A importância da educação financeira na vida do cidadão

Por: Plusdin em 02/07/2021
a importância da educação financeira na vida do cidadão

A importância da educação financeira na vida do cidadão é um assunto que gera diversos debates e preocupações em diversos espaços da sociedade. Afinal, por meio dela é possível organizar as contas, usar o dinheiro com sabedoria e fazer aplicações em algumas situações.

Além disso, o tema tem grande chance de cair em questões e redações de concursos, vestibulares e processos seletivos para vagas em empresas. Isso porque a educação financeira é discutida por órgãos econômicos, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e possui grande relevância e impactos significativos na vida das pessoas.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja o texto que preparamos e entenda sobre a importância da educação financeira na vida do cidadão.

Mas, o que significa educação financeira e qual sua importância?

O conceito de educação é estabelecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como um processo pelo qual consumidores e investidores financeiros aprimoram o entendimento referente aos produtos, termos e riscos financeiros.

E, segundo o órgão, por meio das informações e instruções obtidas, criam habilidades e confiança para tomar ações conscientes dos riscos, fazer escolhas e melhorar suas condições financeiras.

Basicamente, a educação financeira é um conjunto de aconselhamentos que permite o uso do dinheiro de modo mais saudável, organizado e crítico a fim de promover o progresso dos cidadãos.

E qual é a importância da educação financeira na vida do cidadão?

A educação financeira é um tema de extrema importância, tanto que é defendida por pais e responsáveis, além de gestores públicos e organizações sociais e privadas, como um assunto a ser oferecido em sala de aula.

Algumas instituições de ensino e Organizações Não Governamentais (ONGs) já contam com projetos em torno dessa disciplina. Mas, afinal, qual é a importância da educação financeira na vida do cidadão?

Separamos nos tópicos abaixo alguns pontos que ajudam a entender sobre a importância desse processo na vida das pessoas. Confira.

Uso do dinheiro de forma consciente

É muito comum ver pessoas que recebem ótimos salários, mas que continuam passando por dificuldades financeiras e contraindo dívidas. Situações rotineiras, como abastecer o carro ou viajar no período das férias, se tornam um problema pela falta de dinheiro.  

Esse é um bom exemplo para explicar como uma má condução das finanças pode afetar a vida das pessoas. Mesmo que elas tenham bons rendimentos, a falta de organização e instrução sobre como lidar com as finanças fazem com que fiquem sempre no vermelho.

Evitar a inadimplência e restrição do CPF

Um ponto importante em relação à educação financeira é que ela contribui para a quitação das contas nas datas estabelecidas. Isso porque a organização do orçamento e o pagamento dos boletos em dia evita que o nome seja inserido nos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa.

Manter o controle do dinheiro

Ter o controle do dinheiro possibilita segurança e planejamento para aumentar os bens, fazer investimentos e concretizar objetivos financeiros. Por esse motivo, a educação financeira é tão importante na vida do cidadão.

Por meio de uma instrução financeira, o dinheiro pode ser utilizado de forma saudável, com estratégia e de modo a possibilitar que os recursos sejam utilizados da melhor maneira.

Para pessoas que têm estabelecimentos comerciais, empreendimentos, entre outras fontes de renda, podem, por meio da educação financeira, organizar balanços ou prever oportunidades para aumentar o patrimônio.

Melhora da qualidade de vida

A importância da educação financeira na vida do cidadão também se deve ao fato de proporcionar mais qualidade de vida. Afinal, é muito difícil desejar uma condição saudável quando as contas estão atrasadas.

A orientação sobre a melhor forma de lidar com o próprio dinheiro possibilita planejar-se para alcançar metas, ampliar o poder de compra, aumentar o capital e fazer aplicações.

Melhores alternativas de investimentos

Hoje em dia, há uma procura maior por investimentos financeiros. No entanto, antes de iniciar neste campo, o cidadão deve estar muito bem instruído e conhecer os riscos de cada aplicação.

A educação financeira é um processo que contribui para o entendimento sobre os riscos que envolvem cada aplicação e a forma de investir em renda fixa ou variável, as perspectivas de retorno para cada investimento e melhor destinação dos recursos.

Importância dos projetos de educação financeira na vida do cidadão

É importante destacar que a educação financeira é importante para estimular o desenvolvimento econômico e bem-estar das sociedades. Por essa razão, os programas que fornecem instruções sobre finanças e melhor uso do dinheiro são imprescindíveis.

Esses projetos devem ensinar sobre os benefícios e desvantagens de cada produto financeiro, riscos de aplicações, uso de cartões de crédito, adquirir serviços bancários, entre outros assuntos.

Cursos sobre educação financeira

Cursos sobre esse assunto ajudam a importância da educação financeira na vida do cidadão. Por isso, muitas graduações disponibilizam essa disciplina em sua matriz curricular e outras instituições de ensino ou comerciais oferecem formações sobre esse tema.

Os cursos sobre educação financeira oferecem conhecimentos sobre atividades de risco, produtos e serviços fornecidos por instituições bancárias, negociações de dívidas, entre outros assuntos de extrema relevância.

Além do mais, os cursos de educação financeira são excelentes para entender como funcionam alguns setores da economia e para pessoas que buscam abrir o próprio negócio.

Então, qual a importância da educação financeira na vida do cidadão?

A educação financeira é a base para:

  • conquistar uma boa qualidade de vida;
  • traçar metas;
  • alcançar a independência financeira;
  • adquirir habilidades para investir;
  • aumentar a renda e o patrimônio.

Por essa razão, é crucial compreender a importância da educação financeira na vida do cidadão. Esse conhecimento permite desenvolver consumidores mais conscientes, organizados e, consequentemente, evitar inadimplências e restrições em órgãos de proteção ao crédito.

Além disso, a educação financeira é fundamental para estimular o desenvolvimento econômico e social.

E se você deseja ampliar seu conhecimento sobre a área das finanças, confira os outros conteúdos sobre o assunto em nosso site: Plusdin News.