NFC: o que é?

Por: admin em 15/03/2024
uma pessoa fazendo um pagamento via NFC

Quem, assim como a gente, acompanha a evolução da tecnologia de perto, sabe que a maneira como realizamos transações passou por mudanças radicais.

E quando se pensa em praticidade e inovação, a tecnologia NFC (Near Field Communication) ganha destaque.

Esse sistema é o responsável pelos famosos pagamentos via aproximação, que se tornaram muito populares nos últimos anos.

Se você tem curiosidade em saber o que é NFC e quais são os benefícios e cuidados ao utilizar essa tecnologia, está no lugar certo.

A partir de agora, vamos mergulhar nesse mundo de inovação e contar tudo o que você precisa saber sobre os pagamentos por aproximação.

Vamos lá?

O que é pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação, como o próprio nome sugere, é uma tecnologia que permite realizar transações financeiras sem a necessidade de contato físico entre o dispositivo de pagamento e o receptor.

Essa tecnologia quase “mágica” é possível, graças ao NFC.

Antes de surgir essa tecnologia, os pagamentos feitos utilizando máquinas de cartão de crédito só podiam ser feitos inserindo um cartão com chip ou deslizando a tarja magnética do plástico.

Hoje, contudo, basta colocar o cartão próximo da máquina para fazer qualquer pagamento.

E não para por aí. Alguns dispositivos móveis, como celulares, tablets e smartwatches (relógios inteligentes) também podem vir com a tecnologia NFC.

O Banco Santander, por exemplo, permite que o cliente faça compras sem o cartão de crédito físico. Usando apenas o app Santander Way. Dessa forma, você pode pagar apenas aproximando o dispositivo de uma maquininha.

Essa tecnologia tem por objetivo agilizar os pagamentos e trazer mais praticidade ao dia a dia das pessoas.

O que é NFC?

Apesar de o pagamento por aproximação já ser conhecido de muitas pessoas, ainda é comum encontrar quem tenha dúvidas sobre o NFC, como “o que é” e “como funciona”?

De uma maneira simples, o NFC é a sigla para Near Field Comunication (ou “comunicação de campo próximo” em tradução livre).

Essa é uma tecnologia presente na maioria dos dispositivos móveis atuais e funciona de uma maneira diferente do Bluetooth e do Wi-Fi.

A sua principal característica é permitir a comunicação entre dispositivos em curtas distâncias. O Bluetooth, por sua vez, geralmente alcança 10 metros. Já o Wi-Fi, cerca de 50 metros.

Nos cartões de crédito, a função é executada por um chip e antenas inseridas dentro do plástico. Ao aproximar o cartão de um aparelho receptor, ocorre a transmissão do sinal em uma fração de segundos.

O pagamento por aproximação é seguro?

A segurança sempre foi a maior preocupação no mundo dos pagamentos.

O NFC, como qualquer outra tecnologia, tem as suas próprias garantias e desafios.

Para garantir a segurança das transações, o NFC usa criptografia avançada, autenticação em múltiplos níveis e funciona apenas em distâncias curtas.

Além disso, na hora de realizar uma transação, o NFC cria um código único para cada pagamento, evitando que os dados completos do cartão sejam transmitidos.O pagamento por NFC acontece quase que de forma instantânea e é extremamente seguro.

Como se proteger do golpe do pagamento por aproximação

Recentemetne, uma modalidade de golpe que usa o pagamento por aproximação está se tornando cada vez mais comuns.

Nele, o bandido utiliza uma maquininha capaz de receber pagamentos por aproximação ou o próprio celular para roubar o dinheiro das pessoas que levam consigo um cartão com a opção de pagamentos por aproximação ativada.

Funciona assim: geralmente o golpista escolhe um ambiente cheio de pessoas, como um ônibus, metrô, um show etc. Em seguida, configura a maquininha como se fosse receber um pagamento e a aproxima dos bolsos, bolsas ou mochilas das pessoas.

Sem que você perceba, o bandido consegue realizar uma transação utilizando o seu cartão com NFC, podendo gerar um grande prejuízo.

Assim, se você não quer ser vítima desse tipo de golpe, siga essas dicas:

  • Se possível, desative a função de pagamentos por aproximação quando estiver na rua
  • Lembre-se de configurar o cartão para exigir a digitação da senha em todas as transações, independentemente do valor
  • Compre uma carteira ou porta-cartões feitos em materiais que impeçam a comunicação via NFC
  • Configure o seu cartão para enviar uma mensagem SMS ou uma notificação no aplicativo sempre que uma transação for realizada

Por fim, caso você venha a se tornar vítima de um golpe, lembre-se de registrar um boletim de ocorência na polícia e de comunicar ao banco sobre o fato o mais rápido possível.

Dessa forma, o banco pode tentar bloquear a transação ou realizar o estorno, evitando que você tenha um prejuízo financeiro.

Como funciona

Em sua essência, o pagamento por aproximação é quase como uma dança silenciosa entre os dispositivos.

Ao utilizar a tecnologia NFC, quando os dois aparelhos se aproximam, fazem uma conexão sem fio muito segura e que só ocorre bem próxima ao aparelho receptor.

Regra geral, quem recebe o sinal do NFC para a realização do pagamento é uma maquininha de cartão, também chamada de receptor.

Veja aqui quais máquinas de cartões aceitam o pagamento por NFC.

Já o dispositivo que emite o sinal para o pagamento, também chamado de emissor, pode ser um cartão bancário ou um smartphone, por exemplo.

Uma vez que os dois dispositivos estão prontos para a transação, ao aproximá-los, o emissor envia dados criptografados ao receptor.

