Você tentou fazer uma transferência e apareceu a mensagem “Pix em análise“? Calma, isso é mais comum do que parece – e geralmente tem a ver com segurança.
Neste artigo do Plusdin, explicamos de forma simples o que isso significa, quanto tempo pode durar, o que fazer e como evitar esse tipo de situação.
O que é o Pix?
O Pix é uma ferramenta criada pelo Banco Central em 2020 e que revolucionou a maneira como fazemos pagamentos e transferências.
A sua principal característica é permitir que os valores sejam enviados e recebidos de forma instantânea e de graça, sem aquelas famosas taxas cobradas pelos bancos.
Entretanto, existem algumas situações em que o Pix pode não ser feito imediatamente, permanecendo com o status “em análise” ou “em processamento”.
Quando isso acontece, significa que existe algum problema técnico ou alguma suspeita por parte da instituição bancária que impede a realização da transação.
O que é o Pix em análise?
O status Pix em análise aparece quando o banco ou instituição financeira precisa verificar mais a fundo uma transação antes de aprová-la.
Esse processo acontece como uma medida de segurança, principalmente quando o sistema identifica algo fora do padrão, como:
- Valor muito alto ou fora do comum para seu perfil
- Horário atípico (madrugada, por exemplo)
- Conta de destino nova ou considerada suspeita
- Possível indício de golpe
Ou seja: o Pix ainda não foi processado e está passando por uma análise interna para garantir que não haja riscos para o usuário.
Por que meu Pix ficou em análise?
As principais causas para esse tipo de análise são:
1. Suspeita de fraude ou golpe
O sistema antifraude do banco pode suspeitar que a transação foi feita sob coação ou por alguém que invadiu sua conta.
2. Valor elevado ou comportamento fora do padrão
Se você costuma fazer Pix de R$ 50 e de repente envia R$ 5 mil, o sistema pode segurar a transação para verificar.
3. Erros técnicos ou lentidão nos servidores
Às vezes, a mensagem “em análise” pode aparecer por um erro momentâneo na conexão com o sistema de pagamentos.
4. Regras internas do banco
Alguns bancos adotam políticas mais rigorosas de segurança, principalmente durante a madrugada ou para novos clientes.
Quanto tempo um Pix pode ficar em análise?
Apesar de não ser nada agradável ter que esperar para que um Pix seja realizado, essa é uma medida de segurança adotada pelos bancos e que pode evitar diversos transtornos.
Como regra, um Pix em análise pode permanecer com esse status por até 72 horas, mas a maioria dos casos se resolve em até 30 minutos.
Durante esse tempo, o banco pode entrar em contato com o cliente por telefone para confirmar se realmente fez essa transação.
Caso não consiga falar com o cliente, o banco pode usar dos seus sistemas de segurança para decidir se aprova ou não o Pix.
Se a transação não for autorizada, o cliente geralmente recebe uma mensagem SMS ou e-mail do banco com a justificativa.
Como resolver o Pix em análise
Resolver um Pix em análise geralmente não exige nenhuma atitude por parte de quem realizou a transação.
Basta aguardar o prazo determinado pela instituição financeira para que o Pix seja aprovado ou rejeitado.
Contudo, se a transação for urgente e você precisa que ela seja liberada com mais agilidade, pode tentar um contato com o banco por meio do telefone ou do chat no aplicativo.
Por conta da possibilidade de enfrentar esse problema, é sempre recomendado ter mais de uma opção de pagamento em suas mãos.
Tente, na medida do possível, não contar apenas com o Pix, principalmente para fazer pagamentos.
Leve consigo um cartão de crédito ou de débito, pois, caso você tenha algum problema com o Pix, poderá efetuar o pagamento de outra forma e evitar transtornos.
Dicas para fazer Pix com segurança
Agora que você já sabe o que fazer quando um Pix entra em análise, confira algumas dicas de segurança para você usar o Pix com mais tranquilidade.
1. Sempre confira o destinatário
Antes de concluir qualquer transferência ou pagamento via Pix, sempre confira se o nome e o banco do destinatário estão corretos. Fazer um Pix errado pode ser uma grande dor de cabeça, mas nós já te ensinamos como resolver.
2. Use a verificação em duas etapas
Os aplicativos de banco contam com a opção de verificação em duas etapas, que acrescenta uma camada extra de segurança ao app. Isso também pode evitar que seus Pix fiquem em análise com frequência.
3. Atualize o aplicativo do banco
Usar uma versão desatualizada do app bancário, além de ser perigoso, pode fazer com que suas transações Pix não sejam realizadas. Entre na loja de aplicativos do seu smartphone e baixe a versão mais recente.
4. Nunca clique em links duvidosos
Se alguém te enviou um link duvidoso para fazer um pagamento via Pix, não clique. Links podem esconder golpes, como o famoso phishing, que rouba dados bancários e informações pessoais. Sempre peça a chave Pix da pessoa e a use para fazer a transação.
5. Mantenha o sistema operacional do smartphone atualizado
Assim como o aplicativo bancário deve estar atualizado, é fundamental que o sistema operacional do seu dispositivo também seja o mais atual. Isso garante que eventuais falhas de segurança encontradas nas versões anteriores já estejam resolvidas.
Pix em análise não é o fim do mundo
Receber a mensagem de Pix em análise pode causar preocupação, mas na maioria dos casos é apenas uma medida preventiva.
Entender o motivo, saber quanto tempo esperar e adotar boas práticas de segurança são os melhores caminhos para evitar dores de cabeça com o Pix.
Se este conteúdo te ajudou, compartilhe com seus amigos e familiares. Informação de qualidade evita golpes e garante mais tranquilidade nas transações financeiras!