Preciso fazer seguro do cartão de crédito?

O seguro do cartão não cobre apenas furto ou roubo, mas tem uma série de outras coberturas que podem ser muito vantajosas

Por: Ariane Terrinha em 24/08/2021
seguro do cartão de crédito

Em tempos onde os riscos de bater um carro, sofrer um assalto ou ser vítima de golpes vivem aumentando, os seguros se tornam uma alternativa preventiva para minimizar os problemas decorrentes de algo que, realmente, tem chances de acontecer. Nesse contexto, será que é preciso fazer um seguro do cartão de crédito? Vamos te explicar nesse texto!

Por que fazer um seguro do cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento já consolidada no nosso mercado.

No entanto, mais de 8,9 milhões de brasileiros também foram vítimas de fraudes nos últimos anos, sendo que 41% das ocorrências estavam ligadas à clonagem do cartão de crédito.

Diante desse panorama, um seguro do cartão de crédito é bem-vindo. Embora não seja um produto imprescindível, o seguro ajuda justamente em situações como roubo, sequestro-relâmpago, perda e extravios, dependendo da seguradora.

Entretanto, o seguro do cartão de crédito é muito mais que isso! Ele tem mais coberturas que compensam, levando em consideração o custo-benefício, já que o valor de um seguro é considerado um investimento baixo: em média, custa entre R$ 5 e R$ 10, por mês.

Quais são as coberturas do seguro de cartão de crédito?

Cada seguradora tem suas coberturas, por isso, antes de contratar um seguro para seu cartão de crédito leia atentamente a apólice e verifique se ela está de acordo com o que você quer, em termos de proteção.

Geralmente, os seguros cobrem situações de roubo e furto, mas nem sempre os casos de fraude. Portanto, um seguro mais completo, que indenize o consumidor nesses casos, é o ideal nesses tempos de aumento de fraudes online. Veja alguns exemplos de cobertura.

Mastercard

A Mastercard oferece o seguro de compra protegida. Nesse caso, se a compra foi feita com seu cartão de crédito segurado e o item comprado sofrer dano acidental ou for roubado no período de 30 dias (a contar da data da compra), o seguro ressarce até 200 dólares por ocorrência.

Zurich

Oferece seguro para perda, roubo ou furto do cartão, inclusive com compras ou saques feitos sob coação, aqueles no qual o cliente é ameaçado por bandidos. O seguro quitará os prejuízos com possíveis compras indevidas e fraudulentas também.

Itaú

Entre as coberturas do seguro cartão protegido Itaú, está a de Morte Acidental ou Invalidez Permanente e Total por Crime. O Itaú também tem a cobertura de Diária Única por Internação Hospitalar em Decorrência de Crime. Essa cobertura garante ao segurado o pagamento do valor indicado no certificado do seguro, caso ele permaneça hospitalizado por mais de 12 horas, em decorrência de crime coberto pelo seguro. 

Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece a cobertura para roubo em caixa eletrônico, que cobre o dinheiro roubado do cliente após saque em caixa eletrônico com o seu cartão, numa distância de até 10 km percorridos e em até uma hora, entre o local do saque e o local do roubo.

Como dissemos, preste atenção nas coberturas antes de contratar o seguro para seu cartão de crédito. Geralmente, os bancos e instituições financeiras oferecem esse serviço.

Dez dicas do SPC para se prevenir de fraudes

O SPC Brasil desenvolveu uma lista com dez dicas para você se prevenir de possíveis fraudes financeiras e deixar o seu cartão de crédito seguro. Veja abaixo as orientações para ter mais segurança no dia a dia em suas transações, seja via online ou de forma presencial:

1) Saiba de quem você está comprando um determinado produto ou serviço e certifique-se da idoneidade da empresa. Serviços do SPC Brasil como o Relatório Completo de Empresas e o Localiza Empresas disponíveis para compra na loja online (www.spcnet.com.br) ajudam o consumidor a conhecer a reputação da empresa, por meio de um amplo relatório de informações cadastrais e creditícias, dependendo da escolha do produto;

2) Desconfie de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado. Pesquise sobre a reputação da corretora de seguro e sempre exija nota fiscal. Essas atitudes resguardam o consumidor, caso ele tenha que fazer uma eventual troca do produto ou venha pedir algum ressarcimento;

3) Leia contratos e termos de garantia atentamente, antes de assiná-los. Em muitos casos, nem tudo o que está escrito em um contrato é legal, fazendo com que algumas cláusulas, na prática, sejam nulas. Em caso de dúvida, consulte alguém que possa te auxiliar;

4) Procure abastecer sempre no mesmo posto e que tenha uma bandeira confiável. Assim, você sempre poderá acompanhar o rendimento e o desempenho do veículo. Isso também facilita na hora de cobrar uma possível indenização, caso o posto tenha vendido gasolina adulterada;

5) De modo geral, bancos não se comunicam com os clientes por e-mail. Desconfie ao receber extratos ou faturas do seu banco por e-mail;

6) Jamais confirme dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha que atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a empresa ou ligue diretamente no serviço de atendimento ao consumidor;

7) Evite acessar seu e-mail ou o site do seu banco em computadores públicos e instale um antivírus em seu celular e computador pessoal. Atualize-os e faça a varredura com frequência;

8) Utilize o botão “sair” ou equivalente ao sair de sites com senhas, inclusive de bancos, programas e redes sociais. Isso evita que seus dados pessoais fiquem armazenados no computador;

9) Prefira os cartões de crédito com chip. Além de dificultarem a clonagem, eles exigem a senha do correntista;

10) Desconfie de resgates de prêmios oferecidos presencialmente, por email ou SMS em que você precise depositar algum valor para recebimento de tal quantia. De maneira geral, tenha muito cuidado com oportunidades de ganho fácil. Pode se tratar de um golpe.