Dos nichos em que o avanço tecnológico trouxe, certamente um dos mais impactantes é o de carteira digital, que vem conquistando cada vez mais usuários em virtude de seu avanço e facilidades que traz ao meio.
Basicamente, ela traz soluções práticas para o seu dia a dia, evitando que você ande com o dinheiro em espécie na sua carteira ou bolsa, além de tornar mais ágil o pagamento.
Porém, os serviços vão bem além da transferência de crédito de você para uma loja ou amigo. Com as carteiras digitais, é possível centralizar todas as suas informações financeiras, como dados de cartões de crédito e débito, em um único local seguro.
O que é carteira digital?
As carteiras digitais, também chamadas de e-wallets, são aplicativos e tecnologias desenvolvidas para que o usuário use seu dispositivo móvel (ou às vezes um site) para realizar o pagamento de suas necessidades, sem precisar recorrer aos cartões de crédito ou dinheiro em espécie.
Elas funcionam como uma versão digital da carteira física, permitindo que você guarde informações de cartões de crédito, débito e outras formas de pagamento em um único local seguro.
Ou seja, esse mecanismo torna-se um grande aliado para você não precisar carregar mais milhares de cartões ou precisar ir ao caixa eletrônico sacar determinada quantidade em espécie.
Além disso, muitas carteiras digitais oferecem recursos adicionais, como integração com programas de fidelidade e possibilidade de divisão de contas entre amigos.
Como funciona a carteira digital?
Para explicar de uma forma bem direta e simples, perceba que a carteira digital, basicamente, transforma seu dinheiro físico e o saldo do cartão de crédito em códigos codificados através da plataforma que você resolveu utilizar. Assim, para efetuar a compra ou transferência, basta informar o valor e aproximar seu aparelho da máquina de cartão de crédito (usando NFC) ou fazer a leitura do QR Code para realizar o pagamento, desde que, claro, você tenha saldo disponível.
Há, também, a possibilidade de deixar um cartão de crédito ou débito associado à sua carteira digital, o que faz com que o valor seja diretamente debitado em sua fatura (desde que tenha limite disponível) ou conta, respectivamente. Por exemplo, as carteiras digitais como Google Pay e Apple Pay permitem o cadastramento de cartões de diferentes instituições financeiras, oferecendo segurança e praticidade. Além disso, serviços como o Samsung Pay ampliam as possibilidades com programas de recompensas e pagamentos em lotéricas.
Para explicar de uma forma bem direta e simples, perceba que a carteira digital, basicamente, transforma seu dinheiro físico e o saldo do cartão de crédito em códigos codificados através da plataforma que você resolveu utilizar.
Assim, para efetuar a compra ou transferência, basta informar o valor e aproximar seu aparelho da máquina de cartão de crédito (ou fazer a leitura do QR Code) para ele realizar o pagamento, desde que, claro, você tenha saldo disponível.
Há, também, a possibilidade de deixar um cartão de crédito ou débito associado à sua carteira digital, o que faz com que o valor seja diretamente debitado em sua fatura (desde que tenha limite disponível) ou conta, respectivamente.
Quais são as vantagens?
Como visto, a principal vantagem das carteiras digitais é que elas simplificam o processo de pagamento. Afinal, você não precisa tirar a carteira do seu bolso e informar uma série de dados para efetuar uma compra.
Em tempos de pandemia, por exemplo, isso ficou ainda mais perceptível, uma vez que o cliente não precisa apresentar o cartão ou dinheiro. Além de não precisar digitar a senha na maquininha.
De quebra, por ser totalmente criptografado, o cliente não corre o risco de suas informações serem clonadas.
Carteira digital com cashback: como ganhar dinheiro de volta em suas compras
Porém, você sabia que é possível ter parte do dinheiro gasto de volta. Sim, várias carteiras digitais oferecem a possibilidade de cashback, que retorna diretamente em sua conta e você pode utilizar para pagar outras contas, pessoas ou até mesmo transferir para sua conta.
É exatamente o caso do PicPay, uma das carteiras digitais mais famosas.
O app é uma espécie de uma rede social de pagamentos, em que você vai até o perfil da pessoa ou do comércio desejado e faz o pagamento necessário. Outra bem conhecida é a Ame Digital, que você tem cashback ao comprar em lojas parceiras da carteira digital.
