IPTU, IPVA, Escola, Licenciamento do Veículo: Como Já se Preparar Para as Despesas do Início do Ano?

Gastos com impostos anuais, como IPVA e IPTU, matrícula e material escolar e despesas de férias chegam logo após o fim das festas. Especialistas recomendam planejamento para aproveitar os descontos e não se endividar

Por: Alison Pitangueira em 04/12/2020
IPTU, IPVA, Escola, Licenciamento do Veículo: Como Já se Preparar Para as Despesas do Início do Ano?

Você já parou para pensar nas diversas contas que sempre temos que pagar no início do novo ano, que já bate à porta?

Cada renovar de ciclo chega com a cobrança de várias contas, muitas inadiáveis. Gastos periódicos, como impostos anuais, matrícula e material escolar, despesas de férias, além de renovações de seguros e custos profissionais dos conselhos de entidades que emitem registro, não dão folga e “cobram a fatura” já nos primeiros meses de 2021.

Analistas ressaltam a importância de um bom planejamento financeiro, a fim de evitar empréstimos ou parcelamentos, que vão encolher o rendimento mensal, durante todo o ano.

Então, você sabe como se organizar para pagar todas estas despesas, se possível à vista, e evitar atrasos? Ainda não havia pensado nisso? Não se preocupe! A seguir, vamos te dar dicas bem bacanas para que você se organize, já agora, para não passar sufoco no início de 2021! Acompanhe com a gente!

Pague os Impostos em Dia

O pagamento em dia dos impostos recorrentes faz com que você, o cidadão, evite diversos problemas. Vale lembrar que o não pagamento dessas cobranças no prazo pode gerar juros cada vez maiores, além dos impedimentos legais para cada caso.

Veja alguns pontos importantes para seguir e, dessa maneira, não se enrolar com as contas nossas de cada dia!

Procure Pagar de Maneira Antecipada

Caso seja possível, busque sempre pagar os impostos à vista. Dessa forma, será mais fácil de você se organizar para outros gastos existentes.

Além disso, os governos podem oferecer descontos para as cobranças, caso haja o pagamento antecipado. Dessa forma, pesquise sobre as possibilidades para aliviar em seu bolso. Desconto é sempre bem vindo, não é mesmo?

Essas vantagens variam de acordo com as regras vigentes em cada estado brasileiro. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os motoristas inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha conseguem solicitar o benefício para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021.

Neste caso, a pessoa tem um prazo para garantir o desconto de Bom Cidadão. Se a pessoa cumprir os requisitos, poderá ter uma redução de até 5% no valor total do imposto cobrado. A oferta vale para quem realiza o pagamento antecipado ou parcelado em até três vezes.

Anote Todos os Seus Gastos

O controle do fluxo de dinheiro recebido, bem como aquele que é gasto, é fundamental para que você não se perca em meio a tantas cobranças.

Já se pode ter uma ideia da média de cobrança dos diversos impostos que temos que “encarar”, sem contar outros que já foram divulgados, bem como as condições para quem pagar de forma antecipada.

Sendo assim, realize anotações para poder ter o dinheiro no momento em que chegar o prazo de pagamento de cada tributo.

Defina Suas Prioridades

Em momentos de maior dificuldade financeira, a definição de gastos essenciais para os opcionais precisa ser feita por você contribuinte.

Com a chegada do décimo terceiro salário, muitos pensam em realizar compras acima do necessário nas celebrações de fim de ano.

No entanto, é preciso que você se antecipe e garanta que os impostos sejam pagos em dia.

Já pensou em separar parte de seu décimo terceiro para pagar, sem dores de cabeça, os tributos, sem ter que ficar pensando de onde vai tirar o dinheiro?

Especialistas apontam que o ideal é separar 10% do seu 13º para “ser feliz”, ou seja, comprar o que deseja, e o restante deve ser investido ou direcionado para alguma necessidade, como impostos do início de ano, matrícula e material escolar e reserva de emergência.

Vale lembrar que, por conta da instabilidade atual, imprevistos como o desemprego podem surgir. Sendo assim será necessário que você tenha esse controle, é claro, na medida do possível.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*