Cartão de Crédito: tudo que você precisa saber sobre

Tire todas as suas dúvidas sobre esse que pode ser um dos principais aliados da sua vida financeira

Por: Wallace Graciano em 13/03/2021
Uma mão segurando um modelo genérico de cartão de crédito

Quem tem um cartão de crédito sabe que poucos são os mecanismos tão eficientes para manejar e flexibilizar sua vida financeira quanto ele. Isso porque com essa modalidade de crédito você pode postergar ou até mesmo dividir suas compras.

Entretanto, é preciso deixar bem claro que esse auxílio pode se tornar um problema. Se você não tiver controle, pode fazer com que o cartão de crédito, que era um grande aliado para equilibrar sua vida financeira, vire um vilão.

Pensando nisso, elaboramos este guia completo que irá mostrar todos os benefícios de um cartão de crédito e sanar suas principais dúvidas para que o grande trunfo não se transforme em uma dor de cabeça gigantesca.

O que é cartão de crédito?

Cartão de crédito é um meio de pagamento com um limite de crédito preestabelecido junto a um banco ou instituição financeira, que permite ao consumidor comprar produtos, serviços e bens nos estabelecimentos que aceitam essa modalidade de compra através de uma maquininha de cartão de crédito.

O valor dessa transação só será cobrado posteriormente, no dia do vencimento da fatura do seu cartão de crédito, que somará todas as aquisições feitas durante um período de tempo, que normalmente é de um mês. Ela pode, inclusive, ser dividida durante certo período de tempo.

O cartão de crédito costuma ter as seguintes características:

  • Número do cartão;
  • Nome do dono do cartão;
  • Data de validade do cartão;
  • Bandeira do cartão (Mastercard, Visa, Elo, American Express, Hipercard, entre outras);
  • Logo do emissor do cartão (se aplicável);
  • Itens de segurança (hologramas e outros sinais específicos);
  • Tarja magnética e/ou chip;
  • Código de segurança.

Como funciona o cartão de crédito?

Agora que você já sabe o que é um cartão de crédito, chegou o momento de explicar como ele funciona. Basicamente, o cartão é um mecanismo em que você se associa a uma instituição financeira que irá substituir seu dinheiro junto a um estabelecimento no ato da compra ou pessoa.

Ao adquirir um bem, produto ou serviço, o recebedor, através de um maquinário específico, comunica diretamente a compra à instituição financeira (bandeira), que irá colocar o valor na sua fatura, desde que esteja de acordo com seu limite.

O cartão de crédito já chega para você com taxa de juros e limite preestabelecidos pelo banco ou instituição financeira que você se associou. Porém, o limite (valor máximo que você pode gastar) é definido com base na sua renda e histórico de compras.

Como funciona o limite do cartão?

O limite do cartão de crédito é, em geral, um valor preestabelecido pela administradora após um minucioso estudo sobre o perfil do cliente. Para chegar a esse valor, a empresa em questão considera, normalmente, os seguintes requisitos:

  • Renda pessoal
  • Capacidade de pagamento
  • Documentação pessoal
  • Histórico de relacionamento com o banco
  • Análise nos órgãos de Proteção ao crédito
  • Score de crédito
  • Dívidas
  • Comprometimento de renda

Uma vez estabelecido, você deverá usá-lo em suas compras, comprometendo, inclusive, faturas posteriores em caso de parcelamento. Ou seja, se, por exemplo, você tem limite de R$ 1.000 e faz uma compra de R$ 500 parcelada em cinco vezes, terá seu limite comprometido até quitar tudo.

Como saber o limite inicial do cartão?

Normalmente, o limite inicial do seu cartão é informado quando a emissora lhe entrega o plástico. Porém, caso você não tenha recebido a carta com essa informação, você pode encontrá-lo no app do banco, no caixa eletrônico ou na central de atendimento.

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

A principal forma de conseguir aumentar seu limite é pagando as faturas em dia. Fazendo isso, você estará provando ao banco que é um bom cliente. Outras dicas que podem ajudar a aumentar seu limite são:

  • usar mais o cartão de crédito;
  • manter sua renda e seu cadastro atualizados.

Anuidade

A anuidade é uma taxa anual cobrada pelos bancos para o uso do cartão de crédito. Normalmente ela é cobrada como uma tarifa mensal e cada instituição possui suas regras e valores. Porém, de alguns anos pra cá, surgiu no mercado a opção de contratar o serviço de cartão de crédito sem a cobrança de anuidade

Parcelamento da fatura do cartão

Você sabia que também pode parcelar a fatura do seu cartão de crédito? Isso mesmo! Se o dinheiro apertar ao fim do mês, você pode usar esse trunfo. Porém, não aconselhamos esse artifício, uma vez que cairá no crédito rotativo, que tem os juros mais caros do mercado brasileiro, que chegam, em média, a 300% a.a., com 2% de multa, além dos juros de mora, que podem chegar a 1%.