Quais são as principais carteiras digitais
Samsung Pay
Mesmo que os dispositivos Samsung sejam adeptos ao sistema operacional Android, a marca decidiu criar sua própria e-wallet. O Samsung Pay permite pagamentos por aproximação através das tecnologias NFC e MST. Para utilizá-la, é necessário cadastrar o seu cartão de débito ou crédito e realizar os pagamentos por aproximação.
- Participação no programa Samsung Rewards;
- Emissão de boletos;
- Transferências gratuitas;
- Saques em lotéricas para contas Zencard.
Picpay
Talvez a carteira digital mais popular do Brasil, o PicPay ficou conhecido como o “canivete suíço dos meios de pagamentos”. E não é à toa, já que você consegue fazer inúmeras operações com o app, tais como:
- Fazer pagamento de compras em lojas credenciadas com maquininhas de cartão Cielo e Rede;
- Pagar amigos;
- Transferir dinheiro para sua conta pessoal;
- Pagar boletos utilizando o cartão de crédito;
- Empréstimo;
- Ter o saldo da carteira digital rendendo 130% do CDI com liquidez diária.
Apple Pay
A carteira digital Apple Pay é destinada somente para dispositivos com o sistema operacional iOS. Ela permite que você:
- Compre e armazene tickets dentro da Wallet da Apple;
- Faça pagamentos sem precisar criar novas contas;
- Realize pagamentos com Touch ID no MacBook Pro e no MacBook Air.
PagSeguro
Carteira digital mais antiga do Brasil, com mais de 25 milhões de usuários cadastrados desde 2007, o PagSeguro estabeleceu-se como um grande intermediário entre clientes e sua loja preferida online. Veja suas vantagens:
- Substitui a maquininha de cartão;
- Pagamento instantâneo;
- Você pode cadastrar até 2 cartões.
Google Pay
A carteira digital Google Pay é destinada para aqueles que possuem smartphones com o sistema operacional Android. No aplicativo, é possível cadastrar cartões de crédito e débito de diferentes instituições financeiras, como: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa.
- Integração com o Paypal;
- Aceitação de programas de fidelidade, como MyPanera e Walgreens Balance Rewards.
Ame Digital
A Ame Digital foi desenvolvida para você realizar transações em lojas parceiras, que, por sua vez, realizam cashback. Porém, o serviço, tal qual seus concorrentes, permite que você envie e receba dinheiro entre contas Ame.
- Pague e parcele boletos pelo app;
- Recarga de celular;
- Empréstimo;
- Transferência;
- Cartão pré-pago.
Conheça mais sobre a Ame aqui.
Iti Itaú
O Iti Itaú se apresenta como um banco digital, mas possui características que a consideram uma carteira digital, visto que é possível adicionar cartões de diferentes instituições no aplicativo. Confira as principais vantagens de abrir uma carteira digital Iti Itaú:
- Transferências gratuitas via DOC ou TED para qualquer banco;
- Pagamento de boletos e contas de consumo pelo App;
- Divisão de pagamentos com os amigos pelo aplicativo;
- Programa Itimania, com missões que resultam em prêmios.
Bitz, a carteira digital do Bradesco
Tal qual as demais carteiras digitais, a Bitz, do Bradesco, não cobra mensalidade nem taxa para o uso dos serviços, como:
- Transferir dinheiro para usuários da mesma carteira;
- Pagamento de boletos;
- Recarga de celulares;
- Cartão de débito da bandeira Elo;
- Saque em terminais do Banco24Horas.
Mercado Pago
Uma das primeiras carteiras digitais a ser criada no Brasil foi a do Mercado Pago. Atualmente, ela oferece diversos serviços e permite que o pagamento de compras seja realizado por QR Code e nas máquinas Cielo em estabelecimentos credenciados. Além disso, outros serviços estão disponíveis na carteira digital Mercado Pago. Conheça:
- Pagamentos de contas;
- Transferência de dinheiro;
- Cupons promocionais e cashback.
As carteiras digitais valem a pena?
Sim, e muito! Afinal, elas resolvem todas as situações do seu cotidiano financeiro utilizando os dispositivos móveis, seja seu celular ou smartwatch, isso com isenção de taxas.
Além disso, a maioria oferece parte do dinheiro gasto de volta, ou serviços como empréstimo e cartão de crédito, o que te garante taxas mais atrativas, devido ao fato de ter relacionamento com a empresa.