Fatura do cartão de crédito: o que é e como funciona

Por: Pamela Gaudio em 02/06/2021
Mulher pensativa tentando entender como funciona a fatura do cartão de crédito

Ter um cartão de crédito é basicamente mandatório na sociedade em que vivemos. Diversas compras, sejam elas grandes ou pequenas, são feitas com cartão de crédito. O cartão de crédito evoluiu muito nos últimos anos, e hoje conta com diversos benefícios para os clientes, além de novas funcionalidades.

O cartão de crédito funciona como uma ferramenta de pós pagamento, onde você usa o cartão e se compromete a pagar o valor no mês seguinte. Com isso, você pode fazer parcelamentos e as empresas ficam seguras de que vão receber o dinheiro, já que a sua dívida acaba sendo com a administradora do cartão.

Mas como acompanhar todas as suas transações de maneira eficiente? Ao comprar com o cartão de crédito durante o mês todo, é preciso ter um controle do que foi gasto e é por isso que existe a fatura do cartão de crédito. 

Ela é o documento que registra todas as transações que você realizou no cartão. Assim, você pode ver tudo que você comprou e ainda conferir se todas as compras são suas, com base no seu controle pessoal. Entenda aqui como funciona a fatura do cartão de crédito.

Como funciona a fatura do cartão de crédito?

Assim como qualquer conta, a sua fatura possui data de validade. Ela chega até a sua casa pelo correio, dias antes do pagamento ser efetuado. Porém, hoje em dia, você pode simplesmente consultar a sua fatura online pelo Internet Banking e também aplicativos. Para eliminar a necessidade de papel, você também pode solicitar a sua fatura via e-mail. Apenas com o número código de barras é possível efetuar o pagamento sem sair de casa. 

Mas como é definida a data de vencimento da sua fatura? Você mesmo escolhe essa data no dia em que solicita o cartão de crédito. Essa flexibilidade permite facilitar o pagamento da sua fatura, com base no dia dos seus recebimentos. 

Melhor dia para compra

Com base na data de vencimento da sua fatura, você consegue saber qual é o melhor dia para efetuar compras. 

Vamos supor que sua fatura vence dia 20 todo mês. A administradora precisa de tempo para processar tudo que será lançado na sua fatura, além de emiti-la para envio via correios. Daí acontece o fechamento da fatura. 

Com a data de fechamento da sua fatura, você consegue saber qual o melhor dia para comprar, pensando que essa compra só será registrada na fatura seguinte. Essa diferença geralmente é de 10 dias. Então, se sua fatura vence dia 20 de maio, por exemplo, as compras que você fizer após o dia 10 de maio serão computadas na fatura de junho, apenas. 

Mas não se preocupe. A fatura do cartão de crédito também traz a data de fechamento dela. Porém, se chegou o dia em que você imagina que a fatura possa ter virado, você pode encontrar essa informação no aplicativo ou Internet Banking, sem ter que esperar a fatura chegar até a sua casa. 

O que você encontra na sua fatura do cartão de crédito

Para entender como funciona a fatura do cartão de crédito é preciso compreender tudo o que está sendo detalhado nela. A fatura do cartão de crédito tem todas as informações que você precisa saber sobre suas compras. As compras parceladas, por exemplo, possuem um indicativo ao lado de quantas parcelas ainda restam para você pagar.

Além disso, na sua fatura você também encontra valores de estorno, quando você fizer o procedimento. Desse modo, sempre que você solicitar um estorno de compra no cartão, deve observar se a fatura veio com essa informação. Caso não, você provavelmente está pagando pelo que pediu de volta. 

Além do valor total da sua fatura do seu cartão de crédito, você também encontra o valor mínimo. Mas o que seria isso? O valor mínimo é um valor definido pela administradora do seu cartão. Ao invés de pagar o valor total da sua fatura, você paga apenas o mínimo, que é bem reduzido. Mas, no mês seguinte, você encontrará os juros rotativos, que são considerados bem altos nos cartões de crédito. 

Sua fatura também vem com a informação sobre como você pode parcelá-la. Se enrolou nas finanças, mas não quer ficar devendo no cartão para a dívida não virar uma bola de neve? Não tem problema. Todas as instruções de parcelamento da fatura você encontra no próprio documento. Porém, a dica é não usar mais o cartão até que o parcelamento da fatura esteja completamente quitado.

Outras informações

De forma básica, sua fatura também conta com o seu nome, endereço, além dos 4 últimos dígitos do cartão, para título de identificação. A fatura também traz o limite que o seu cartão de crédito possui totalmente e o quanto você já comprometeu. Assim, fica mais fácil fazer o controle dos gastos para não estourar o limite do seu cartão. 

Além disso, a fatura também traz todas as informações e valores de encargos e também taxa de anuidade. Se o seu cartão tem programa de Pontos, também poderá identificar essa informação na fatura. 

Encontrei uma informação suspeita na fatura, como proceder?

Muitas vezes, podemos nos deparar com uma informação que não temos conhecimento. Se forem taxas ou encargos, você pode entrar em contato com a administradora do cartão para tirar dúvidas sobre. Agora, se for relativa à uma compra, você precisa checar os seus comprovantes. Muitas pessoas ainda guardam os comprovantes de papel, já outras consultam no aplicativo. O ideal é ter certeza antes de entrar em contato com a central de cartões. 

Se a compra realmente não for sua, o ideal é ligar imediatamente para a administradora do cartão. Talvez seja o caso até de solicitar o bloqueio do cartão, por conta de suspeita de fraude.

Mas tenha seus comprovantes sempre com você. Geralmente, as pessoas se confundem porque, muitas vezes, o nome que vem na fatura do cartão nem sempre é igual ao nome da loja. Isso faz com que muita gente acredite que não efetuou aquela compra. 

E você? Já tem um cartão de crédito? Aqui no blog você encontra diversas opções para solicitar o seu. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*