O que é CVV?

O CVV é uma sigla inglesa para Card Verification Value. Em português, ela seria traduzida como “Valor de Verificação do Cartão” na tradução mais apropriada. Porém, ficou popularmente conhecido em terras tupiniquins como “Código de Verificação do Cartão”.

Frente e verso de um cartão de crédito, com uma seta apontando para os três números na parte de trás, que é o CVV

As bandeiras disponibilizam o código de segurança em três dígitos. Ele normalmente é localizado no verso do cartão de crédito. Ele é um dos mais importantes itens de segurança, que atestam que o cartão está em sua propriedade.

Onde fica o número do cartão de crédito?

Frente e verso de um cartão de crédito, com uma seta apontando para o número do cartão que fica localizado na parte da frente

Os 16 números do seu cartão de crédito normalmente ficam na face da frente do mesmo. Porém, isso não é regra, já que alguns bancos ultimamente o colocam na parte traseira, como forma de deixar a estampa frontal mais “clean” e com um design mais atrativo.

Via de regra, os seis (em alguns casos quatro, mas sempre informando o mês e ano) números da validade do cartão também ficam próximos a ele. Já o CVV fica na parte traseira, sempre!

Como fazer um cartão de crédito

Fazer um cartão de crédito não é um bicho de sete cabeças. Bancos e instituições financeiras costumam disponibilizar vários canais para agilizar o processo. É possível fazer, além de presencialmente ou com um promotor da instituição, solicitar seu cartão por telefone, app ou site da instituição financeira.

Porém, apesar de ser muito fácil fazer um cartão de crédito, é preciso estar atento a alguns critérios mínimos para ter acesso a esse benefício. Por lei, é preciso ter mais de 18 anos (ou 16 anos, se for menor emancipado). Algumas instituições também pedem renda mínima, porém isso não é regra.

Além disso, é necessário ter em mãos alguns documentos que comprovem sua identidade e renda. Algumas entidades emissoras também têm requisitos adicionais relativamente aos quais você será informado quando solicitar o cartão. Porém, normalmente eles são:

  • Documento oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado nos últimos três meses;
  • Três últimos comprovantes de renda.

Como cancelar um cartão de crédito

Por mais que pareça simples, para cancelar um cartão de crédito é preciso ter paciência. Porém, é importante que você saiba que trata-se de algo importante de ser feito. Afinal, são vários os motivos que podem levar uma pessoa a querer, ou até mesmo precisar de cancelar um cartão.

Recebeu um cartão que não foi solicitado? Cansou de estourar o orçamento com as compras por impulso feitas no crédito? Percebeu que tem mais de dez opções de cartão na carteira? É hora de dar um basta nesta situação. Para não ser pego de surpresa por dívidas e taxas remanescentes, é preciso cancelar o cartão de crédito.

Quais tipos de cartão de crédito existem?

São vários os tipos de cartão de crédito que existem, como você deve imaginar. Abaixo, vamos mostrar todos a você, explicando as diferenças de cada um e seus benefícios.

Vale lembrar que temos conteúdos específicos para você entender ainda mais o que cada um deles pode facilitar sua vida e como poderá usufruí-los melhor.

Cartão Pré-Pago

O funcionamento de um cartão de crédito pré-pago é bastante similar ao de um cartão tradicional que normalmente é disponibilizado no mercado. Você consegue fazer compras online, em lojas físicas, em supermercados e até no exterior (em alguns casos), além de benefícios oferecidos pelas bandeiras. Porém, sua diferença está em ele oferecer um limite de crédito predeterminado.

Cartão Nacional

O cartão de crédito nacional é uma modalidade que permite que você faça compras em qualquer lugar do território brasileiro, exclusivamente. Com ele, você pode comprar de forma escalonada e postergar suas compras, além de acumular milhas e pontos.

Cartão Internacional

O cartão de crédito internacional funciona como um cartão nacional comum, com a vantagem de poder ser utilizado em estabelecimentos de todo o planeta, além de realizar compras online em sites internacionais, o que o nacional não permite.

Cartão Virtual

O cartão virtual é uma modalidade em que você pode fazer compras online ou em aplicativos como Uber, 99, Spotify, Netflix, entre outros, sem precisar ter em mãos o cartão físico. Ele também possui um número distinto do cartão físico, o que aumenta sua segurança.

Cartão Consignado

O cartão consignado é direcionado para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Essa variante tem como vantagem o benefício de descontar a fatura direto na folha de pagamento, o que faz com que a taxa de inadimplência seja mínima.

