taxas de juros. Além do valor de cada parcela, sua atenção deverá estar também no Custo Efetivo Total (CET), o indicador de outras taxas que podem fazer parte do montante.
Em quanto tempo o dinheiro cai na conta?
Munido de toda a documentação, você vai passar pela avaliação de crédito. Em caso de aprovação, o dinheiro costuma cair na conta do cliente em até 24 horas.
Você sabia dessas informações? Deixe seu comentário e compartilhe essa matéria com seus amigos, sobretudo os estrangeiros, para que eles saibam também como fazer um empréstimo morando no Brasil.