Você sabia que, mesmo com toda a popularidade do Pix, o cartão de crédito ainda é o queridinho dos brasileiros?
Apesar de o Pix ter revolucionado a forma como transferimos dinheiro, muita gente ainda acha que o cartão oferece mais vantagens.
E os números mostram que essa preferência tem lá seus motivos.
- Em 2024, o Pix movimentou R$ 26 trilhões. Já os cartões de crédito ficaram com R$ 4,1 trilhões.
As transações com cartão cresceram quase 10% em relação a 2023, o que, descontando a inflação, significa um avanço real de cerca de 5%.
Uma pesquisa da CSU Digital sobre meios de pagamento, que ouviu consumidores de diferentes regiões, idades e faixas de renda, mostrou que a maioria das pessoas usam o cartão todos os dias:
61% dos entrevistados acreditam que os cartões oferecem mais benefícios do que o Pix.
E não é difícil entender: o cartão permite parcelar compras, oferece programas de pontos, milhas, cashback e até acesso a salas VIP.
Além disso, os emissores e bandeiras conseguem personalizar os serviços, o que é um prato cheio pra quem busca um atendimento mais individualizado.
E tem mais! Os cartões de parceria, aqueles que são emitidos por supermercados, lojas de departamento e programas de fidelidade, são os preferidos dos brasileiros.
60% dos entrevistados têm pelo menos um cartão desse tipo. A principal razão? Acesso a benefícios exclusivos nas compras da marca emissora.
Ou seja, além de pagar, o consumidor ainda ganha umas regalias. Não é à toa que 55% dos usuários adoram esses cartões.
Categoria do cartão | Preferência |
---|---|
Cartões emitidos pela mesma instituição | 36% |
Supermercados | 25% |
Lojas de departamento | 22% |
Programas de fidelidade | 21% |
Companhias Aéreas | 17% |
Postos de combustível | 9% |
Seguradoras | 7% |
E mesmo com toda a tecnologia das carteiras digitais e dos wearables (aqueles dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes), o cartão físico ainda é o preferido de 69% dos brasileiros.
A isenção de anuidade e os programas de pontos que viram milhas são os grandes atrativos, citados por 57% e 49% dos entrevistados, respectivamente.
A pesquisa também mostrou que as marcas têm uma oportunidade de ouro pra se aproximar dos clientes e fidelizá-los através dos cartões de parceria.
Seja qual for o modelo (co-branded, white label ou private label), esses cartões atendem a nichos específicos e oferecem benefícios que combinam com o estilo de vida de cada um.
Entre os mais desejados, estão o cashback (33%) e o acesso a salas VIP (32%), mas esses ainda são pouco explorados pelos emissores. Ou seja, tem espaço pra crescer!
Então, se você pensava que o Pix ia aposentar o cartão de crédito, saiba que ele tá mais vivo do que nunca.
Com toda a flexibilidade e os benefícios que oferece, o cartão ainda tem um lugar especial no coração (e na carteira) dos brasileiros.
E você, já escolheu seu lado? Prefere Pix ou cartão? 😉
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