Assim, após uma rápida validação – por senha, PIN, biometria ou reconhecimento facial – a transação é liberada e aprovada.

Todo esse processo ocorre em uma fração de segundos, proporcionando uma experiencia de pagamentos fluida e segura para o usuário.

Benefícios do pagamento por aproximação

Existem muitos benefícios em utilizar o pagamento por aproximação via NFC. Dentre os mais importantes, podemos citar:

  • Maior rapidez nas transações;
  • Mais segurança;
  • Desnecessidade de contato físico;
  • Flexibilidade;
  • Redução de erros;
  • Adoção global;
  • Economia para os comerciantes

Ao utilizar a tecnologia NFC para pagamentos por aproximação, você ganha tempo ao não ter que inserir o cartão na maquininha ou terminal de pagamentos.

Além disso, evita o contato físico com esses equipamentos, o que é ótimo para evitar a propagação de doenças transmissíveis.

A tecnologia também ajuda a reduzir erros comuns dos cartões físicos, como as falhas de leitura da tarja magnética ou defeitos no chip.

Por fim, a tecnologia NFC também representa mais economia para os comerciantes, que podem realizar transações mais rápidas e facilitar o checkout, melhorando a experiencia do cliente.

Por que os dispositivos precisam estar próximos da maquininha?

A tecnologia NFC para pagamentos por aproximação é bastante segura e confiável, porém, você sabe por que o cartão ou dispositivo deve ficar bem perto da maquininha?

Isso acontece, pois a distância de funcionamento do NFC é curtíssima, geralmente não maior do que alguns centímetros. Isso é diferente do que acontece com outras tecnologias, como o Wi-Fi e o Bluetooth.

Entre os principais motivos desse curto alcance, podemos destacar:

  • Segurança: ao limitar o alcance do sinal, reduz-se a possibilidade de interceptação por pessoas mal-intencionadas, bem como eventuais leituras acidentais por dispositivos não autorizados;
  • Eficiência: essa curta distância entre os dispositivos permite que a comunicação seja mais direta e rápida, garantindo que a transação seja processada muito rapidamente e sem interrupções;
  • Especificidade: a proximidade garante que a comunicação ocorra entre os dispositivos certos, evitando conflitos em locais em que ocorrem múltiplas transações via NFC ao mesmo tempo, como em caixas de supermercados, por exemplo.

Assim, essa necessidade de aproximar os dispositivos não significa uma limitação do NFC, mas sim uma característica intencional da tecnologia para maximizar a segurança e eficácia das transações NFC.

Como fazer um pagamento por aproximação

Fazer um pagamento por aproximação não é nenhum segredo.

Geralmente, os novos cartões de crédito são emitidos com essa tecnologia.

Para saber se o seu cartão possui NFC para pagamentos por aproximação, verifique se ele tem um símbolo representado por quatro ondas, geralmente próximo do chip.

Também é necessário conferir se a função de pagamentos por aproximação está habilitada junto ao banco ou instituição que emitiu o cartão.

Em alguns casos, ela vem bloqueada e deve ser liberada pelo usuário antes de ser usada pela primeira vez.

Quando tudo estiver correto, os pagamentos podem ser feitos de forma rápida e segura, apenas aproximando o cartão da maquininha ou terminal de pagamento.

A depender do valor da transação, pode ser necessário digitar a senha de segurança para concluir o pagamento.

Pagamento por NFC com o celular

Fazer um pagamento por NFC com o celular também é muito simples.

No entanto, existem alguns detalhes a que você precisa se atentar.

O primeiro deles é instalar algum aplicativo que permita pagamentos via NFC.

Entre os mais populares estão o Google Pay, o Samsung Pay e o Apple Pay.

Após escolher o seu aplicativo de pagamentos, cadastre os seus cartões de crédito e débito para começar a fazer pagamentos por aproximação.

Lembre-se de manter a função NFC do seu dispositivo ligada.

Na hora de pagar, basta escolher o cartão que deseja utilizar e autorizar a transação com sua senha, PIN, biometria ou reconhecimento facial.

Ao aproximar o dispositivo da maquininha, o pagamento ocorre de forma quase instantânea.

Pagamento por aproximação com o cartão de crédito

O pagamento por aproximação com o cartão de crédito é o mais simples de todos.

Basta verificar se a função está habilitada e chegar o cartão perto da maquininha.

Lembre-se de conferir o valor do pagamento antes de fazer a aproximação, pois, uma vez que o cartão e o dispositivo receptor entrarem no alcance do NFC, a transação será realizada.

Como pagar usando smartwatch

Também é possível usar os famosos relógios inteligentes para fazer pagamentos via NFC.

Essa função é bastante prática, pois evita que você tenha que tirar o smartphone ou cartão do bolso para pagar uma compra.

Para usar essa função, é necessário ter um smartwatch compatível com pagamentos via NFC e cadastrar seus cartões no aplicativo de pagamentos do dispositivo, da mesma forma que é feito o cadastro no celular.

Quando tudo estiver pronto, basta aproximar o relógio do terminal de pagamento para que a transação seja concluída.

Posso desativar o pagamento por aproximação do meu cartão?

Sim. Embora seja considerada uma tecnologia segura, o NFC não é infalível, pois sempre existem riscos de ataques ou interceptações. Principalmente se os dispositivos não estiverem atualizados com as últimas medidas de segurança.

Portanto, se desejar, você pode clicar aqui e aprender a desativar o pagamento por aproximação do seu cartão de crédito.

E você, gostou de saber mais sobre o NFC e como ele pode ser o seu grande aliado nos pagamentos do dia a dia? Aproveite e veja aqui como usar seu cartão de crédito de maneira inteligente.