Cartão de crédito para negativado

Como alternativa para quem está com o nome sujo, algumas instituições oferecem um cartão pré-pago ou consignado, mas com limite baixo, para os clientes que têm score baixo ou estão negativados. Ele serve como trunfo para ajudar a sair do vermelho.

Cartão de crédito alta renda

Há também uma modalidade voltada para o público de alta renda. São aqueles cartões que possuem praticamente todas as vantagens e benefícios disponíveis no mercado de cartões de crédito. Porém, para conseguir esta opção é preciso preencher diversos requisitos básico, que começa com uma renda superior a R$ 5 mil.

O que posso fazer com meu cartão?

Bom, agora que você sabe todos os benefícios de um cartão de crédito, vamos lhe mostrar tudo o que você pode fazer com ele, para além de fazer compras de forma parcelada e pagar só no outro mês.

Sim, isso mesmo, algumas utilidades como pagar boletos, sacar dinheiro, acumular milhas para viajar e comprar em outros países são um dos principais benefícios do seu cartão.

Pagar boleto e contas com cartão

Sim, você não leu errado, é possível pagar boletos e/ou compras com seu cartão de crédito, caso o dinheiro aperte no final de mês. Com isso, você irá postergar a quitação dos débitos em até 40 dias.

Porém, é preciso ficar atento a essa situação, pois, além do valor do título de cobrança que você está quitando, estarão inclusas taxas estabelecidas pelos bancos, que, além dos impostos, como o IOF (Imposto para Operações Financeiras), cobram valores fixos pelo benefício.

Sacar dinheiro

Além de pagar boletos, você também pode sacar dinheiro com seu cartão de crédito. Basta ter limite de crédito, ir a um caixa eletrônico e selecionar a opção de saque por cartão de crédito que o dinheiro já é disponibilizado. Após a operação, o valor pedido entrará na sua fatura somado a taxas.

Porém, tome cuidado! Além do valor pedido, serão acrescidos uma taxa fixa e, às vezes, juros sobre a operação. A taxa por saque, normalmente, varia de R$5 a R$24. Já os juros giram em torno de 16% ao mês.

Parcelar compras

Parcelar compras é, talvez, o principal benefício do cartão de crédito. Com ele, você irá dividir o valor da sua compra e diminuir o impacto do produto, bem ou serviço em seu orçamento financeiro.

Após a operação, seu valor irá entrar em suas próximas faturas de forma escalonada. Por exemplo: se você comprar um celular de R$ 1.000 em 10x em janeiro, você pagará R$ 100 por mês até novembro.

Vale lembrar que, em algumas situações, são acrescidos juros às parcelas da compra. Porém, muitas delas são feitas sem juros.

Realizar compras em outros países

Se você tiver em mãos um cartão de crédito internacional, poderá fazer uma compra em outros países. Para isso, basta habilitar a função viagem em seu app ou na central telefônica de seu banco emissor.

Ao fazer a compra, o valor virá na próxima fatura, normalmente convertido com o valor do câmbio do dia, mais IOF, mais taxa preestabelecida pelo banco (PTAX).

Economia

Apesar de normalmente ser visto como um vilão, quando bem utilizado, o cartão de crédito pode se tornar um verdadeiro aliado em sua vida financeira. E uma das modalidades que melhor exemplifica como isso pode acontecer, é o cashback do cartão de crédito.

Com ele, você pode economizar uma boa quantia de dinheiro, já que essa funcionalidade devolve parte dos seus gastos feitos com ele, de volta.

Como cancelar uma compra no cartão de crédito?

Para cancelar sua compra no cartão de crédito, de modo geral, só é preciso entrar em contato com a administradora do cartão, que tem um telefone específico, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Ao entrar em contato, basta explicar o motivo do cancelamento e aguardar o estorno do dinheiro, que, normalmente, virá nas duas próximas faturas do cartão de crédito.

Como personalizar seu cartão

Muitas pessoas vêm colocando adesivos em seu cartão de crédito. Porém, não faça isso! Se mal colocada, seu cartão poderá ficar preso à maquininha. Para personalizar seu cartão de crédito, entre em contato com o banco emissor. Alguns deles, como o Banco do Brasil, oferecem essa função de forma segura.

Qual é o melhor cartão de crédito para você?

Agora que você já sabe tudo sobre o cartão de crédito, chegou o momento da pergunta de ouro: qual o melhor cartão de crédito? Pois bem, varia de acordo com seu perfil, porém nós do Plusdin temos uma ferramenta que irá te auxiliar neste momento tão importante.

Trata-se do nosso recomendador de cartões, que utiliza uma inteligência artificial de ponta para cruzar seus dados com todas as opções disponíveis no mercado e fornecer o que melhor combina com você.

Clique no botão abaixo para descobrir qual é o cartão que encaixa perfeitamente no seu orçamento!

19 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*